Poltergeist III: O Capítulo Final (1988)

4.1
(12)

Poltergeist III: O Capítulo Final
Original:Poltergeist III
Ano:1988•País:EUA
Direção:Gary Sherman
Roteiro:Gary Sherman, Brian Taggert, Steve Feke
Produção:Barry Bernardi
Elenco:Heather O'Rourke, Tom Skerritt, Nancy Allen, Zelda Rubinstein, Lara Flynn Boyle, Kipley Wentz, Nathan Davis, Joey Garfield, Meg Thalken, Catherine Gatz

Não seria o último filme da franquia. A própria protagonista mirim, Heather O’Rourke, que interpreta Carol Anne, chegou a dizer que estaria em um provável Poltergeist IV, mas sua morte prematura, em fevereiro de 1988, quatro meses antes do lançamento nos cinemas, somado ao fracasso de público e crítica, impediram que uma nova produção fosse desenvolvida. Os produtores não sabiam como lidar com a tragédia, sendo cogitada a possibilidade até de adiamento sem previsão, mas optaram por honrar a pequena e seus familiares, como uma homenagem por seus esforços. Contudo, alimentou teorias de que várias cenas foram regravadas em fevereiro e março, sem que tenha um final adequado – e é essa realmente a impressão transmitida; é bem provável que uma dublê da atriz tenha sido utilizada na última cena, justificando até mesmo o corte abrupto antes dos créditos finais. A maldição de Poltergeist tinha feito sua principal vítima.

Nos anos 90, voltaram a falar sobre um novo filme. Desta vez, seria uma prequel, contando a trajetória do vilão das continuações, o reverendo Henry Kane, e suas ações, que levaram seus seguidores a cometer suicídio no local onde a família Freeling iria morar. Houve também a sugestão de um roteiro escrito por Martin Casella, que interpretou Marty no original (o rapaz que arranca o rosto no espelho), principalmente depois dele ter se iniciado na função com Estranhos na Noite (1995). Porém, esse filme foi tão mal recebido que não somente descartaram essa ideia como praticamente impediram que Casella voltasse a escrever novos roteiros. Por fim, Poltergeist IV voltaria a ser cogitado em outubro de 2005, a partir de um roteiro escrito por Clint Morris, ignorando os eventos do terceiro filme. Poltergeist: Kayeri traria de volta Craig T. Nelson, o pai da família Freeling, estabelecendo o elo com os dois primeiros filmes. Com a MGM sendo adquirida pela Sony, o projeto acabou sendo deixado de lado.

Não se sabe o porquê desse interesse absoluto da MGM pelo fenômeno, mesmo sabendo que nenhuma das continuações seria capaz de repetir o sucesso do original. Em 1989, o estúdio teve interesse em produzir uma série de TV, com 90 episódios, com o valor de US$ 60 milhões. A ideia seria resgatar atores dos três filmes, mostrando que as assombrações não iriam deixá-los em paz ainda que estivessem distantes. Apesar dos intentos, o máximo que a MGM conseguiria dar luz verde seria uma série que apenas usaria o nome, mas sem relação alguma com os longas. Poltergeist: O Legado teve quatro temporadas, entre 1996 e 1999, com 88 episódios.

Observando os problemas de Poltergeist II e III, fica difícil entender essa vontade de dar continuidade à mitologia. O terceiro filme é quase uma produção independente, ainda que tenha a participação de O’Rourke e Zelda Rubinstein, mais uma vez interpretando Tangina. Mas é incrível como a própria sensitiva praticamente foi introduzida no roteiro apenas como um reconhecimento de personagem, já que ela mais uma vez não tem quase nenhuma importância que não seja falar sobre o amor familiar, transmitir informações pela mente (algo como a conversa entre Dick Hallorann e Danny Torrance em O Iluminado) e dar um colar poderoso que recebera do nativo Taylor (Will Sampson, falecido após o segundo filme). Ela ainda teve papel reduzido pelo falecimento da mãe durante as filmagens, o que obrigou o diretor Gary Sherman a filmar todas as suas cenas de uma vez.

Poltegeist III abandona as casas de subúrbio para se ambientar no luxuoso edifício John Hancock Center, em Chicago. Carol Anne (O’Rourke) foi passar uns tempos com a irmã de Diane (JoBeth Williams), Patrícia (Nancy Allen, da franquia Robocop), seu marido Bruce (Tom Skerritt, de Alien, o Oitavo Passageiro), e a prima Donna (Lara Flynn Boyle, de Twin Peaks). Segundo o roteiro de Sherman e Brian Taggert, Carol Anne estaria residindo ali pela proximidade de uma escola para superdotados, enquanto Patrícia acredita que a família apenas queria se livrar da pequena, sem ter conhecimento do passado de fenômenos sobrenaturais. Na verdade, é apenas uma desculpa para compensar a ausência dos atores que não quiseram retornar para seus papéis, o que ocasiona uma falha de conceito, uma vez que Tangina havia dito que a união familiar era importante para afastar o Mal absoluto.

Acompanhada por um psicólogo, Dr. Seaton (Richard Fire), que acredita que tudo o que aconteceu foi devido ao poder de convencimento da pequena – algo como um delírio hipnótico -, Carol Anne logo começa a perceber que Kane (Nathan Davis substituindo o falecido Julian Beck) a encontrou, aparecendo em reflexos dos vidros e espelhos, tanto os dos corredores quanto do elevador. Kane tenta utilizar o recurso para atrair a garotinha, ajudada mentalmente por Tangina (“quebre o espelho“, leia com a voz de Zelda), enquanto reproduz nos reflexos ações independentes de suas contrapartes, em efeitos interessantes. Donna é convencida por Carol a se encontrar com os amigos para curtir a piscina do hotel, mas testemunha pelos monitores de vídeo a pequena sendo atraída para o estacionamento.

É ali, em uma poça, que Carol Anne será puxada por mãos demoníacas para o Outro Lado, juntamente com Donna e seu namorado Scott (Kipley Wentz), enquanto Tangina irá de voo até o local para tentar impedir mais uma vez as ações da entidade. Sabe-se lá como ela conseguirá chegar ao apartamento, sem precisar se identificar na portaria. A partir dos reflexos é que se percebe o quanto o enredo se espelhou (sem trocadilhos) na obra “Alice Através do Espelho“, de Lewis Carroll, ao mostrar o ambiente como uma dimensão paralela. Donna e Scott retornam de sua experiência como entidades malignas, ocasionando, inclusive, a morte de um personagem importante. Aliás, esse é o primeiro filme da franquia onde personagens morrem devido às assombrações; no segundo filme, apenas a avó falece de causas naturais.

Sem esqueletos reais desta vez, as curiosidades que envolvem a produção se baseiam em versões alternativas e na pós-produção. No começo de 1988, os realizadores resolveram refilmar algumas sequências que não estavam muito boas, incluindo uma alteração no final. Segundo as trívias, a morte de Heather O’Rourke impediu que a ideia fosse realizada – e, convenhamos, seria muito melhor do que a que foi disponibilizada. Nele, Patrícia entraria “no outro lado” e encontraria Carol Anne, Donna, Scott, Bruce e Tangina congelados. Ela começaria a ficar também, enquanto Kane apareceria para pegar o colar. Declarando seu amor à família, o que contraria boa parte de suas ações no filme, ela libertaria Tangina, que iria propor ao vilão sua condução à Luz. Ao tocar no colar, Kane iria ter o rosto rachado e explodiria, libertando todos e matando Tangina, enquanto provoca uma forte tempestade no edifício. Na cena final, Carol Anne veria o reflexo de Tangina sorridente no espelho, acenaria e derramaria uma lágrima.

O final que foi gravado não agradou ao público. Com uma bilheteria pouco acima dos U$14 milhões, para um filme que custou dez, Poltergeist III foi detonado pela crítica. Seus envolvidos nem sequer podiam dar entrevistas para comentar o lançamento pois acabariam esbarrando em perguntas sobre Heather O’Rourke. Assim, não houve um grande investimento na divulgação, como acontecera com os outros, para não transmitir uma ideia oportunista. Contudo, o tal interesse em fazer mais um rondou o estúdio por décadas até o lançamento da refilmagem em 2015, dirigida por Gil Kenan. Também não conquistou os méritos do original, mostrando mais uma vez a força da maldição Poltergeist.

É difícil realmente defender O Capítulo Final. Talvez poderia funcionar como uma assumida produção independente, sem referências ao universo desenvolvido em 1982, mas tem uma graciosa Heather O’Rourke com o rosto inchado e a volta da médium e do vilão Henry Kane. As assombrações – da TV, do telefone de brinquedo e dos espelhos – se despediram em um melodrama que não empolga, não assusta, nem impressiona. Serve apenas como curiosidade para acompanhar o último filme de uma atriz com muito potencial para a fama, mas que partiu docemente para o Outro Lado para finalmente auxiliar as almas perdidas a encontrar a Luz.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

3 thoughts on “Poltergeist III: O Capítulo Final (1988)

  • 11/04/2024 em 17:02
    Permalink

    Gostei filme. Não é igual ao primeiro que é o melhor mesmo. Mas gostei do primeiro e do terceiro. A história do terceiro foi boa. Exploraram bem a história que foi contada. Bom, mas só o final que foi bem criticado porque ela morreu. E o diretor queria que mostrasse o rosto dela pro imaginar a continuação pro quarto. E assim como ela morreu, colocaram outra criança loira também de costas. Mas não mostrar outro rosto de outra pessoa, outra atriz mirim que não fosse, pra não pensar que já era outra pessoa. Acho que o final foi bom. Na narrativa da história desse filme Poltergiest 3 eles (o elenco e o diretor do filme que nesse é ultimo sendo o terceiro que era mais o Diretor Steven Spielberg) juntos explicaram o final dando assim a resposta pro público, mas todos sabiam já que não ia mais ter o quarto filme seguinte. E terminando tudo resolvido e a tia dela falou que a Tangina salvou todos e ela foi embora com o Kenny. Era uma atriz maravilho e no terceiro ela era adolescente já e então o trabalho dela na interpretação como atriz, achei que ela fez muito bem e naturalmente. Uma pena que faleceu. Ia ser uma promessa na área da arte dramática. Ela fez comerciais e acho que alguma série que li na internet e o único filme que é uma atividade profissional maior foi o Poltergeist 1,2 e o 3.

    Quem quiser escrever pra mim pode escrever pro meu e-mail pra comentar e ter uma amizade. Meu e-mail: andersonandredossantos1979@outlook.com

    Abraço!

    Resposta
  • 19/03/2023 em 17:13
    Permalink

    O suposto final de Poltergeist III citado na matéria realmente existe – e pode ser encontrado (olha só) no Youtube. Ao que parece, mas não sei dizer se procede, esse final seria o original, filmado antes da morte da pequena Heather O’Rourke. No entanto, por alguma razão decidiram colocar um final regravado após seu falecimento, onde de fato, a menina vista apenas de costas no colo de Nancy Allen é outra atriz. Partircularmente, achei o suposto final original com a própria Heather muito melhor e mais adequado como homenagem à honrar seu último filme, mas não foi o final utilizado. Poltergeist III realmente não chega perto do original mas ainda tem seu valor pela atuação de Heather O’Rourke. Absurdo mesmo (na minha humilde opinião) foi fazerem um remake de Poltergeist em 2015. O original de 1982 é único e insuperavél e até mesmo as sequências II e III acabam ganhando lugar único ao encostarem no original de Steven Spielberg pelo uso do elenco principal. Parabéns Boca do Inferno pelo excelente trabalho de propiciar as melhores críticas e resenhas de filmes do gênero. Um site obrigatório e referencia na web.

    Resposta
    • Avatar photo
      20/03/2023 em 20:12
      Permalink

      Realmente, o final alternativo está disponível no youtube. Não tinha visto até então e sinceramente achei bem melhor do que o escolhido para o cinema. Pelo menos o combate com o vilão não parece tão acelerado, feito às pressas. De qualquer forma, é um ótimo registro e tornam a experiência com o filme bem melhor.

      Para quem quiser conferir: https://www.youtube.com/watch?v=YmKqz1FZNBY

      Abraços, Carlos!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *