Muitos gêneros de filmes são culpados de ter estereótipos e clichês proeminentes na maior parte de seus títulos, mas o cinema de terror frequentemente recebe as piores críticas por cair no poço das fórmulas e dos roteiros “requentados”.
As pessoas podem não sentir medo tão facilmente quanto antes, ou pode ser que o terror, embora seja um gênero de filme popular, seja um pouco mais de nicho do que seus contemporâneos no mundo do cinema.
No entanto, embora ser convencional e clichê possa ser divertido às vezes, há momentos em que algo novo e original é realmente necessário. A seguir, apresentamos alguns filmes de terror que oferecem novas abordagens ao gênero para aqueles que procuram um susto que foge do padrão.
Midsommar: O Mal Não Espera a Noite
Embora os filmes de terror ambientados no verão não sejam novidade para o gênero, Midsommar se adorna completamente com a estética exuberante pela qual a estação ensolarada é conhecida. Embelezado com uma abundância de flores coloridas, uma pitoresca vila sueca e rostos alegres, o charmoso exterior do filme de terror popular encobre a realidade perturbadora que espreita por baixo.
Essa ilusão existe não apenas para o público, mas também para os personagens, que rapidamente percebem que um festival pagão de verão pode não oferecer a experiência de verão que eles esperavam.
The Haunted Casino
Este filme de terror bastante esquecível foi originalmente intitulado Dead Man’s Hand (Mão do Homem Morto, em inglês), que é uma gíria para uma mão de poker considerada muito azarada e é usada até mesmo no poker online, em plataformas como o PartyPoker, para descrever uma mão contendo ases e oitos pretos. Mas, como o nome final sugere (O Casino Assombrado, em inglês), o filme gira em torno de um cassino mal-assombrado herdado por alguns indivíduos bastante azarados.
Localizado nos arredores de Las Vegas, o cassino em ruínas é visitado por um grupo de amigos, um dos quais o herdou de um tio. Acontece que o lugar é assombrado por mafiosos de Las Vegas da década de 1940 que querem acertar as contas com os descendentes dos antigos proprietários.
A Enviada do Mal
Desde o início, este thriller assombrado não é convencional. A Enviada do Mal abandona a forma narrativa cronológica típica em favor de entrelaçar três pontos de vista diferentes ao longo do tempo, permitindo apenas que o público tenha uma visão completa do passado quando o futuro se desenrolar.
Deixando de lado a estrutura única da trama, é o vínculo pouco ortodoxo, mas sincero, entre o demônio e sua vítima que, em vez de temer seu possuidor, se apega ao espírito sombrio após a perda e a solidão, que faz com que o filme tenha uma trama inusitada. O título do filme em inglês (The Blackcoat’s Daughter) faz referência a um termo para um clérigo, frequentemente usado como um insulto.
Lunático
Este filme estressante mas cômico, de “filmagem encontrada” nos moldes de Bruxas de Blair e Cloverfield, consegue dar vida a um subgênero de terror que muitos espectadores pensavam já ter se esgotado. Lunático segue um cinegrafista que responde a um anúncio para gravar um diário em vídeo para um homem moribundo cuja natureza excêntrica se torna cada vez mais preocupante com o passar dos dias.
O formato de “filmagem encontrada” se presta adequadamente ao tom do filme, enfatizando seu estilo realista e a atmosfera intencionalmente estranha que aumenta constantemente com a tensão, à medida que o espectador e o protagonista debatem a linha entre ser um estranho e ser perigoso.
Garota Sombria Caminha Pela Noite
Até o nome desse filme iraniano em preto e branco é uma subversão dos clichês do terror. Quando alguém ouve as palavras “uma garota volta para casa sozinha à noite”, teme-se pela garota e espera-se que ela evite as coisas que podem estar esperando no escuro. Mas essa garota, a protagonista sem nome do filme, é a coisa com dentes afiados esperando para atacar suas vítimas.
Os temas feministas de Garota Sombria Caminha Pela Noite são especialmente pungentes agora, em um momento em que as mulheres iranianas lutam mais ferozmente do que nunca por sua segurança. Promovido como o primeiro “Western iraniano de vampiros”, o filme foi financiado em parte por uma campanha bem-sucedida na plataforma de crowdfunding Indiegogo.