O Reflexo do Mal
Original:The Reflecting Skin
Ano:1990•País:Canadá, UK Direção:Philip Ridley Roteiro:Philip Ridley Produção:Dominic Anciano, Ray Burdis Elenco:Jeremy Cooper, Viggo Mortensen, Lindsay Duncan, Duncan Fraser, Sheila Moore, David Longworth, Robert Koons, David Bloom, Evan Hall, Codie Lucas Wilbee, Sherry Bie, Jason Wolfe, Dean Hass. Guy Buller |
“Algumas vezes, coisas horríveis acontecem de forma bastante natural”
Filmes do gênero fantástico são alegóricos por natureza. Das ficções científicas distópicas e seus robôs, alienígenas e insetos gigantes, até os longas de horror com situações sobrenaturais que escondem seres humanos atormentados, o cinema sempre se utilizou de vários expedientes como metáforas para problemas e dilemas reais e concretos. Em O Reflexo do Mal, uma pequena pérola anglo-canadense esquecida pelo tempo, não é diferente, num belo filme que pode ser interpretado como uma reflexão mística, lírica, simbólica da infância e da perda da inocência em forma muitas vezes de sonho… ou pesadelo.
O britânico Philip Ridley (Marca da Vingança, Paixões na Floresta) dirige e assina o roteiro sobre um garoto de nove anos, Seth Dove (Cooper), que vive na região rural de Idaho com sua mãe autoritária e de modos brutos (Moore) e seu catatônico e reservado pai (Fraser), enquanto seu irmão mais velho (Mortensen, de Leatherface: O Massacre da Serra Elétrica 3 e O Senhor dos Anéis) luta na Segunda Guerra Mundial. O longa acompanha as travessuras do garoto e seus amigos em cenários idílicos (Ridley fez questão de pintar à mão os trigais da região de um amarelo vivo, berrante). O alvo preferido dos meninos é Dolphin Blue (Duncan), uma mulher inglesa que vive isolada em uma casa nos arredores. Quando o pai de Cooper lê um romance barato sobre vampiros, Cooper imediatamente associa a figura mítica à Dolphin, crendo de fato que a coitada é uma vampira. Acontecimentos inusitados como a chegada de uma gangue de jovens de óculos escuros e vestidos de preto em um Cadillac e o desaparecimento de crianças na região completam o cenário de eventos que de tão estranhos, parecem de fato, obra sobrenatural. Mas não se engane, O Reflexo do Mal trata seus personagens e situações de maneira ultrarrealista, causando, inclusive, uma espécie de estranhamento no espectador, tamanha teatralidade nas atuações e na mise-en-scène. Não por acaso, Ridley trabalhou muito mais nos palcos ingleses do que no cinema. Tematicamente ambicioso, há espaço para discussões de fundo religioso e moral, revelando, por exemplo, a tormenta da homossexualidade reprimida pelo pai de Seth.
Fotografado com a excelência característica de Dick Pope, o filme é permeado por uma atmosfera intensa e constante de caráter onírico e lúgubre, já que estamos vendo o filme pelos olhos do menino Cooper. Cada plano poderia ser emoldurado como uma pintura em tela, tamanho cuidado e perfeição nos enquadramentos. E é justamente seu desfecho, de uma força e significado ímpares, que encerra todo o belo simbolismo desse horror gótico moderno.
Baixei esse filme aleatoriamente e me surpreendi com a fotografia magnífica e o enredo peculiar. Vale muito a pena, mas queria algumas explicações sobre algumas alegorias do filme que ficam em aberto.
Lembro de ter assistido a este filme por volta de 1993 ou 1994 na TV Cultura. É um filme angustiante, tenso o tempo todo devido situações próximas a realidade. Os personagens são perturbados, amargos e mesmo as crianças e suas “brincadeiras”com requintes de crueldade(a cena do sapo é bem perturbadora, por isso difícil esquecer) são o cenário de desalento, falta de perspectivas e mudanças mais animadoras somadas a apatia, falta de compreensão e humanidade.
O cara fez uma crítica sem se estender muito eu consigo entender o filme parabéns porque algumas críticas no site são muito longas pra encher linguiça
Ótimo para preguiçosos
Nunca tinha ouvido falar desse filme, mas me deu vontade de assisti-lo agora!
É um filme pertubador, mas reflexivo. As belas paisagens contrastam com a apatia, crueldade e tristeza de quem vive em uma cidade pacata e bucólica.