Landscapers (2021)

4
(2)

Landscapers
Original:Landscapers
Ano:2021•País:EUA, UK
Direção:Will Sharpe
Roteiro:Will Sharpe, Ed Sinclair
Produção:Katie Carpenter
Elenco:Olivia Colman, David Thewlis, Kate O'Flynn, Dipo Ola, Daniel Rigby, Samuel Anderson, Maanuv Thiara, Felicity Montagu, David Hayman, Connie Kiss Mee

Antes de abrir esse texto, o caro leitor já tinha ouvido falar dessa minissérie inglesa? Não!!! Calma, isso não é demérito algum… Essa pérola escondida na HBO Max padece por falta de divulgação e merecia já ter sido descoberta no boca a boca dos aficionados pelos seriados true crime ou simplesmente alçada ao destaque pelos obscuros algoritmos das redes.

Olivia Colman e David Thewlis interpretam o casal Susan e Christopher Edwards, que durante 15 anos esconderam o assassinato dos pais de Susan, cujos corpos foram enterrados no quintal. Conhecemos esse casal autoexilado em Paris, passando dificuldades financeiras, mas ainda assim apaixonados pela vida e um pelo outro. Uma ligação telefônica para Londres desencadeia uma volta ao passado e a investigação das mortes.

Essa minissérie em quatro enxutos e excelentes episódios é lírica, sem perder a crueza do crime ocorrido; empática com os personagens, mas sem glamourizar os assassinos; engraçada, como só os ingleses sabem fazer e incrivelmente romântica, uma love story autêntica e ao mesmo tempo surreal.

A grande sacada é a forma como a história é contada, um misto do estilo dos filmes de Jean Pierre Jeunet – diretor de Delicatessen (1991) e O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (2001) –  com comédia de costumes, thriller de investigação criminal e pura fantasia, desconstruindo os fatos, quebrando a quarta parede, ora com os dois pés fincados na realidade, ora com a cabeça nas nuvens.

O estilo único, que várias vezes nos lembra que estamos vendo uma ficcionalização de um fato brutal ocorrido na realidade, poderia facilmente resvalar na artificialidade, mas não é isso que acontece, graças ao talento dos realizadores (Ed Sinclair – que é marido de Olivia Colman e Will Sharpe) e principalmente dos protagonistas. Olivia Colman é uma força da natureza já demonstrada em vários papéis (o filme A Favorita de 2018 é prova inconteste disso) e David Thewlis, que, apesar da carreira profícua de coadjuvante, nos últimos anos vem lapidando cada vez mais sua interpretação, como vimos recentemente em Estou Pensando em Acabar com Tudo (2020) e na série Sandman (2022), onde é o protagonista do meu episódio favorito, permitindo que a sua experiência sobre verdade e mentira cause efeitos terríveis numa lanchonete.

Apesar de condenados pelo crime que cometeram (não é spoiler, já que isso fica explícito desde o início da trama), a minissérie não faz qualquer juízo de valor do veredito final da justiça inglesa sobre os acontecimentos, ao contrário, possibilita o contraditório aos personagens e deixa até dúvidas no ar, já que eles se declaram inocentes até hoje. Aliás, aqui ninguém realmente está interessado em investigar um crime, mas interessados em investigar dois personagens com tantas e tamanhas camadas de humanidade que poderiam ser nossos vizinhos, amigos…ou até mesmo nós.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *