Jason Voorhees, um dos ícones dos slashers oitentistas, tem como principal característica a máscara de hóquei. Ainda que só tenha aparecido no terceiro filme, qualquer associação com o vilão, além de Crystal Lake, pede no imaginário dos fãs de horror a vestimenta comum nos goleiros de hóquei do Canadá.
No entanto, existe uma briga nos bastidores entre os direitos do personagem e a máscara. Os criadores de Sexta-Feira 13 (1980), Victor Miller e Sean S. Cunningham, iniciaram uma briga judicial por direitos. Miller ficou sem Jason de máscara, e Cunningham ficou com o visual clássico de máscara de hóquei.
Recentemente, na Comic-Con 2025, foi anunciado a realização de um novo filme e um videogame ambientado no chamado Jason Universe. E a principal dúvida é: como o assassino de Crystal Lake será mostrado? O envolvimento de Cunningham exige uma autorização de Miller para usar a máscara. Você aceitaria um Jason com máscara alternativa?
Miller tem intenção de voltar ao universo na realização de um curta-metragem. Na mesma época em que pipocam nas redes sociais o trailer do curta Sweet Revenge, com apenas 13 minutos e centrado no mesmo universo – com direção e roteiro de Mike P. Nelson (Pânico na Floresta: A Fundação) -, há a já aguardada série da Peacock intitulada Crystal Lake, com envolvimento de Miller, e os anúncios de mais um filme e um game.
Realmente, em um mundo de reboots e remakes, Jason Voorhees tem sido bastante maltratado. Teve apenas a refilmagem, de 2009, e alguns produtos alternativos, algo que incomoda bastante os fãs do personagem. Mas essa batalha nos bastidores é o que está pesando mais: Miller tem direito sobre o personagem, Cunningham sobre a máscara, a Warner Bros. detém o logotipo.
Apesar do anúncio na Comic Con mostrar Jason com a máscara, há informes por aí que dizem que o assassino de Sexta-feira 13 terá um novo visual e que o artista Greg Nicotero estaria por trás disso. Tentaram mudar a máscara de Ghostface na série Scream e não deu muito certo.
Quando eles irão finalmente se unir para trazer de volta do lago Jason como ele se apresentou na franquia original? E se não trouxerem, retornar a Crystal Lake irá valer a pena?
Na verdade, pelo que eu soube, na série Scream eles não tentaram mudar a máscara, mas não atentaram que a compra dos direitos para a série não incluía o direito de imagem da máscara. aí tiveram que inventar outra meio em cima da hora.
Nossa! Deve ser a razão que mobilizou a ação judicial.
Jason sem a máscara tradicional…sei não, hein?