Em 1986, Stephen King criou Pennywise, o palhaço que aterroriza as crianças em It e que segue assustando leitores até hoje. Mas, com a febre dos palhaços que começaram a aparecer nos Estados Unidos e já foram vistos no Reino Unido, na Austrália e no Brasil, o escritor se manifestou mais uma vez e publicou um comentário em seu Twitter pedindo às pessoas que se acalmem.
Hey, guys, time to cool the clown hysteria–most of em are good, cheer up the kiddies, make people laugh.
— Stephen King (@StephenKing) 3 de outubro de 2016
“Ei, pessoal, é hora de parar com a histeria com palhaços – a maior parte deles é legal, anima as crianças, faz as pessoas rirem”, escreveu King. Uma das respostas, porém, reflete o que muitos de vocês devem estar pensando: “Isso é exatamente o que Pennywise diria se ele tivesse sequestrado sua conta, ‘Stephen’”.
Pennywise foi interpretado por Tim Curry na minissérie baseada no livro de King, em 1990. O remake para os cinemas será lançado em setembro do ano que vem, com Bill Skarsgård no papel do palhaço. Cogitou-se que as aparições de palhaços pudesse ser uma jogada de marketing para o filme, mas esta hipótese parece ter sido descartada.
Fico ligeiramente aflito (ou: com cagaço) com essa história dos palhaços.
Sei lá… A humanidade já anda tão maníaca/frenética que as vezes me parece que falta apenas um gatilho de algo pior.
Espero que esses palhaços não sejam o gatilho.
Obs.: A menos que, de fato, isso tudo não seja uma jogada de marketing (de mal gosto? Talvez), o Stephen está assumindo uma responsabilidade grande demais ao pedir a calma das pessoas dessa maneira.