O compositor de trilhas sonoras Riz Ortolani faleceu hoje aos 87 anos, vítima de complicações relacionadas a uma bronquite. O compositor deixou uma grande marca no mundo do cinema, inclusive do horror, tendo sido responsável por trilhas para filmes giallo, westerns e exploitations, trabalhando com diretores como Lucio Fulci, Damiano Damiani, Ruggero Deodato, Vittorio De Sica e Pupi Avati.
Ortolani é bem conhecido por sua contribuição ao filme Holocausto Canibal, além de ser o responsável pela música More, trilha do documentário Mundo Cão, de 1962. O compositor ganhou um Grammy pela faixa, que foi regravada por Frank Sinatra, Judy Garland, Herb Alpert, entre outros.
Os trabalhos de Ortolani também foram usados em filmes mais recentes, como Kill Bill e Django Livre, de Quentin Tarantino. A faixa Oh My Love, cantada por sua esposa, Katyna Ranieri, faz parte da trilha de Drive, filme dirigido por Nicolas Winding Refn.
Além do trabalho com filmes, o compositor criou a Fundação Pesaro Riz Ortolani para promover a música através de bolsas de estudo, seminários, debates, concertos e exposições.
http://www.youtube.com/watch?v=kf1Vt6r-sj8
tadin dele.