Memento Mori – Um Ensaio Para a Morte está em cartaz em São Paulo

0
(0)
Peça é apresentada às sextas-feiras
Peça é apresentada às sextas-feiras

Entrou em cartaz no último dia 6, no Teatro UMC, o espetáculo de teatro de sombras Memento Mori – Um Ensaio Para a Morte, produção do grupo teatral Companhia da Sombra com temática de horror. Inspirada nos clássicos da literatura gótica do século XIX e no cinema de horror da primeira metade do século XX, a peça fica em cartaz durante o mês de novembro, com apresentações todas as sextas-feiras às 23:00.

O espetáculo Memento Mori é uma espécie de caleidoscópio de imagens sinistras se desenrolando numa grande tela diante dos espectadores. Ainda que não haja propriamente uma narrativa definida, as silhuetas são reconhecíveis e ressoam no imaginário e crenças de quem assiste de formas muito particulares, cada espectador “compondo” sua própria história.

O diretor Rodrigo Emanoel Fernandes explica que “A iconografia do horror gótico é muito presente no nosso imaginário, independente do interesse que cada um possa ter pelo tema. Mesmo que você nunca tenha se interessado muito por filmes de horror ou temas do oculto, certamente você já especulou sobre a morte, sobre a possibilidade de continuar ou não existindo de alguma forma depois dela, já sentiu o medo do escuro e já teve a impressão de sentir presenças em lugares sabidamente vazios”, reflete. “Quando as atrizes projetam as sombras na tela estamos tentando atingir esses pontos de pressão no público e temos obtido resposta”.

Rodrigo conta ainda que Memento Mori foi inspirado em alguns dos autores mais pessimistas do gênero, como Sheridan Le Fanu e Edgar Allan Poe, mas a maior inspiração veio do autor americano Ambrose Bierce. “É uma constante em suas histórias espectros perdidos que vagam por uma espécie de limbo incompreensível, em perpétua desesperança. De uma forma ou de outra, nosso espetáculo mostra esse tipo de reflexão mórbida”.

O Memento Mori é a lembrança da morte. A terrível consciência da finitude que nos define como espécie. A Companhia da Sombra convida a todos a adentrar nas trevas para não apenas lembrar da morte, mas dançar com ela um melancólico bailado!

Serviço
Memento Mori – um Ensaio para a Morte
Classificação: 14 anos – Teatro de Sombras e Horror
Local: TEATRO UMC (Av. Imperatriz Leopoldina, 550 – Entrada pelo Boulevard Lateral do Fran`s Café)
Horários: Sextas-feiras às 23h (6/11, 13/11, 20/11 e 27/11)
Duração: 40 Minutos
Valor: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Telefone Da Bilheteria: (11) 2574-7749
Site de vendas: www.compreingressos.com
Site Do Teatro: www.teatroumc.com.br

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *