O Ataque das Formigas / Formigas Assassinas (1977)

5
(4)

O Ataque das Formigas / Formigas Assassinas
Original:Ants / It Happened at Lakewood Manor
Ano:1977•País:EUA
Direção:Robert Scheerer
Roteiro:Guerdon Trueblood
Produção:Peter Nelson
Elenco:Robert Foxworth, Lynda Day George, Gerald Gordon, Bernie Casey, Barry Van Dyke, Myrna Loy, Anita Gillette, Steve Franken, Brian Dennehy, Suzanne Somers, Bruce French, Barbara Brownell

Segundo a crença popular, a aparição de formigas é sinal de mudança. Não é o caso do filme O Ataque das Formigas (Ants! / It Happened at Lakewood Manor), lançado numa época de invasão de insetos e criaturas diversas, e no mesmo ano do mais popular O Império das Formigas (Empire of the Ants), de Bert I. Gordon. A diferença é que o longa de Robert Scheerer é uma produção simples, feita para a TV, e sem exemplares gigantescos como ameaça. Ainda que sejam consideradas em sua proposta agressivas e assassinas, e existam milhares delas, não deixam de ser formigas, insetos minúsculos, proporcionando a diversão do espectador ao vê-las ilhando pessoas em um hotel.

Trata-se do Hotel Lakewood Manor, que está passando por reformas na sua área externa, no momento em que um trabalhador é atacado por formigas e pede ajuda de seu companheiro. Ao tentar resgatá-lo, acidentalmente ambos são enterrados vivos, sem que o capataz Mike Carr (Robert Foxworth) saiba de seus paradeiros. Nesse mesmo dia, chegam ao local o magnata Anthony Fleming (Gerald Gordon) e sua amante Gloria (Suzanne Somers), com a intenção de fazer uma oferta de compra pelo hotel para transformá-lo em um cassino, primeiramente precisando convencer a proprietária Ethel Adams (Myrna Loy) e sua filha Valerie (Lynda Day George), affair de Mike.

Também chega ao hotel a solitária Linda Howard (Karen Lamm), já demonstrando interesse pelo funcionário Richard Cyril (Barry Van Dyke). Quando os corpos dos rapazes são descobertos e um deles está vivo, com sinais de intoxicação, Mike nota que seu colega Vince (Bernie Casey) também sentiu-se mal ao adentrar no buraco e ser atacado por formigas que rapidamente cobriram seu pé. Ele colhe amostras para tentar convencer a inspetora do Conselho de Saúde (BOH), Peggy Kenter (Anita Gillette), de que as formigas estão provocando mortes e ferimentos graves, como o de um garoto que tentava encontrar garrafas em uma lixeira.

Com a confirmação de seu colega Tom (Bruce French) que os insetos são realmente perigosos, o hotel entra em quarentena, não sem impedir que ele seja cercado e mantenha algumas pessoas presas em seu interior. Cabe a Mike solicitar a ajuda dos bombeiros e tentar salvar Valerie e sua mãe cadeirante, antes que se tornem vítimas das formigas assassinas.

Existe realmente uma ameaça mortal ali, com formigas venenosas, mas por que as pessoas simplesmente não saltam por elas ou simplesmente passam correndo? Chega a ser engraçado ver os personagens tendo que subir vários andares, tentando escapar pela escada do caminhão de bombeiro ou até com uma cesta em um helicóptero. Mas nada diverte mais do que quando esse mesmo helicóptero resgata uma pessoa e resolve pousar próximo ao hotel, com a força de suas hélices jogando areia e formigas nas pessoas que assistiam ao salvamento.

Quando percebem que não há saída, Tom diz a Mike e aos demais que as formigas só atacam quando se sentem ameaçadas ou com pessoas em movimento. Assim, ele tem a brilhante ideia de rasgar pedaços de papel de parede para formar canudos e utilizá-los para respirar, enquanto as formigas sobem em seu corpo e de outros sobreviventes. A cena também promove algumas risadas involuntárias pela seriedade como é conduzida ao criar suspense com a aproximação lenta dos bichinhos.

O Ataque das Formigas não é uma comédia, mas o roteiro de Guerdon Trueblood (de Tarântulas e Tubarão 3) permite algumas boas risadas, até mesmo na sequência em que as pessoas começam a jogar querosene para afastá-las. Os efeitos especiais variam entre formigas reais, desenhos e manchas pela parede, sendo facilmente notada a condição artificial. No elenco, destacam-se as atuações de Lynda Day George (de O Terror da Serra Elétrica e da série Missão Impossível), de Robert Foxworth (de A Profecia II e A Semente do Diabo) e do veterano Brian Dennehy (de Rambo – Programado para Matar e Cocoon), atuando como chefe dos bombeiros.

Não foi um dos destaques do período, que divertia pelas propostas exageradas como A Invasão das Rãs (Frogs, 1972), A Noite dos Coelhos (Night of the Lepus, 1972), Fúria das Feras Atômicas (The Food of the Gods, 1976) e o já mencionado O Império das Formigas. Mas até vale conhecer essa pérola do subgênero “homem vs natureza“, com formiguinhas perversas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *