O que terá acontecido a Baby Jane? (2019)

5
(2)
O que terá acontecido a Baby Jane?
Original:What ever Happened to Baby Jane?
Ano:2019•País:EUA
Autor:Henry Farrell •Editora: DarkSide Books

No cinema existe um gênero, que acabou se limitando a filmes lançados na década de 1960, chamado Grande Dame Guignol (ou hag horror, ou hagsploitation). Os longas eram protagonizados por atrizes mais velhas, cuja fama já tinha ficado para trás justamente por elas não serem mais jovens, em uma indústria na qual uma mulher envelhecer é, até hoje, quase que criminoso. E o filme que inaugurou o gênero foi O que terá acontecido a Baby Jane?, de 1962, estrelado por Bette Davis e Joan Crawford e baseado no livro homônimo de Henry Farrell, publicado dois anos antes e lançado no Brasil pela DarkSide Books em 2019.

O que terá acontecido a Baby Jane? é a história das irmãs Jane e Blanche Hudson, hoje duas senhoras que vivem juntas na mansão de Blanche. Jane foi uma atriz mirim do teatro vaudeville, conhecida como Baby Jane, que, na época, era responsável pelo sustento da família, sendo assim a queridinha de seu pai. Depois de passada a infância, Jane viu sua fama desaparecer, algo com que nunca soube lidar. Já Blanche encontrou o sucesso depois de crescida, se tornando uma grande estrela de Hollywood e eclipsando totalmente a irmã.

A história se passa no presente das irmãs Hudson, muitos anos depois de Blanche ter sua carreira interrompida por um acidente que a deixou paraplégica e dependente de Jane. Acontece que todo o rancor e inveja de Jane, combinados ao retorno do nome de Blanche à boca dos fãs por conta de transmissões de seus antigos filmes na TV, fazem com que “Baby” torne a vida de sua irmã um inferno psicológico. Em um ambiente claustrofóbico, já que o livro se passa quase que inteiramente na casa das Hudson, Blanche tenta escapar do tormento de todas as formas, mas sempre é interpelada pela irmã, que tem certeza de que ainda vai conseguir recuperar a fama da infância revivendo suas apresentações.

Henry Farrell escreveu um ótimo suspense que não faz com que o leitor se identifique com as personagens, mas sim com que queira ficar o mais longe possível daquela situação infernal. O autor usa de flashbacks para contextualizar o presente, o que serve para conhecermos melhor a história de Jane e Blanche e como a relação delas chegou a isso, e trazendo, principalmente a Jane, uma profundidade que faz com que tenhamos pena por tudo o que ela viveu. Trata-se de mais uma excelente leitura, que se termina facilmente em uma sentada.

O que terá acontecido a Baby Jane? conta ainda com mais três contos de Farrell: O que terá acontecido à Prima Charlotte, que também foi adaptado para os cinemas, A Estreia de Larry Richards e Primeiro, o Ovo. Vale assistir à adaptação cinematográfica do livro, muito fiel à obra original, e que reuniu Davis e Crawford, duas atrizes que se odiavam na vida real. E, caso você goste dessa história, a minissérie Feud, lançada em 2017, conta a história da rivalidade da dupla, com Susan Sarandon e Jessica Lange nos papéis principais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *