Se você tem os amigos certos no Facebook e acompanhou boa parte do cinema B e Z das décadas de 80 e 90, já sabe a resposta. Talvez até reconheça o “homem do rosto largo” em algumas produções que tenha visto, mas provavelmente não entenda a sua importância para o gênero.
No último dia 30 de março, foi noticiado em diversas fontes que o ator faleceu em Pensacola, Florida, aos 64 anos. Como alguns sites anunciaram tardiamente o ocorrido, como ontem, houve quem pensasse que fosse mais uma brincadeira de “primeiro de abril“. Não foi. A confirmação foi de seu próprio agente – e amigo pessoal -, Jim Decker. Segundo o Pensacola News Journal, ele faleceu na segunda-feira à noite logo após ser hospitalizado, causando uma grande comoção entre os fãs.
Sua filmografia possui mais de 100 trabalhos, muitos do gênero fantástico. Sua primeira produção no estilo foi em 1987, com o thriller O Demônio da Noite, ao lado do veterano – e falecido em 2011 – Charles Napier. Depois ele se consagraria oficialmente ao exibir seu queixo característico em Maniac Cop, de 1988, no papel do oficial Matt Cordell. Ele também faria as duas continuações – a de 1990 e a de 1993 -, e teria papéis em Grotesk (1988), Altar do Diabo (1988), Soultaker (1990), Samurai Cop (1991), A Vingança dos Sapos Assassinos (1992), Zombiegeddon (2003), Vampire Blvd. (2004)…e muitos outros.
Z´Dar fez grandes filmes de ação também como Tango & Cash (1989) e Império do Crime (1991), além de participações em séries de TV como The Flash, em 1991. Seu último trabalho, ainda em processo de filmagem, foi Samurai Cop 2: Deadly Vengeance, com previsão de lançamento para este ano. Não se sabe se ele conseguiu concluir sua atuação.
Nascido em Chicago, Illinois, Robert J. Zdarsky era um frequente participante de convenções, sempre simpático e atencioso com seus fãs. Seu carisma e disposição para trabalhar – aceitava facilmente roteiros diversos – justifica todo esse sentimento pelo o que ele fez ao gênero.
Descanse em paz!
esse Robert eu acho que fez o presidiário maniaco que violenta um preso baixinho no filme A Fortaleza!o Christopher Lambert enche ele de porrada pra salvar e defender o preso que estava sendo violentado!
Esse ator de A Fortaleza é o Vernon Wells, que também foi o vilão Bennet, que parecia o Freddy Mercury no filme Comando Para Matar