Sabe aquela velha história de filmes que parecem frutos de um delírio coletivo, que existem sem existir? All American Massacre é um destes.
Concluído, mas nunca lançado, o filme seria um spin-off de O Massacre da Serra Elétrica 2 e foi dirigido por William Hooper (também conhecido como William ‘Tony’ Hooper), filho de Tobe Hooper, diretor do Massacre original. O projeto começou como um curta de 15 minutos, filmado em alta resolução, mas acabou se transformando em um featurette de 60 minutos. Começou sua produção em 1998 e foi finalizado no ano de 2000. A trilha sonora do filme foi composta pelo estranho (e talentoso!) guitarrista Brian Patrick Carroll, mais conhecido por Buckethead. Apesar de ter sido completamente filmado, All American Massacre nunca foi lançado por razões desconhecidas.
Destinado a ser um tributo de 25º aniversário de O Massacre da Serra Elétrica, o filme atuaria tanto como uma prequel quanto como uma sequência dos dois primeiros filmes, com seções de flashback unindo a trama. Situado 12 anos após os eventos do Massacre da Serra Elétrica 2, Chop Top (Bill Moseley) finalmente foi capturado e colocado em uma prisão psiquiátrica. Quando entrevistado por um tabloide, somos apresentados a flashbacks de sua vida. Nestas memórias um Chop Top muito mais jovem (Todd Bates), agora conhecido como “Bloody Bobby” (por motivos de direitos autorais), revive seus assassinatos e toda uma gama de atos cruéis, que serviriam como conexão para o primeiro filme da franquia, com a aparição de personagens como o Caroneiro e Leatherface. Após essas sequências de flashbacks, Bloody Bobby escaparia e iniciaria um novo rastro de destruição, o “massacre de todos os americanos”.
Me diz se não é um filme que todos gostaríamos de ver? Infelizmente All American Massacre entrou numa espécie de limbo desconhecido e até hoje ninguém nunca viu nada que não fosse o trailer da produção (disponível no Youtube) e algumas fotos e relatos dos membros da produção.
Embora o motivo de não ter sido lançado seja desconhecido até hoje, especula-se que as questões de direitos autorais sejam o caso. O filme usa personagens do Massacre da Serra Elétrica, incluindo Leatherface, e os direitos da série estão mudando de mãos constantemente. Toda a produção também parecia não autorizada. Há rumores de que estavam com medo de lançá-lo, pois sentiram que isso prejudicaria ainda mais a franquia depois que Massacre da Serra Elétrica: A Nova Geração foi lançado. No entanto, Tony Hooper disse que não era esse o caso e que era apenas devido a problemas de dinheiro durante a pós-produção. Houve uma conta no Facebook e um site provocando seu lançamento. Houve até um Kickstarter que falhou em atingir seu objetivo.
Em junho e julho de 2013, um leilão no eBay com negativos de filmes originais e filmes de 35 mm pertencentes ao produtor executivo do filme, Eric H. Lasher, apareceu online. Não se sabe quem comprou esses itens e se essas listagens continham ou não uma cópia do filme, mas em 8 de março de 2020, um pequeno clipe do filme apareceu no YouTube, apresentando Buckethead interpretando o personagem Leatherface.
Ficou curioso, né? E se eu te falar que no final de novembro de 2022 um grupo de fãs do Massacre da Serra Elétrica e documentaristas do meio underground produziram um documentário que conta em detalhes todo o processo de criação de All American Massacre?
Edward Payson (The Cohasset Snuff Film, Rarity) e a Anti-Hero Productions são os responsáveis por In Search of All American Massacre, um documentário sobre esta sangrenta pérola perdida. Inédito por mais de 20 anos, agora finalmente os fãs dos canibais mais amados do mundo terão uma luz sobre esta “amalucada” produção. O documentário inclui uma análise detalhada de toda a produção de All American Massacre, uma entrevista com Greg Herger, que interpretou o vovô Sawyer no filme, cenas e fotos nunca antes vistas, bem como uma equipe de desbravadores que partem em busca de pistas sobre o paradeiro deste fantasmagórico filme.
O documentário foi exibido na 9° edição do Festival Boca do Inferno, legendado e de graça, no Cine Satyros Bijou, tendo ainda O Massacre da Serra Elétrica original logo em seguida em versão restaurada!
Conseguiu ver ou vai esperar mais 20 anos pelo zumbido desta motosserra invisível?
Trechos traduzidos do site Lost Media Wiki. Acesso: aqui.
Sempre quis que lançassem esse filme, custa disponibilizar ele no YouTube?
Oi, João! Tudo bem?
Não temos autorização para isso. O filme está rodando festivais ainda.
Abs
Não, me expressei mal, eu estava me referindo ao próprio filme (All American Massacre). Estava me perguntando porque o filho do Tobe Hooper não lança o filme no YouTube sendo que tem vários filmes fan made de O Massacre da Serra elétrica por aí.