X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – Versão da Vampira (2014)

0
(0)

X-Men (2014) (2)

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido - Versão da Vampira
Original:X-Men: Days of Future Past - The Rogue Cut
Ano:2014•País:EUA, UK
Direção:Bryan Singer
Roteiro:Simon Kinberg, Jane Goldman, Matthew Vaughn
Produção:Simon Kinberg, Hutch Parker, Lauren Shuler Donner, Bryan Singer
Elenco:Patrick Stewart, Ian McKellen, Hugh Jackman, James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Halle Berry, Nicholas Hoult, Anna Paquin, Ellen Page, Peter Dinklage, Shawn Ashmore

Alguns fãs da franquia X-Men ficaram decepcionados quando o diretor Bryan Singer anunciou que o corte final do então inédito X-Men – Dias de um Futuro Esquecido (2014) deixaria de fora a personagem Vampira (Anna Paquin). O motivo do corte, de acordo com o próprio Singer, foi para evitar que o filme tivesse um tempo de duração muito longo. Vale lembrar que a versão que chegou aos cinemas tinha 132 minutos de duração. Mas logo o diretor anunciou que as cenas com a Vampira não seriam simplesmente jogadas fora, mas seriam lançadas junto com o DVD.

Curiosamente, o primeiro trailer de Dias de um Futuro Esquecido trazia duas cenas com a Vampira, o que aguçou e muito a curiosidade dos fãs dos mutantes. O filme foi lançado nos cinemas, fez muito sucesso e faturou milhões nas bilheterias. Com a proximidade do lançamento em DVD, começaram a surgir informações sobre o material extra que seria disponibilizado.

X-Men (2014) (1)

Singer cumpriu a promessa de incluir a Vampira e, para a alegria geral, não se tratava apenas de acrescentar uma ou duas cenas com a personagem. A versão que chegou ao Brasil no começo de agosto deste ano é na verdade um novo corte da versão lançada no cinema. Isso significa que os fãs da franquia vão gostar e muito do novo material. O Boca do Inferno traz os principais destaques desta nova versão que recebeu o título no cartaz de Versão da Vampira. Atenção, os parágrafos abaixo trazem SPOILERS.

Em Dias de um Futuro Esquecido, os mutantes Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Wolverine (Hugh Jackman) e Tempestade (Halle Berry) são alguns dos últimos ainda vivos no planeta. Os sentinelas, robôs praticamente indestrutíveis, mataram quase toda a população de mutantes. Com a ajuda de Kitty Pride (Ellen Page), a mente de Wolverine é projetada no corpo dele no ano de 1973 com o objetivo de evitar ações que levarão a construção dos sentinelas.

Quem viu o filme deve se lembrar que em um determinado momento Wolverine acaba ferindo Kitty sem querer e a mutante perde muito sangue. Na versão lançada no cinema ela aguenta firme até o fim. Na Versão da Vampira, não. O ponto mais interessante da nova versão é que ao surgir na trama, a personagem de Anna Paquin acaba interferindo com os demais personagens. As novas cenas começam com um diálogo entre Bobby (Shawn Ashmore) explicando que Kitty está muito fraca e que eles precisam da ajuda de Vampira para continuarem na missão.

X-Men (2014) (3)

Xavier explica que tentou localizar Vampira durante anos e que nunca conseguiu. Mas Bobby sabe onde ela está. O rapaz explica que ela está presa dentro da antiga mansão dos X-Men e por isso, Xavier nunca conseguiu encontrá-la. Bobby, Xavier e Magneto partem para resgatar Vampira.

No resgate, Bobby é atacado por três sentinelas e morre. Na versão do cinema ele permanece ao lado de Kitty até o final. Ou seja, aqui já é possível perceber como algumas das cenas foram gravadas com atores diferentes e simplesmente alteradas na edição. Ao chegarem até Kitty, Vampira absorve os poderes dela e assume a missão de manter Wolverine no passado. Desta forma, todas as cenas que seguiram no cinema com Kitty passam a ser da Vampira.

Outras diferenças: mesmo com o nome de A Versão da Vampira, este novo corte de Dias de um Futuro Esquecido traz outras mudanças na sua narrativa fílmica. A trama começa de forma igual a versão lançada nos cinemas. No entanto, fãs mais atentos vão perceber a inclusão de algumas cenas extras em sequências já conhecidas. No primeiro ataque dos sentinelas, em Moscou, por exemplo, é possível perceber um número maior de cenas.

X-Men (2014) (4)

A primeira grande mudança acontece quando professor Xavier, Magneto, Wolverine e Tempestade chegam à China para encontrarem os mutantes sobreviventes. Na versão da Vampira, existe um embate entre os mutantes sobre o plano de Xavier de mandar Wolverine para o ano de 1973. Tempestade até ganhou uma fala extra nesta sequência. Mas quem esperava pela cena extra do beijo entre Tempestade e Wolverine vai ficar na vontade.

Falando em relacionamento, fica mais claro que Bobby e Kitty são um casal. Eles se beijam como uma forma de despedida antes de Wolverinevoltar” no tempo. Quando Bobby diz que vai buscar ajuda para Kitty, ela diz que a única coisa que ela quer e que ele volte vivo. E ao rever Vampira, ela pergunta por Bobby e chora ao saber da morte dele.

Outra cena nova acontece na mansão dos X-Men em 1973 quando Fera (Nicholas Hoult) pergunta para Wolverine se no futuro ele sobrevive. Wolverine responde que não. Quem viu a versão lançada no cinema vai se lembrar que este mesmo diálogo acontece bem no final do filme antes de uma batalha. Para não repetir a mesma pergunta, a da versão do cinema foi retirada.

Por sinal, a mansão dos X-Men é cenário de outras duas sequências inéditas. Em uma delas, Mística (Jennifer Lawrence) está conversando com Fera e os dois acabam se beijando e quase partem para aumentar a censura do filme. Logo em seguida, Mística invade o Cérebro e destrói o mesmo.

As diferenças que se seguem até o final do filme na “parte” do futuro é muito mais de arrumação em cena. Com Bobby morto, não temos a cena na qual ele congela a porta para impedir os sentinelas de entrarem. Na nova versão, eles derrubam a porta. Um detalhe é que fica finalmente claro como os sentinelas encontraram os mutantes já que ao resgatarem Vampira, o jato dos mutantes foi seguido pelos sentinelas.

Todos estes motivos justificam o interesse dos fãs em assistirem esta nova versão de Dias de um Futuro Esquecido. Além de termos a volta da Vampira, o mais interessante acaba sendo como o novo corte se comporta ao trazer novas sequências e principalmente alterar parte da narrativa já conhecida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

2 thoughts on “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – Versão da Vampira (2014)

  • 29/08/2015 em 00:13
    Permalink

    Na boa, eu detesto essas coisas. A gente fica sem saber qual é filme mesmo. Se não teve vampira no cinema, não deveria ter em dvd especial, nem nada. Afinal, qual é o filme real? O que vai ser importante para a sequência? Eu preferia que ficasse do jeito que ficou.

    Resposta
    • 02/09/2015 em 14:26
      Permalink

      A versão do cinema e estendida acabam não tendo grandes diferenças que interfiram na sequência (a trama básica é toda a mesma e os acontecimentos mais importantes estão todos lá, nas duas versões), então na verdade você pode escolher a sua versão favorita do filme como a “oficial”.

      Pela lógica, a versão oficial é a que foi escolhida para o cinema. A da Vampira foi mais um presente para os fãs. Mas eu achei a versão Vampira mais completa, então é a que eu escolho como a verdadeira XD

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *