Guerra dos Satélites (1958)

5
(1)

Guerra dos Satélites
Original:War of the Satellites
Ano:1958•País:EUA
Direção:Roger Corman
Roteiro:Irving Block, Lawrence L. Goldman, Jack Rabin
Produção:Roger Corman
Elenco:Dick Miller, Susan Cabot, Richard Devon, Eric Sinclair, Michael Fox, Robert Shayne, Bruno VeSota, Mitzi McCall, Roy Gordon

“… O aviso do espaço sideral era válido. Veio de uma inteligência superior. Uma inteligência capaz de transformar energia em matéria, e vice-versa… Estou acima do humano… Este satélite nunca mais voltará à Terra. Sua desintegração ao entrar em contato com a barreira de energia encerrará o Projeto Sigma e todos os projetos semelhantes que virão. As criaturas do seu planeta ainda não estão prontas para o espaço.”– Dr. Pol Van Ponder (clone alienígena)

Roger Corman é o eterno mestre dos filmes de horror e ficção científica de orçamentos minúsculos, efeitos práticos precários, cenários reaproveitados e histórias escapistas sem preocupação com lógica e conceitos científicos. E é exatamente por tudo isso que seus filmes são divertidos e cultuados. Guerra dos Satélites (War of the Satellites, 1958), dirigido e produzido por Corman, com fotografia em preto e branco e duração curta de apenas 66 minutos, é um dos primeiros de sua longa carreira e, para a sorte dos apreciadores do cinema de gênero antigo bagaceiro, está disponível no Youtube com a opção de legendas em português.

O cientista Dr. Pol Van Ponder (Richard Devon) é o líder do projeto espacial “Sigma”, que consiste em explorar o espaço com satélites tripulados. Porém, um misterioso campo de força destrutivo está impedindo a livre movimentação dos satélites, que explodem no espaço. Essa barreira de energia é controlada por uma raça alienígena hostil que não deseja a exploração espacial pela humanidade.

Com o fracasso do projeto e enfrentando grande pressão de opositores devido aos gastos excessivos e mortes dos exploradores voluntários, o cientista decide ele mesmo liderar uma missão, que inclui seus amigos Dave Boyer (Dick Miller, que esteve em vários outros filmes bagaceiros de Corman) e Sybill Carrington (Susan Cabot, de outras tranqueiras preciosas, como A Mulher Vespa).

Porém, o cientista é assassinado num acidente de carro causado pelos extraterrestres, que criam um clone de seu corpo para tentar sabotar a missão e impedir o sucesso do projeto, restando aos outros tripulantes do satélite descobrir sua real identidade e intenções, lutando por suas vidas, aumentando as fronteiras e eliminando os limites que impediam a exploração do Universo pela raça humana.

Roger Corman utilizou suas habilidades de cineasta e produtor oportunista e ágil para lançar Guerra dos Satélites em apenas algumas semanas, aproveitando o momento favorável de marketing gratuito na época, com o lançamento em 1957 do satélite Sputnik para orbitar a Terra. Um feito marcante para a humanidade, realizado pela antiga União Soviética durante a corrida espacial na Guerra Fria com os Estados Unidos.

O roteiro simples não tem compromisso com a ciência e é totalmente voltado para o entretenimento escapista. Os “astronautas” viajam em confortáveis poltronas reclináveis como turistas do espaço. Os efeitos práticos incluem miniaturas toscas de foguetes e satélites, cenários futuristas dos interiores das naves e salas de controle com os tradicionais e imensos painéis de comutação cheios de botões, interruptores, medidores e alavancas.

A narrativa é ágil, não perdendo tempo com futilidades, tanto que a metragem é bem curta, com pouco mais de uma hora de filme, que até poderia se confundir, devido a suas características similares, com um episódio estendido de séries cultuadas de TV do mesmo período, como “Além da Imaginação” (The Twilight Zone) ou “Quinta Dimensão” (The Outer Limits).

Curiosamente, tem até a participação não creditada do próprio Corman como um controlador de voo operando diretamente do solo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *