4.8
(10)

A Testemunha
Original:Mok-gyeok-ja
Ano:2018•País:Coreia do Sul
Direção:Cho Kyu-jang
Roteiro:Lee Young-jong, Cho Kyu-jang
Produção:Kim Woo-taek, Gu Seong-mok, Cha Ji-hyun
Elenco:Lee Sung-min, Kim Sang-ho, Jin Kyung, Kwak Si-yang, Bae Jung-hwa, Shin Seung-hwan, Jung Yoo-Min, Yeon Je-wook

São Tomás de Aquino certa vez disse “não se opor ao erro é aprová-lo, e não defender a verdade é negá-la”. A citação, com todo o caráter filosófico e religioso que lhe é característico, é muito elegante e bonita na teoria, mas sua aplicação na vida real é muito mais complexa do que parece. The Witness, filme dirigido por Cho Kyu-Jang se baseia nesse princípio para gerar o seguinte questionamento: até onde vai o seu direito de não se envolver?

Logo no início, conhecemos o protagonista Sang-Hoon (Lee Sung-min) em uma bebedeira com amigos, para comemorar a aquisição de sua nova residência. Ao voltar para casa, presencia um assassinato dentro dos limites do condomínio, deixando o celular cair e sendo visto pelo criminoso no processo. Temendo por sua vida e pela vida de sua família, Sang-Hoon decide não testemunhar sobre o que viu, sem saber da magnitude das consequências de sua omissão.

O filme claramente busca induzir a reflexão sobre o senso de empatia das pessoas, o que é ilustrado principalmente na figura dos vizinhos, que preferem não colaborar com a investigação de um crime a correrem o risco de ter seus imóveis desvalorizados por um assassinato nas redondezas. Chega a ser simbólico quando ninguém aparece para ajudar um personagem que está fugindo do assassino, mas todo o condomínio se faz presente para julgar um morador quando sua esposa desaparece (aquele que nunca passou por algo parecido com algum vizinho que atire a primeira pedra).

O trabalho do diretor Cho Kyu-jang na construção do suspense é bastante competente, e o espectador prende a respiração tanto em enquadramentos estáticos (como quando o assassino conta os andares de um prédio) quanto em cenas do ponto de vista do criminoso. O roteiro dá algumas derrapadas, como o fato de um indivíduo entrar, sair, correr e matar e não ser detectado em um condomínio que possui câmeras até nas portas, o que pode incomodar os espectadores mais exigentes.

Apesar de algumas irregularidades, The Witness se constitui em um empolgante thriller, mostrando que nem só de maldições e garotinhas fantasmagóricas vive a ótima geração do cinema sul-coreano. Com ritmo frenético e atuações competentes, além de uma boa pitada de crítica social, definitivamente vale a conferida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *