O Segredo de Mary Reilly (1996)

5
(11)

O Segredo de Mary Reilly
Original:Mary Reilly
Ano:1996•País:EUA, UK
Direção:Stephen Frears
Roteiro:Christopher Hampton, Valerie Martin
Produção:Norma Heyman, Nancy Graham Tanen, Ned Tanen
Elenco:Julia Roberts, John Malkovich, George Cole, Michael Gambon, Kathy Staff, Glenn Close, Michael Sheen, Bronagh Gallagher, Linda Bassett, Henry Goodman, Ciarán Hinds

O Segredo de Mary Reilly é baseado num livro de Valerie Martin, que aproveita a história do O Médico e o Monstro (livro de Roberto Louis Stevenson) e o transcreve sob a ótica da empregada doméstica Mary Reilly. No século 19, a empregada Mary trabalha com um pequeno grupo de empregados na casa do rico e conceituado médico Dr. Jekyll. Solitário e envolvido em suas pesquisas, Dr. Jekyll acaba se afeiçoando a Mary enquanto tenta obter uma fórmula para aplacar uma doença que o aflige. Nesse processo de “cura”, o médico dá vazão a seu outro eu, Mr. Hyde, um sociopata impiedoso que coloca em risco a vida de todos ao seu redor.

Enquanto Dr. Jekyll demonstra carinho, Mr. Hyde expressa apenas volúpia e prazer pela jovem Mary. Esta, por sua vez, mantém uma relação de confiança e, por não dizer, amor com Dr. Jekyll, ao passo que sente asco e tem medo de Mr. Hyde.

Mary também tem seus próprios demônios internos, já que possui diversas marcas no corpo e um histórico de abuso que a faz retraída e frágil.

Como se pode perceber, o filme é baseado no delicado relacionamento entre esses personagens e grande parte do suspense e do horror descobrimos pelos olhos de Mary. O filme tem raros momentos sanguinolentos e algum drama filosófico, o que pode desagradar os fãs do terror mais direto, mas pode agradar quem procura um thriller clássico, com bons diálogos e interpretações.

Também pudera, o filme é dirigido pelo grande Stephen Frears que, para citar apenas alguns de seus acertos, assinou O Traidor (1984), Ligações Perigosas (1988) e Os Imorais (1990). Julia Roberts interpreta a criada Mary, num momento de sua carreira em que buscava o reconhecimento artístico além do popular, que ela já havia conquistado com o sucesso estrondoso de Uma Linda Mulher em 1990. A atriz está ótima, amparada pelos excelentes desempenhos de John Malkovich e Glenn Close, que trabalharam junto com Frears em Ligações Perigosas.

O Segredo de Mary Reilly tem ótimos momentos mas também tempos lentos que exigem um pouco mais de esforço do espectador atual acostumado a edições mais aceleradas, mas quem der uma chance ao longa certamente não sairá decepcionado ao final da projeção, já que a história clássica está toda lá, emoldurada por uma visão realista e bastante apurada de um cineasta peculiar.

Curiosidade: Michael Sheen, em começo de carreira, faz o papel de um dos empregados da casa. Dentre outros trabalhos, vocês vão se lembrar dele como o anjo da série Belas Maldições (2020).

Em tempo: filme disponível na HBO Max.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *