![]() The Man and the Monster
Original:El Hombre y el Monstruo / The Man and the Monster
Ano:1959•País:México Direção:Rafael Baledón Roteiro:Alfredo Salazar, Raúl Zenteno Produção:Abel Salazar Elenco:Enrique Rambal, Abel Salazar, Martha Roth, Ofelia Guilmáin, Ana Laura Baledon, José Chávez |
Entre o final da década de 1950 e meados da seguinte, o cinema de horror gótico mundial recebeu a significativa e valiosa contribuição de muitos filmes mexicanos produzidos e estrelados por Abel Salazar (1917-1995), como O Morcego (The Vampire / El Vampiro, 1957), a sequência O Ataúde do Vampiro (The Vampire´s Coffin / El Ataúd del Vampiro, 1958), Black Pit of Dr. M (Misterios de Ultratumba, 1959), The Brainiac (El Barón del Terror, 1962), The Living Head (La Cabeza Viviente, 1963) e A Maldição da Chorona (The Curse of the Crying Woman / La Maldicion de la Llorona, 1963), entre outros.

Transtornado pela maldição que carrega, o pianista frustrado enfrenta uma terrível luta interna para não ceder à tentação de tocar o instrumento, enquanto exerce a função de professor para outra jovem pianista, Laura (também interpretada por Martha Roth). Para complicar a situação, o jornalista Ricardo Souto (Abel Salazar) surge para fazer uma reportagem sobre a moça como promessa de sucesso, e descobre o mistério que envolve a ocorrência de assassinatos brutais e o segredo do pianista amaldiçoado, apesar das dificuldades em convencer a polícia local sobre a verdade, através do oficial encarregado das investigações (José Chávez).
A caracterização do monstro é bem bagaceira, típica do cinema de baixo orçamento daquele período mágico do cinema fantástico. Mas, a diversão está garantida, entre outras coisas, justamente por esse trabalho tosco de maquiagem, onde o rosto e mãos deformados do pianista após a transformação lembram um lobisomem selvagem à procura de vítimas. Outros fatores que merecem destaque são a constante atmosfera de horror gótico num casarão sombrio e elementos do roteiro que nos remetem a uma mistura de Fausto com O Médico e o Monstro. Em Faust (1926), do alemão F. W. Murnau, temos a referência com oo acordo do músico com o diabo com consequências trágicas, e na clássica história Dr. Jekyll and Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson, que teve várias versões para o cinema como as de 1932 e 1941, temos a transformação do protagonista em monstro sempre após tocar uma partitura específica amaldiçoada.
























