Grip of the Strangler (1958)

Grip of the Strangler (1958)

Grip of the Strangler
Original:Grip of the Strangler
Ano:1958•País:UK
Direção:Robert Day
Roteiro:John Croydon, Jan Read
Produção:John Croydon
Elenco:Boris Karloff, Anthony Dawson, Jean Kent, Elizabeth Allan, Vera Day, Tim Turner, Diane Aubrey, Max Brimmell, Leslie Perrins, Jessica Cairns

James Rankin (o sempre impecável Boris Karloff) é um novelista bem sucedido, que decide escrever um livro de não-ficção a respeito de um serial killer condenado à morte vinte anos antes. Rankin crê que um inocente foi levado à forca, enquanto o verdadeiro assassino ainda está vivo. A investigação se torna obsessiva, e Rankin se vê numa espiral de loucura, que faz com que se transforme em uma besta assassina, recriando os mesmos crimes que investiga.

Pequena produção em preto e branco, Grip of the Strangler parte de uma premissa relativamente batida (afinal de contas, combinar serial killers e dupla personalidade não é novidade desde O Médico e o Monstro) e consegue criar um pequeno grande thriller. Parte do mérito vai para a fotografia e direção de arte, que criam um ambiente tétrico. Boris Karloff convence como o pacato escritor e como o monstro sanguinário, criando uma surpreendente transformação facial através do simples truque de tirar a dentadura e sugar os lábios para dentro.

A Amalgamated Productions foi uma pequena produtora britânica, que, em sua curta vida entre 1957 e 1959, lançou seis películas de horror e ficção científica. Faz parte de uma geração de produtoras de horror preto e branco clássico (de fato, Grip of the Strangler tem todo o ar de filme dos anos 30) que acabaram perdendo o bonde do tempo no final dos anos 50, suplantados pela Hammer, com seus filmes coloridos com altas doses de sensualidade. O valor histórico é certamente fator decisivo para conferir Grip of the Strangler, mas, acima de tudo, o filme vale por ser uma história de terror das boas, com caveiras, cemitérios, estrangulamentos e Boris Karloff fazendo a sua mágica.

(Visited 49 times, 1 visits today)
Matheus Ferraz

Matheus Ferraz

Mineiro, autor publicado e mestre em Biografia pela University of Buckingham

Um comentário em “Grip of the Strangler (1958)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien