Poemas de Horror Cósmico: Clepsidra e Ex Machina iniciam campanha de financiamento

5
(4)

Mais reconhecido por sua prosa, H.P. Lovecraft foi bastante prolífico também na composição de poesia, “influenciando e sendo influenciado por poetas como Clark Ashton Smith e Donald Wandrei. E, depois de publicar Os Fungos de Yuggoth, composto por 36 sonetos escritos pelo autor entre 1929 e 1930, as editoras Clepsidra e Ex Machina trarão aos leitores brasileiros a coletânea Poemas de Horror Cósmico, cuja campanha de financiamento coletivo começa nesta quarta, 14 de junho!

A obra faz parte da segunda edição da Biblioteca Lovecraftiana Fundamental, que teve início em 2020 e tem como objetivo “disponibilizar no Brasil os mais importantes títulos de e sobre Lovecraft, de modo a garantir que o leitor se familiarize com suas principais facetas por meio de uma curadoria o mais certeira possível”. Além de Poemas de Horror Cósmico, a campanha vai financiar a reimpressão dos dois livros anteriores da biblioteca: Contos Reunidos do Mestre do Horror Cósmico e Mitologia Lovecraftiana.

Lovecraft escreveu mais de 350 poemas ao longo de vinte anos. Poemas de horror cósmico é uma seleção da sua obra poética mais elaborada e interessante, reunida em quatro partes temáticas por S.T. Joshi, reconhecido como a maior autoridade mundial nos estudos sobre o autor. Joshi também comenta esses poemas em notas e assina a introdução do livro. Essa é a maior reunião de poemas do autor já realizada em língua portuguesa: são 75 obras, a grande maioria delas inédita; um verdadeiro mergulho numa faceta tão fascinante quanto inexplorada do Cavalheiro de Providence.

É nesses poemas que vemos o nascimento do cosmicismo de Lovecraft, seus acenos aos horrores tradicionais (como seu longo poema narrativo sobre lobisomens), suas homenagens a grandes mestres do horror, como Edgar Allan Poe e Clark Ashton Smith, além de facetas inesperadas, como sua exploração um tanto lírica e mesmo onírica por localidades pelas quais nutria grande afeto.

Conforme as metas estendidas forem alcançadas, o número de poemas ainda pode aumentar, chegando a 96. O livro será encadernado em capa dura, com arte de Ricardo Ribeiro. A tradução é de Alexandre Barbosa de Souza.

Confiram a campanha completa, as recompensas e os materiais adicionais que serão acrescentados a cada meta estendida batida no Catarse!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *