5
(2)

Jason Voorhees, um dos ícones dos slashers oitentistas, tem como principal característica a máscara de hóquei. Ainda que só tenha aparecido no terceiro filme, qualquer associação com o vilão, além de Crystal Lake, pede no imaginário dos fãs de horror a vestimenta comum nos goleiros de hóquei do Canadá.

No entanto, existe uma briga nos bastidores entre os direitos do personagem e a máscara. Os criadores de Sexta-Feira 13 (1980), Victor Miller e Sean S. Cunningham, iniciaram uma briga judicial por direitos. Miller ficou sem Jason de máscara, e Cunningham ficou com o visual clássico de máscara de hóquei.

Recentemente, na Comic-Con 2025, foi anunciado a realização de um novo filme e um videogame ambientado no chamado Jason Universe. E a principal dúvida é: como o assassino de Crystal Lake será mostrado? O envolvimento de Cunningham exige uma autorização de Miller para usar a máscara. Você aceitaria um Jason com máscara alternativa?

Miller tem intenção de voltar ao universo na realização de um curta-metragem. Na mesma época em que pipocam nas redes sociais o trailer do curta Sweet Revenge, com apenas 13 minutos e centrado no mesmo universo – com direção e roteiro de Mike P. Nelson (Pânico na Floresta: A Fundação) -, há a já aguardada série da Peacock intitulada Crystal Lake, com envolvimento de Miller, e os anúncios de mais um filme e um game.

Realmente, em um mundo de reboots e remakes, Jason Voorhees tem sido bastante maltratado. Teve apenas a refilmagem, de 2009, e alguns produtos alternativos, algo que incomoda bastante os fãs do personagem. Mas essa batalha nos bastidores é o que está pesando mais: Miller tem direito sobre o personagem, Cunningham sobre a máscara, a Warner Bros. detém o logotipo.

Apesar do anúncio na Comic Con mostrar Jason com a máscara, há informes por aí que dizem que o assassino de Sexta-feira 13 terá um novo visual e que o artista Greg Nicotero estaria por trás disso. Tentaram mudar a máscara de Ghostface na série Scream e não deu muito certo.

Quando eles irão finalmente se unir para trazer de volta do lago Jason como ele se apresentou na franquia original? E se não trouxerem, retornar a Crystal Lake irá valer a pena?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

4 Comentários

  1. “Miller tem direito sobre o personagem, Cunningham sobre a máscara, a Warner Bros. detém o logotipo.”

    Meu deus…kkkkkkkkkkkkkkkkk parece passe de jogador de futebol. O clube tem um pedaço, os empresários tem outro, o jogador tem outro.

    Eu acho que vai ser difícil sair algo bom dessa nova produção.

    1. Avatar photo
      Author

      Sim, esses bastidores sempre existem entre criação de personagem, direitos sobre adaptação, sobre franquias. Cada um quer um pedaço do bolo.

      Penso que um novo filme sem Jason ou sem a máscara descaracteriza totalmente o personagem. Mas, vamos ver, né?

  2. Na verdade, pelo que eu soube, na série Scream eles não tentaram mudar a máscara, mas não atentaram que a compra dos direitos para a série não incluía o direito de imagem da máscara. aí tiveram que inventar outra meio em cima da hora.

    1. Avatar photo
      Author

      Nossa! Deve ser a razão que mobilizou a ação judicial.

      Jason sem a máscara tradicional…sei não, hein?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *