O Segredo do Mal
Original:Secreto Matusita
Ano:2014•País:Peru Direção:Dorian Fernández-Moris Roteiro:Paco Bardales, Dorian Fernández-Moris, Ursula Vilca Produção:Dorian Fernández-Moris Elenco:Bruno Espejo, Lupita Mora, Eduardo Ramos, Willy Gutiérrez, Miguel Baldeón, Boris Sevelora, Rafael Pulgar |
Não importa quantas vezes a mesma história tenha sido contada. Se houver uma casa maldita, com um passado de morte e violência, haverá uma equipe de produção de um programa de investigação sobrenatural no local. Tentará transmitir a verdade através de um letreiro inicial sobre o material de filmagem ter sido encontrado (o que originou o termo “found footage“), e apresentará personagens que insistem em manter a câmera ativa em qualquer circunstância com a desculpa de que “as pessoas precisam saber o que aconteceu aqui“. O Segredo do Mal (no original Secreto Matusita) é uma produção peruana, desenvolvida pelos realizadores do terror Cemitério Geral, 2013, que não procura inovar em praticamente nada, deixando apenas o espectador com a sensação de estar em uma nova volta em uma montanha-russa assombrada que ele já conhece o percurso e os sustos que acontecerão ao longo.
Um casarão velho, localizado no centro de Lima, em frente ao consulado americano, é considerado macabro. Mortes no passado trouxeram assombrações para cada novo morador, na expressão de desespero e falta de perspectiva no início do documentário. Para dar um aspecto “real“, inclui-se cenas de erros de filmagem que se tornaram frequentes desde [REC], e a narração dos jovens que conseguirão comprar uma passagem para o lado de dentro, com o segurança avisando que só serão permitidas visitas à noite. Fabián Vasteri (Bruno Espejo) é o idealizador da aventura e também o apresentador do programa “Mundo Sobrenatural” (que será entregue como um projeto final da faculdade), contando que a casa, conhecida como “Matusita“, esconde um passado perverso, uma vez que serviu de moradia para uma bruxa que teria sido queimada viva numa estaca e amaldiçoado o local. Assim, aqueles que ousaram comprar ou alugar o terreno foram influenciados por forças malignas a cometer crimes violentos – tendo como exemplo os últimos moradores, uma família de japoneses, de sobrenome “Matsushida” (daí se originou o apelido da morada).
Além de Fabian, a equipe é composta pela co-produtora Jimena (Lupita Mora) e o cinegrafista Luis (Eduardo Ramos). O trio convida um vidente (Willy Gutiérrez) para participar da investigação, servindo ao espectador como uma ponte de identificação dos fenômenos ocorridos. Espalham câmeras pelos cômodos – com algumas aparições ao fundo – e visitam cada ambiente, provocando as entidades a se manifestarem. Móveis começam a se agitar, uma criança fantasma cruza pela imagem da câmera, uma mulher com os olhos brilhantes é vista nos corredores. Tudo está devidamente no roteiro dessa e de outras produções similares, com a repetição da fórmula em cada frame até mesmo na primeira morte de um personagem. Quem viu Fenômenos Paranormais, Equipe Caça-Fantasmas, The Speak e tantos outros, já sabe o que vai acontecer e como tudo irá terminar.
Alguns efeitos até são interessantes, e os responsáveis tentam manter o público acordado a todo momento, evitando aqueles bocejos do estilo. Há também um toque macabro quando há menção do que acontecera a um bebê, com o seu choro sendo ouvido em seu quarto como uma provável causa das ações drásticas do patriarca japonês. Contudo, não são suficientes para justificar uma conferida. Nem mesmo a curiosidade em assistir a um filme de terror peruano, já que o sonolento La Entidad, de 2015, de Eduardo Schuldt, e o próprio trabalho anterior do diretor já foram disponibilizados na Netflix.
Sendo assim, só arrisque conhecer O Segredo do Mal se o subgênero dos found footage não tenha sido explorado por você antes. Caso contrário, procure por opções melhores no nosso guia do estilo, clicando aqui.
Filme muito bom em se tratando de temática já bastante desgastada, mas esse filme entrega bem o terror de forma simples, com baixo orçamento e sendo de origem peruana é uma grata surpresa! Considero muito melhor que outros filmes mais “elaborados e cheios de efeitos” que não entregam nada! Nem um medo sequer!