Sem Conexão 2 (2021)

3.9
(19)

Sem Conexão 2
Original:W Lesie Dzis Nie Zasnie Nikt 2
Ano:2021•País:Polônia
Direção:Bartosz M. Kowalski
Roteiro:Bartosz M. Kowalski, Mirella Zaradkiewicz
Produção:Mirella Zaradkiewicz, Jan Kwiecinski
Elenco:Mateuz Wieclawek, Julia Wienawa-Narkiewicz, Zofia Wichlacz, Andrzej Grabowski, Sebastian Stankiewicz, Robert Wabich, Izabela Dabrowska, Wojciech Mecwaldowski

Em 2020, a Netflix obteve grata surpresa com a repercussão sobre um camp slasher polonês chamado Sem Conexão, tido como o primeiro do gênero no país. A premissa era interessante, utilizando-se de monstros gerados por um meteorito aterrorizando adolescentes em um acampamento detox para viciados em tecnologia, ao mesmo tempo em que claramente funcionava como uma homenagem aos slashers dos anos 70 e 80. Obviamente, em menos de um ano a (desnecessária) sequência já estava encaminhada, estreando no final de 2021 na mesma plataforma de streaming.

O filme é uma continuação direta de seu antecessor e se passa no dia seguinte ao massacre. Dessa vez, o protagonista é o jovem oficial Adas (Mateuz, Wieclawek, de Todos os Meus Amigos Estão Mortos), que não possui exatamente a coragem como seu maior atributo, e sonha consigo mesmo interpretando policiais durões nos moldes de Stallone e Schwarzenegger (além de uma clássica homenagem a Indiana Jones). Ao chegar à delegacia, Adas encontra Zosia (Julia Wienawa-Narkiewicz, de Rede de Ódio), a única sobrevivente da chacina no acampamento, além dos dois monstros responsáveis. Como é padrão em uma sequel, um motivo bobo faz os personagens retornarem à cena do crime, e é claro que a matança recomeça, desta vez tomando rumos inesperados.

Infelizmente, o filme perde muito da essência e do ritmo que deu tão certo no original. Se o forte do seu predecessor era a homenagem aos camp slashers com um toque de crítica socioeconômica, essa continuação foca na perseguição do monstro do meteorito aos policiais desavisados, e o resultado não é tão satisfatório. O primeiro ato, que foca na apresentação dos personagens e na introdução do novo monstro, é monótono e arrastado, e os personagens são tão desinteressantes que o espectador acaba se divertindo quando eles são dilacerados. O segundo ato já apresenta um ritmo mais interessante, e é o ponto alto do filme, com muito gore e violência gráfica. O plot twist no último ato acaba indo em uma direção totalmente inesperada, abraçando totalmente o ridículo e o trash (com direito a uma das cenas mais bizarras já vistas em uma produção do gênero). Se é ruim ou não, depende do ponto de vista, mas certamente dá uma guinada interessante no longa, fugindo (e muito) do habitual.

Claro que nem tudo são críticas, e Sem Conexão 2 possui também seus acertos. Os fãs do gore irão se deliciar com as mortes extremamente violentas, com direito a eviscerações, faces arrancadas e crânios esmagados. A maquiagem é outro ponto positivo, com o aspecto repulsivo dos monstros já sendo destaque desde o primeiro filme. O humor negro também é uma constante na narrativa, e com alguma boa vontade, é possível se divertir com certas discussões acerca das motivações das criaturas, além de certos comentários sobre como todos os homens são iguais.

Inferior ao seu antecessor, Sem Conexão 2 não apresenta os mesmos componentes que fizeram “O Primeiro Slasher Polonês” um destaque na Netflix. É menos ágil, menos inteligente e em alguns momentos, sequer parece um slasher propriamente dito. Os personagens não geram identificação com o espectador, o que também prejudica a experiência. As cenas de morte bem construídas e a maquiagem divertem, mas não sustentam a produção. Talvez valha a experiência se você curtiu Sem Conexão de tal forma que sinta curiosidade em saber o desfecho. Caso contrário, melhor parar no primeiro filme.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ciro Oliveira

Médico por opção, palmeirense por emoção e amante de slashers por vocação. Foi introduzido ao cinema de horror sendo assombrado pelo boneco Chucky na infância, e se apaixonou pelo gênero após descobrir todas as identidades de Ghostface. Acredita que não há nada melhor para relaxar do que assistir universitários sendo eviscerados por um mascarado velocista.

One thought on “Sem Conexão 2 (2021)

  • 24/04/2022 em 12:53
    Permalink

    Mais uma obra que faz parte de meu questionamento pessoal: para que fazer continuação? O primeiro filme até é razoável e tem seus bons momentos e a fórmula se esgota ali. Já esse aqui é simplesmente sofrível e com pitadas de um desnecessário humor negro. Enfim, perda de tempo total.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *