A Testemunha (2018)

4.8
(9)

A Testemunha
Original:Mok-gyeok-ja
Ano:2018•País:Coreia do Sul
Direção:Cho Kyu-jang
Roteiro:Lee Young-jong, Cho Kyu-jang
Produção:Kim Woo-taek, Gu Seong-mok, Cha Ji-hyun
Elenco:Lee Sung-min, Kim Sang-ho, Jin Kyung, Kwak Si-yang, Bae Jung-hwa, Shin Seung-hwan, Jung Yoo-Min, Yeon Je-wook

São Tomás de Aquino certa vez disse “não se opor ao erro é aprová-lo, e não defender a verdade é negá-la”. A citação, com todo o caráter filosófico e religioso que lhe é característico, é muito elegante e bonita na teoria, mas sua aplicação na vida real é muito mais complexa do que parece. The Witness, filme dirigido por Cho Kyu-Jang se baseia nesse princípio para gerar o seguinte questionamento: até onde vai o seu direito de não se envolver?

Logo no início, conhecemos o protagonista Sang-Hoon (Lee Sung-min) em uma bebedeira com amigos, para comemorar a aquisição de sua nova residência. Ao voltar para casa, presencia um assassinato dentro dos limites do condomínio, deixando o celular cair e sendo visto pelo criminoso no processo. Temendo por sua vida e pela vida de sua família, Sang-Hoon decide não testemunhar sobre o que viu, sem saber da magnitude das consequências de sua omissão.

O filme claramente busca induzir a reflexão sobre o senso de empatia das pessoas, o que é ilustrado principalmente na figura dos vizinhos, que preferem não colaborar com a investigação de um crime a correrem o risco de ter seus imóveis desvalorizados por um assassinato nas redondezas. Chega a ser simbólico quando ninguém aparece para ajudar um personagem que está fugindo do assassino, mas todo o condomínio se faz presente para julgar um morador quando sua esposa desaparece (aquele que nunca passou por algo parecido com algum vizinho que atire a primeira pedra).

O trabalho do diretor Cho Kyu-jang na construção do suspense é bastante competente, e o espectador prende a respiração tanto em enquadramentos estáticos (como quando o assassino conta os andares de um prédio) quanto em cenas do ponto de vista do criminoso. O roteiro dá algumas derrapadas, como o fato de um indivíduo entrar, sair, correr e matar e não ser detectado em um condomínio que possui câmeras até nas portas, o que pode incomodar os espectadores mais exigentes.

Apesar de algumas irregularidades, The Witness se constitui em um empolgante thriller, mostrando que nem só de maldições e garotinhas fantasmagóricas vive a ótima geração do cinema sul-coreano. Com ritmo frenético e atuações competentes, além de uma boa pitada de crítica social, definitivamente vale a conferida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ciro Oliveira

Médico por opção, palmeirense por emoção e amante de slashers por vocação. Foi introduzido ao cinema de horror sendo assombrado pelo boneco Chucky na infância, e se apaixonou pelo gênero após descobrir todas as identidades de Ghostface. Acredita que não há nada melhor para relaxar do que assistir universitários sendo eviscerados por um mascarado velocista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *