O Ataque dos Vermes Malditos (1990)

4.1
(9)

O Ataque dos Vermes Malditos
Original:Tremors
Ano:1990•País:EUA
Direção:Ron Underwood
Roteiro:S.S. Wilson, Brent Maddock, Ron Underwood
Produção:Brent Maddock, S.S. Wilson
Elenco:Kevin Bacon, Fred Ward, Finn Carter, Michael Gross, Reba McEntire, Robert Jayne, Charlotte Stewart, Tony Genaro, Ariana Richards, Richard Marcus, Victor Wong, Conrad Bachmann, Bibi Besch

O Ataque dos Vermes Malditos (Tremors, 1990) fez sucesso por trazer uma história no mínimo curiosa e bastante divertida ao mostrar os 14 habitantes de uma pequena cidade sendo atacados por monstros gigantes que se movem debaixo da terra. Com toques de comédia, conhecemos os protagonistas Val (Kevin Bacon) e Earl (Fred Ward, falecido no último dia 8 de maio), uma dupla de falidos que faz qualquer trabalho na vizinhança em troca de algumas cervejas. Enquanto isso, a universitária Rhonda (Finn Carter) está intrigada com tremores que estão acontecendo na região.

Cansados de muito trabalho e pouco dinheiro, Val e Earl decidem ir embora, mas no meio do caminho se deparam com a causa dos tremores investigados por Rhonda. Tratam-se dos ainda não batizados vermes gigantes e que estão seguindo para o centro da pequena cidade de Perfeição. Para piorar, o local fica longe de outras cidades, o que obriga os sobreviventes e serem criativos para tentarem escapar com vida. Para trazer mais pólvora ao enredo, surge o personagem Burt (Michael Gross), que possui armas e munições para uma Terceira Guerra Mundial.

Um dos roteiristas de O Ataque dos Vermes Malditos, S.S. Wilson, explicou que teve a ideia para este filme enquanto trabalhava para o exército norte-americano no deserto da Califórnia. Enquanto descansava em uma rocha, Wilson começou a imaginar como seria se alguma criatura debaixo da terra o impedisse de sair de cima das rochas. No filme, os graboids não conseguem passar por baixo de rochas, o que representa um local de segurança para os personagens. Ao mesmo tempo as pessoas não podem ficar para sempre nas rochas ou morrerão de fome. Curiosamente, o filme não fez sucesso quando foi lançado no cinema, mas se tornou um grande hit no mercado de VHS tanto em vendas como em alugueis.

O filme teve sequências lançadas diretamente para o vídeo e até uma série para TV. O Ataque dos Vermes Malditos 2 (Tremors II: Aftershocks, 1996) teve direção de S. S. Wilson, que foi roteirista da parte 1. O enredo desta sequência mostra o personagem Earl (novamente Fred Ward) sendo contratado para matar graboids em uma refinaria no México. O Ataque dos Vermes Malditos 3: De Volta a Perfection (Tremors 3: Back to Perfection, 2001) teve direção de Brent Maddock e trouxe a ação de volta para a pequena cidade de Perfeição acompanhando praticamente todos os sobreviventes do primeiro filme, com exceção de Kevin Bacon e Fred Ward, que não voltaram mais para as sequências. O Ataque dos Vermes Malditos 4: O Começo da Lenda (Tremors 4: The Legend Begins, 2004) teve direção novamente de S. S. Wilson e funcionou como prequel mostrando os graboids atacando uma pequena cidade durante a colonização norte-americana. O Ataque dos Vermes Malditos 5: Linhas de Sangue (Tremors 5: Bloodlines, 2015) teve direção de Don Michael Paul e traz de volta a ação para os dias atuais, mais especificamente para uma reserva florestal na África do Sul. Todas as sequências, inclusive a prequel, contaram com a participação de Michael Gross como o guerrilheiro Burt, que acabou se tornando, além dos graboids, a marca da série.

A série para TV foi lançada em 2003 e foi ao ar originalmente pelo canal Sci-fi. Michael Gross também participou do projeto, que contou com 13 episódios, cada um com tempo médio de duração de 43 minutos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *