O Beco do Pesadelo (2021)

4.6
(7)

O Beco do Pesadelo
Original:Nightmare Alley
Ano:2021•País:EUA, México, Canadá
Direção:Guillermo del Toro
Roteiro:Guillermo del Toro, Kim Morgan, William Lindsay Gresham
Produção:Bradley Cooper, J. Miles Dale, Guillermo del Toro
Elenco:Bradley Cooper, Cate Blanchett, Willem Dafoe, Richard Jenkins, Rooney Mara, Ron Perlman, Mary Steenburgen, David Strathairn, Mark Povinelli, Peter MacNeill, Holt McCallany, Paul Anderson, Lara Jean Chorostecki, Jim Beaver

Pegue o elenco dos sonhos de qualquer cineasta americano, uma produção requintada, um roteiro bem acabado e uma direção inspirada, misture tudo e tenha ao final um clássico cinematográfico!!! Quem dera existisse uma fórmula de sucesso para se fazer obras primas. Pode-se ter talento, competência, grana… mas mesmo assim o produto final ficar aquém do esperado.

Bem, esse é o caso de O Beco do Pesadelo. Dirigido pelo sempre habilidoso e imaginativo Guillermo Del Toro, com um elenco de estrelas e excelentes atores (Bradley Cooper, Toni Collette, Willem Dafoe, Ron Perlman, Cate Blanchett, David Strathairn, Rooney Mara e Richard Jenkins, para ficar nos principais), baseado no ótimo romance de William Lindsay Gresham e com uma produção de cair o queixo. Contudo, o que deveria ser memorável tornou-se apenas um filme pouco acima de bom, o que era para ser um espetáculo tornou-se um show agradável, que infelizmente não cola na retina como deveria.

No entanto, trata-se de um filme digno e poucos ficarão decepcionados com o produto final, mas faltou ao cineasta imprimir um tom mais trágico em união ao desenvolvimento cadenciado de fábula, a exemplo do extraordinário O Labirinto do Fauno (2006), indubitavelmente meu filme preferido do Del Toro.

O enredo acompanha um jovem ambicioso com um passado nebuloso que se junta a uma trupe itinerante de um circo. A primeira hora mostra seu convívio e aprendizado na arte de iludir e enganar as pessoas, enquanto a segunda parte do longa mostra seu sucesso e a parceria com uma psicóloga para aplicar um grande golpe.

É fácil de gostar e de acompanhar o filme, os atores estão todos impecáveis e em cada fotograma se percebe o esmero da produção. Mas para envolver mesmo, fisgar o coração e jogar o espectador no redemoinho de crime, ganância e luxúria, faltou um cineasta mais pé no chão e, de novo, com um senso de tragédia mais aprumado… Sempre brinco com essas coisas, mas imaginei como seria diferente se o material fosse filmado, por exemplo, sob a batuta de cineastas como Fernando Meirelles, do aclamado Cidade de Deus (2002) ou Antonio Campos, do subestimado O Diabo de Cada Dia (2020). Aí sim acho que poderíamos sonhar com um clássico…

Mesmo com esses pontos de melhoria, o longa está acima da média das produções do gênero e vale a pena ver. Está no Star+ e também para locação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *