Em Carne Viva (2003)

4.5
(6)

Em Carne Viva
Original:In the Cut
Ano:2003•País:UK, França, Austrália, EUA
Direção:Jane Campion
Roteiro:Jane Campion, Susanna Moore, Stavros Kazantzidis
Produção:Nicole Kidman, Laurie Parker
Elenco:Meg Ryan, Mark Ruffalo, Jennifer Jason Leigh, Michael Nuccio, Allison Nega, Dominick Aries, Nick Damici, Heather Litteer, Yaani King Mondschein

O filme que destruiu a careira de Meg Ryan! Esse é o principal e único atributo reconhecido com o passar dos anos do filme Em Carne Viva, dirigido pela oscarizada Jane Campion, do recente Ataque dos Cães (2021).

Para quem não conhece a história dos bastidores do filme, Meg Ryan ficou conhecida no final da década de 1980 e durante todos aos anos 90 como a “namoradinha” da América, tal foi o seu sucesso em comédias românticas como Harry e Sally Feitos um para o Outro (1989), Sintonia de Amor (1993) e Cidade dos Anjos (1998), somente para citar alguns de seus filmes. Entre uma e outra comédia, ela tentou diversificar com alguns dramas e suspenses, sem empolgar mas também sem perder sua credibilidade.

Contudo, no início dos anos 2000 ela tentou uma reviravolta na carreira quando a personagem Frannie Avery, de Em Carne Viva, caiu em seu colo, após a desistência de Nicole Kidman (que permaneceu no projeto como produtora). Meg viu a oportunidade de trabalhar com uma diretora talentosa, num roteiro com personagens críveis e cenas de sexo/nudez realistas empacotados num thriller cru, sujo e violento de serial killer.

A atriz se empolgou com a personagem e com a possibilidade de provar que também era uma boa intérprete para projetos mais diversificados. Parecia na época a estratégia perfeita, exceto pelo fato de não terem perguntado ao público e fãs de Meg Ryan se eles estavam preparados para vê-la em outra persona. A resposta foi um NÃO em letras maiúsculas mesmo, já que o filme foi um fracasso que marcou negativamente a carreira de todos os envolvidos, principalmente de Meg, que nunca mais conseguiu retornar ao panteão das estrelas hollywoodianas.

E quanto ao filme? Ora, a trama de mistério realmente é um nada, já que o assassino orbita entre os poucos personagens em torno da protagonista. Contudo, o que salta aos olhos é a direção inventiva e a minúcia do roteiro na dinâmica da personagem principal em relação ao policial que investiga o caso (Mark Ruffalo). Ao longo da projeção já não importava mais descobrir quem era o assassino, mas sim acompanhar e entender esses dois complexos personagens.

Meg Ryan realmente está muito bem e se desnudou (literal e psicologicamente) para o papel. Foi uma jogada corajosa que poderia render bons dividendos para qualquer outra atriz, menos para ela. Analisando sob a ótica atual, como representante na época da mulher liberal e autônoma, mas ainda romântica, representativa de uma parte da cultura conservadora americana, ela não percebeu que seu público não estava ainda disposto a bancar uma guinada tão brusca na descaracterização desse modelo. O que hoje é tão comum na carreira de diversos atores e atrizes infelizmente ceifou o estrelato de Meg Ryan.

O filme está disponível na Netflix e vale a pena dar uma chance se o leitor estiver de bobeira, sem maiores pretensões.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *