Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988)

3.1
(12)

Super Xuxa Contra o Baixo Astral
Original:Super Xuxa Contra o Baixo Astral
Ano:1988•País:Brasil
Direção:Anna Penido, David Sonnenschein
Roteiro:Anna Penido, Antônio Calmon, David Sonnenschein
Produção:Diler Trindade
Elenco:Xuxa, Guilherme Karam, Nair Amorim, Tuca Andrada, Manfredo Bahia, Fabrício Bittar, Thaís Bordalo, João Brandão

Muito mais conhecida por seu trabalho como ativista ecológica, a carioca Anna Penido foi a responsável por roteirizar e dirigir o primeiro filme solo e infantil da eterna rainha dos baixinhos, a Xuxa, em 1988. Apesar de muitos adultos hoje em dia torcerem o nariz para o título, verdade seja dita de que Super Xuxa Contra o Baixo Astral foi um dos filmes mais assistidos no Brasil no final da década de 1980. A ideia para o roteiro surgiu como resultado da tese desenvolvida por Anna na Universidade da Califórnia. Em um mundo de fantasias, Xuxa acaba conhecendo muitos seres fantásticos que a ajudam a resgatar seu cachorrinho, o Xuxo, que foi sequestrado pelo Baixo Astral. Um destes amigos é a lagarta Xixa, que foi dublada por Kátia Moraes. Anna não dirigiu outros filmes, mas continuou sua luta pelo meio ambiente. Entre os trabalhos desenvolvidos por ela nos anos seguintes estão a cobertura da ECO-92 e o videoclipe Planeta Água, de Guilherme Arantes.

Pode parecer exagero, mas Super Xuxa Contra o Baixo Astral foi a terceira maior bilheteria brasileira em 1988 com um público total de 2,8 milhões de pessoas nos cinemas nacionais. Para se ter uma ideia, o filme da Xuxa teve um público maior do que Robocop – O Policial do Futuro (Robocop, 1987). Além da exibição doméstica, a Columbia Tri Star lançou Super Xuxa em toda a América Latina, assim como Portugal, França e Canadá, gerando uma série de produtos como brinquedos, álbuns de figurinha e trilha sonora, que por sinal ganhou Disco de Ouro.

Visto hoje, claro que o filme possui diversos defeitos, a começar pelo elenco. Apesar de esforçada, Xuxa está caricata. Mas não se deve culpá-la ou acusá-la de ser uma atriz ruim. Ela não é atriz e dentro desta leitura, as caras e bocas da personagem são o que se podia esperar. A crítica massacrou o filme. Puro exagero. Super Xuxa tem o mérito de trazer uma produção que funciona para o público infantil em uma época na qual, com exceção de títulos dos Trapalhões, as únicas produções infantis vinham dos Estados Unidos.

O filme acompanha as aventuras de Xuxa, que é uma apresentadora de TV. Preocupada com o meio ambiente, ela está sempre pedindo para as crianças cuidarem da natureza ou pintarem muros pichados. Enquanto isso, nos esgotos da cidade, Baixo Astral (Guilherme Karan) não está nada feliz com as crianças cantando e pintando os muros com arco-íris e, para se vingar, ele decide sequestrar o cachorro de Xuxa, o Xuxo. Ela então sai em busca do cãozinho em uma dimensão paralela conhecida como Alto Astral.

Na sua missão, Xuxa vai conhecer muitos seres mágicos, como a lagarta Xixa, a Vovó Cascuda (a veterana atriz Henriqueta Brieba), os lango lango, a Almofadona (Sandra de Sá), as pulgas do Xuxo e o Rafa (Jonas Torres), que começa como um ajudante do Baixo Astral, mas depois passa a ajudar nossa heroína. Claro, tudo embalada por muitas canções, com destaque para a música “Arco-Íris”, composta também pela diretora Anna Penido em parceria com Michael Sullivan e Paulo Massadas.

Após este filme, Xuxa se envolveu em outras produções, como A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989), Lua de Cristal (1990), O Mistério de Robin Hood (1990), Popstar (2000), Xuxa e os Duendes (2001), entre outros.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.1 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

6 thoughts on “Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988)

  • 28/04/2023 em 01:23
    Permalink

    Eu nao entendi o que esse filme tem a ver com o site os anos 80 tem pérolas e tem esses filmes horrível ,labirinto e um clássico como história sem fim ou o mágico de Oz ,mas não esse tipo de filme com a Xuxa fazendo voz de criança lamentável

    Resposta
  • 13/02/2023 em 16:27
    Permalink

    Lixo total e absoluto. Um merda tão grande que deveria ser destruida todas as copias desta bagaceira brasileira. Eu assisti Robocop e quando vi o cartaz desta bosta quase cuspi nele. Quando passou na TV tive a brilhante ideia de assistir esta diarréia. Passei mal nos 10 primeiros minutos. Mudei de canal e consegui preservar minha sanidade mental. [retirado trecho machista do comentário]

    Resposta
    • 05/04/2023 em 15:30
      Permalink

      Nossa, cara, procure um psicólogo, vai te ajudar a levar a vida com mais alto astral KKKKKKKK

      Resposta
  • 17/10/2022 em 00:07
    Permalink

    todo mundo que foi moleque nos anos 80 assistiu esse filme, eu mesmo vi na estreia no cinema. só uma curiosidade : anos mais tarde depois de velho é notei que o filme é uma cópia descarada de Labirinto a magia do tempo, filme de David Bowie e jeniffer conelly.

    Resposta
  • 11/10/2022 em 08:49
    Permalink

    Uma das gigantescas bombas do cinema nacional.

    Resposta
  • 11/10/2022 em 06:14
    Permalink

    Nossa,pura nostalgia! Lembro da minha mãe me levando pra ver esse filme no cine Marabá(centro de SP)

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *