X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

X-Men 5 (2014)

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
Original:X-Men: Days of Future Past
Ano:2014•País:EUA, UK
Direção:Bryan Singer
Roteiro:Simon Kinberg, Jane Goldman, Matthew Vaughn
Produção:Simon Kinberg, Hutch Parker, Lauren Shuler Donner, Bryan Singer
Elenco:Patrick Stewart, Ian McKellen, Hugh Jackman, James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Halle Berry, Nicholas Hoult, Anna Paquin, Ellen Page, Peter Dinklage, Shawn Ashmore

Finalmente a espera terminou no dia 22 de maio e a ótima notícia é que X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past) é tudo aquilo que os fãs estavam esperando e que os trailers prometiam. O filme está sendo bem recebido pela crítica e principalmente pelo público, que na primeira semana de exibição já colocou a nova produção estrelada pelos mutantes da Marvel no topo das estreias mais lucrativas do ano.

O novo filme estava sendo esperado não simplesmente por se tratar de uma série querida pelos fãs, mas principalmente porque traria novamente Bryan Singer (que dirigiu as partes 1 e 2) e também o elenco da trilogia original. Dias de um Futuro Esquecido é o sétimo capítulo de uma bem sucedida franquia iniciada no ano 2000. O segundo filme veio em 2003 e o terceiro foi lançado em 2006. Os três filmes possuem narrativas que permitem com que os roteiros dialoguem entre si e funcionam como sequências diretas. No entanto, a vastidão das tramas que existem no universo X-Men tornava quase que obrigatório para os produtores investirem em outras histórias para alegria dos fãs.

X-Men 5 (2014) (1)

O fato de ser cada vez mais dificil reunir o elenco dos três primeiros filmes também foi fator decisivo na hora de expantir as produções seguintes. No entanto, com excessão de X-Men: Primeira Classe, de 2011, os resultados das películas X-Men Origens: Wolverine, de 2009, e Wolverine Imortal, de 2013, foram medianos. O anúnico de um novo filme foi recebido com alegria não apenas por Bryan Singer voltar a ocupar a cadeira de diretor (X-Men 2 é considerado por fãs como o melhor da franquia), mas também pela volta do elenco dos três primeiros filmes.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido se passa após a ação vista em Wolverine Imortal. Para quem não viu a cena pós-crédito, Wolverine (Hugh Jackman) estava voltando para os Estados Unidos quando reencontra o vilão Magneto (Ian McKellen) e o professor Xavier (Patrick Stewart). Ambos terminaram o terceiro filme não muito bem. Xavier havia morrido e Magneto perdido seus poderes. Os dois unidos explicam que uma nova arma está sendo construída para exterminar os mutantes. Com este teaser, já ficou claro que teríamos o retorno do elenco dos primeiros filmes.

X-Men 5 (2014) (2)

Mas as boas notícias não pararam por aí. A trama escolhida para ser adaptado para o cinema foi a de Dias de um Futuro Esquecido que trata de viagem no tempo. Ou seja, o roteiro iria trabalhar com os personagens dos três primeiros filmes e de X-Men: Primeira Classe, que mostra Magneto e Xavier jovens e travando suas primeiras lutas.

Dias de um Futuro Esquecido começa aos mostrar uma realidade na qual tantos os mutantes como os humanos estão quase extintos pelos sentinelas. Tratam-se de máquinas invencíveis e extremamente letais capazes de detectar o gene mutante. O problema é que estes inimigos passaram a rastrear também os humanos que possuiam o tal gene mesmo que este fosse passado e desenvolvido apenas em filhos e netos. A aniquilação total é inevitável e a única saída para esta realidade é voltar no tempo para impedir que estas máquinas sejam construídas.

X-Men 5 (2014) (3)

É neste cenário que Wolverine, professor Xavier, Magneto e Tempestade (Halle Berry) reencontram Lince Negra (Ellen Page), Homem de Gelo (Shawn Ashmore) e alguns novos mutantes. O consciente de Wolverine é então projetado no tempo até o ano de 1973 para reencontrar os jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender). Com ajuda de outros mutantes, o trio precisa chegar até Mística (Jennifer Lawrence) para mudar os acontecimentos do passado e evitar o pior para o futuro. O filme alterna cenas do passado e do presente. De um lado, acompanhamos a ação de 1973 para logos depois termos sequências com os sentinelas caçando os mutantes sobreviventes. Em ambos os momentos, os personagens lutam contra o tempo.

Apesar dos acertos, é possível encontrar grupos de fãs insatisfeitos com as mudanças feitas na história original para a adaptação na tela grande. Para se ter uma ideia do que está irritando algumas pessoas, no HQ é a personagem Lince Negra quem volta no tempo e não Wolverine. No entanto o roteiro é tão bem concebido, mesclando ótimas cenas de batalha com sequências repletas de carga dramática que o melhor é ver esta obra como uma adaptação, ou seja, livre para ter mudanças. E como entretenimento, Dias de um Futuro Esquecido funciona muito bem.

X-Men 5 (2014) (4)

Diversas sequências podem ser apontadas como destaque. Desde o “encontro” do Xavier do passado com o do presente até a morte de alguns personagens queridos. As cenas de luta são de encher os olhos e os efeitos especiais propiciam momentos icônicos como quando o mutante Quicksilver (Even Peters) utiliza seus poderes em uma cozinha no pentágono. Os sentinelas também são pontos de destaque já que são máquinas invencíveis e com o único propósito de exterminar os mutantes.

Resumindo, o novo X-Men possui bom roteiro, ótimo elenco e efeitos especiais de primeira.
Então não perca tempo e vá assistir e de preferência em 3D. Se você gosta da trilogia original, vai adorar este novo filme e reencontrar seus personagens favoritos interpretados pelo mesmo elenco. Se você gosta de Primeira Classe, também vai aprovar este novo capítulo e se você é fã dos filmes do Wolverine, aqui o mutante das garras de adamantium faz o que sabe de melhor: matar figurantes, ser ranzinza e tentar salvar o dia.

SPOILER (Pule para o próximo parágrafo)

Além de Hugh Jackman, Ian McKellen, Patrick Stewart, Halle Berry, Shawn Ashmore e Ellen Page, outros atores dos três primeiros filmes estão presentes em Dias de um Futuro Esquecido. Existe uma sequência após a batalha final onde Wolverine está na massão dos X-Men e reencontra Vampira (Anna Paquin), Fera versão velho (Kelsey Grammer) e, para surpresas de muitos, Jean Grey (Famke Janssen) e Scott (James Marsden). Rever Vampira em cena foi agradavel, mas não chegou a chamar atenção. Isto porque Anna Paquin gravou outras cenas para o filme, estando presente inclusive no primeiro trailer de divulgação, mas grande parte de suas cenas foram cortadas por questão de tempo para serem incluídas em uma versão estendida de DVD. Já rever Jean e Scott foi uma grata surpresa até porque os dois personagens morreram no terceiro filme. E até a estreia deste novo X-Men, a presença de Famke Janseen e James Marsden não foi sequer cogitada tendo sido inclusive negada pelo diretor. Até o Internet Movie Data Base não possuía esta informação.

Após assistir ao novo capítulo da saga X-Men, fica a pergunta sobre o que teremos para o futuro? Não é necessário esperar muito para esta resposta. Um novo filme já está sendo produzido e basta esperar até o fim dos créditos de Dias de um Futuro Esquecido para ter um ideia do que aguarda os mutantes e seu fiel público. No entanto, é bem provavel que este oitavo filme vai ter como principal desafio superar o sétimo.

Curiosidades:

– Bryan Singer concordou em dirigir este filme apenas quando teve a certeza de que Hugh Jackman, Ian McKellen e Patrick Stewart participariam da produção.

– O ano original mencionado na ação do HQ Dias de um Futuro Esquecido foi o de 2013, que foi o período no qual o filme foi produzido e filmado.

– Bryan Singer conversou por duas horas com James Cameron sobre viagem no tempo. Cameron dirigiu O Exterminador do Futuro 1 e 2, onde os personagens voltam do futuro para o passado.

– Este é o quarto filme da franquia baseado nos quadrinhos de Chris Claremont. X-Men 2 foi inspirado na história “Deus Ama, Homem Mata“; X-Men 3 surgiu de “A Saga da Fênix Negra” e Wolverine Imortal foi adaptado do quadrinho do mesmo nome.

(Visited 216 times, 1 visits today)
Filipe Falcão

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

5 comentários em “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

  • 05/06/2014 em 11:11
    Permalink

    Ellen Page não seria a Kitty Pride? Corrijam-me se eu estiver equivocado.

    Resposta
    • 06/06/2014 em 17:46
      Permalink

      É Kitty Pride, também conhecida como Lince Negra!

      Resposta
  • 05/06/2014 em 09:56
    Permalink

    Conferi ontem e tb não vi gdes problemas em relação a cronologia. O roteiro consegue explicar como Xavier volta a andar depois de FC, retoma alguns pontos nebulosos da história de Wolverine, e traz de volta personagens (e atores) marcantes da história da franquia, até alguns já mortos. É a tal mágica da viagem no tempo. Sim, o roteiro não consegue amarrar td, mas as soluções encontradas são todas elegantes (e bem humoradas). Por isso, não deixa de ser interessante o fato de Singer nos brindar com seu melhor trabalho em anos, ao refletir sobre toda franquia mutante, mediando seus erros e acertos. No final cria um novo caminho pelo qual a franquia pode seguir, feito “Star Trek”, seriado q nao se furta até em homenagear. Os erros do passado podem não ser tão facilmente apagados como na ficção, mas pelo menos quanto às suas qualidades como cineasta, agora podemos voltar a ter esperança em Singer.

    PS: Aaron “Kick Ass” Taylor-Johnson vai ter q comer mto feijão p/ superar o impagável Mercurio do Evan Peters, em “Vingadores 2”.
    PS2: ninguem reparou mas entre os “congressistas” do longa estavam Chris Claremont e Len Wein, respectivamente o roteirista da estória original da HQ, e o co-criador do Wolverine.
    PS3: caiu do cavalo quem achou q o filme ia focar no Wolverine; os personagens principais são Xavier e Mistica
    PS4: “En sabah nur! En sabah nur! En sabah nur!” na cena pós-créditos
    PS5: a trama é idêntica a “Exterminador do Futuro” (James Cameron, 84), no entanto a HQ foi lançada antes (81) e qdo indagado Cameron se havia lido a estória, este desconversou. Logo, sabemos quem “xerocou” quem…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *