Você Deveria Ter Partido (2020)

3.3
(13)

Você Deveria ter Partido
Original:You Should Have Left
Ano:2020•País:EUA, UK
Direção:David Koepp
Roteiro:David Koepp, Daniel Kehlmann
Produção:Kevin Bacon, Jason Blum, Dean O'Tool
Elenco:Kevin Bacon, Amanda Seyfried, Avery Tiiu Essex, Colin Blumenau, Lowri Ann Richards, Joshua C Jackson, Eli Powers

Mudar de país e tentar uma vida nova pode ser complicado se você não conseguir se desprender de seu passado. Kevin Bacon estrela este terror psicológico repleto de lugares-comuns, com uma premissa já revisitada à exaustão no subgênero “família se muda para uma casa estranha“, mas que traz um novo fôlego pela possibilidade metafórica sem apelar o tempo todo para sustos fáceis. A boa aceitação – não suficiente para tornar o trabalho inesquecível – também acontece pela presença sempre interessante de Amanda Seyfried (A Garota da Capa Vermelha e 12 Horas), que cria um curioso contraponto com o seu par. E vale uma espiada por envolver novamente a parceria entre Kevin Bacon e o diretor David Koepp, que, em 1999, resultou no ótimo Ecos do Além.

Baseado em um romance de Daniel Kehlmann, o enredo, também roteirizado por Koepp, traz um Bacon mais velho, interpretando o banqueiro Theo, casado com a atriz Susanna (Seyfried), bem mais nova do que ele, e pai da pequena Ella (Avery Tiiu Essex). Ciumento, bastante evidente em duas cenas – quando ele a visita no set de filmagem no dia em que ela está tendo um momento quente; e quando resolve espionar as mensagens recebidas -, Theo ainda precisa conviver com o passado trágico envolvendo a morte de sua ex-mulher na banheira, e que o levou a julgamento pela justiça e pela sociedade, ganhando apenas na primeira.

Assim, com o apoio da esposa, eles se mudam para um casarão isolado no País de Gales, na busca de discrição e paz. Como era de se imaginar, coisas estranhas começam a acontecer antes mesmo que eles consigam visitar toda a morada; e não conseguirão, pois ela é imensa e mutável. A partir de sombras sinistras, portas que se abrem para o nada e às vezes para longas escadarias, desproporcionais ao tamanho da casa, e quartos que trazem fotografias e passagens do tempo não percebidas, Theo é ainda atormentado por pesadelos constantes, usando os áudios de ajuda e sua agenda como maneiras de relaxar.

A situação se aperta quando ele encontra recados em sua agenda, como um que serviu ao título do filme, e a filha desaparece em meio ao labirinto de portas e salas, e até para uma versão sua envelhecida e que traz a terrível lembrança à tona. Haverá o dono de um mercadinho que irá apresentar a mitologia da morada e até uma relação com pessoas que são obrigadas a ficar lá para sempre – “não é você que encontra a casa, e ela que a encontra” -, mas tudo funcionando como um simbolismo ao seu próprio trauma e ao passado que sempre encontra meios de torturá-lo, como se lá fosse um reflexo de seu subconsciente.

Mesmo com uma certa profundidade, principalmente no referente ao encontro consigo mesmo e o amadurecimento de um acontecimento que irá acompanhá-lo por toda vida, Você Deveria Ter Partido peca em sua realização como filme de horror, diferente do longa de 1999. Pouca coisa realmente assustadora acontece, e essa confusão entre pesadelo e realidade, portas e salas escuras já não empolgam mais. E o final também é bem morninho, deixando o infernauta com a sensação de que faltou alguma cena ali, um clímax, algo que pudesse fechar a trama de maneira mais intensa e surpreendente.

Ainda assim, é um filme que pode despertar o interesse, pelo elenco e realização. Porém, será facilmente esquecido pouco tempo depois, diferente do trauma do protagonista.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

6 thoughts on “Você Deveria Ter Partido (2020)

  • 08/12/2023 em 03:20
    Permalink

    Você foi gentil em tua resenha. O filme é uma porcaria! Não segue um foco e o desenvolve, nem em relação ao ciúme, a dinâmica da casa, ou o vilarejo. Nada é aprofundado. A culpa dele e o segredo não nítidos desde o começo, causando zero surpresa e suspense. E o final? Nem chamo aquilo de final. Parece uma cena mal feita e às pressas só para irem tomar um porre. E, por falar em porre, deveria ser o “adjetivo” oficial do filme.

    Resposta
  • 13/05/2021 em 13:45
    Permalink

    Fui com a expectativa alta, até pelo fato de ser produzido pela Blumhouse e com a direção e roteiro do David Koepp. Infelizmente me decepcionei muito, filme fraco, atuações decepcionantes, e confuso em alguns momentos. O diretor tinha uma premissa interessante em mãos, mas não soube executar da melhor forma, que pena.

    Resposta
  • 08/09/2020 em 21:24
    Permalink

    A trama não chega a lugar nenhum. Fraco!

    Resposta
  • 31/07/2020 em 14:23
    Permalink

    Poxa pena não falarem bem do filme. Estava na expectativa.

    Resposta
  • 22/07/2020 em 19:59
    Permalink

    Já tinha achado Ecos do Além tão sem sal… vontade zero de conferir esse.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *