Os bonecos macabros dos filmes de terror

4.5
(4)

Não é novidade que ao longo de anos o cinema vem nos presenteando com longas-metragens que envolvem bonecos assassinos e/ou possuídos. Conseguimos pensar de cabeça em figuras icônicas como Chucky, Annabelle, Billy de Jogos Mortais (2004), entre outros.

Também há aqueles que não são tão conhecidos, como o Billy de Gritos Mortais (2007), as bonecas de Bonecas Macabras (1987) e até mesmo a família de Chucky, Tiffany e Glenn. Por conta da enorme popularização de bonecos representando o mal, muitos de nós tínhamos medo deles quando éramos crianças. Por outro lado, uma grande parte dos fãs da cultura pop é apaixonada pelos bonecos dos filmes de terror.

Esse é o caso de Fabrício Abreu (39), de Campinas. O bancário produz bonecos Good Guy (marca do boneco Chucky) extremamente fiéis aos do filme. Para fazer com que o boneco tivesse exatos 75cm como nos filmes, o bancário usou a imagem de sua televisão como referência: “Eu tinha uma imagem do Chucky em que ele estava bem de frente, e a aumentei para o tamanho de 75cm. Através daquilo, comecei a trabalhar’’.

Para ter uma noção do formato da roupa e do corpo, ele usou sacos plásticos de mercado para vestir o boneco, que eram colados com fita adesiva. Quem é fã do Chucky sabe que suas roupas são bem detalhadas, e por isso Abreu levou todos os desenhos da roupinha do boneco a uma costureira, para o resultado ficar o mais realista possível. “Eu dei os tecidos para ela e perguntei se era difícil de fazer, e ela disse que não e que nem precisava ficar com o manequim, só iria tirar as medidas dele e já sabia como trabalhar com aquilo. Na hora que ela me mostrou o resultado, até chorei. Ficou incrível“.

O boneco perfeito só nasceu depois de seis meses de trabalho. Durante esse tempo, ele não teve apoio algum da família, que acreditava que a produção dos bonecos era perda de tempo e que não iria dar em nada. Ainda bem que ele não desistiu! Abreu também compartilhou sua memória afetiva com o boneco: “Quando eu era pequeno eu ia para a locadora com um tio que eu era muito apegado, e pedia para ele alugar e realugar os filmes do Chucky. Ele me lembra dessa época boa da minha vida”.

A franquia do Chucky possui 8 filmes: Brinquedo Assassino; Brinquedo Assassino 2; Brinquedo Assassino 3; A Noiva de Chucky; O Filho de Chucky; A Maldição de Chucky; O Culto de Chucky e o mais novo remake Brinquedo Assassino, lançado em 2019. O favorito de Fabrício é a primeira sequência, Brinquedo Assassino 2. Aliás, a atriz Christine Elise, que interpreta Kyle neste filme, reconheceu o trabalho de Fabrício e lhe deu parabéns pelo seu talento. Além dela, o próprio Don Mancini, o diretor da maioria dos filmes de Chucky, também ficou impressionado com o realismo que ele conseguiu alcançar em seus bonecos.

Atualmente, Fabrício trabalha apenas com os Good Guysbonzinhos”, mas ele já começou seu projeto para criar o Chuckymalvado”, porém, este dá bem mais trabalho de fazer do que o outro. Já estamos ansiosos para ver o resultado!

A segunda temporada da série Chucky, (2021) do Star+, chegará ao Brasil em outubro desse ano, e com isso virão novas Câmeras Escondidas do SBT. A emissora já fez algumas pegadinhas envolvendo o boneco no passado, mas a máscara dele não estava nas melhores condições. Dessa forma, o SBT contatou Fabrício para que ele desse um jeito na máscara, e ele o fez! Em breve vamos poder ver o resultado deste trabalho na televisão de nossas casas.

Há também uma versão indiana de Boneco Assassino, o filme Papi Gudia (1996). A história é basicamente a mesma, mas com personagens indianos e um boneco de nome e aparência diferentes. Mesmo o cinema nacional sendo muito forte na Índia, o filme foi um fracasso de bilheteria.

Apesar de a franquia do boneco Chucky ser do gênero terror, muitos questionam se ele realmente dá medo. Isso porque Chucky é um boneco falante e que até faz piadas, falhando em causar pavor em grande parte dos telespectadores. Esse não é o caso de Annabelle, por exemplo, pois ela é uma boneca possuída que não fala e é imóvel, ou seja, ela é extremamente misteriosa e obscura, sendo muito mais imprevisível que Chucky.

Vale lembrar que a Annabelle de Invocação do Mal (2013) e Annabelle (2014) é baseada em uma boneca real, que atualmente se encontra no Museu Oculto dos Warrens, no estado americano de Connecticut. Nos anos 90, uma enfermeira de 28 anos chamada Donna foi presenteada com a boneca por sua mãe em seu aniversário. Ela notou que a boneca mudava de posição, e ela e sua colega de quarto Angie passaram a encontrar bilhetes pela casa que diziam “Ajudem-me” e “Ajudem-nos”.

Houve um dia em que Lou, amigo de Donna, estava cochilando na casa das garotas e acordou com Annabelle lhe encarando e sentindo como se estivesse sendo estrangulado e, além disso, surgiram arranhões em seu corpo. Depois de ainda mais acontecimentos estranhos, Donna e Angie recorreram a um médium, que lhes disse que a boneca estava possuída por Annabelle Higgins, que havia morrido na casa da dupla aos sete anos de idade.

O boneco Billy de Jogos Mortais é uma figurinha muito conhecida que, apesar de ser a cara da saga, não é possuído e nem é assassino. Ele não passa de um “mascote” do verdadeiro vilão de Jogos Mortais, John Kramer. Dessa forma, quando John precisa conversar com os jogadores, ele usa Billy como sua persona para não revelar sua verdadeira identidade. Ao longo dos filmes, descobrimos que o boneco medonho foi feito por John para presentear seu filho, que infelizmente morreu dentro da barriga de sua mãe, antes de nascer.

Quais são os bonecos mais assustadores dos filmes de terror? Aquele que se mexe e ataca suas vítimas ou simplesmente o que está ali como um mau agouro, uma influência negativa? Para muitas pessoas que sofrem de pediofobia – o medo de bonecos -, a simples presença de um brinquedo já é capaz de despertar arrepios, sem que ele precise ter uma aparência sinistra ou tenha feito parte de algum ritual macabro. Não é à toa que o cinema vem sempre utilizando bonecos como elementos de cenário para ilustrar uma maldição ou o quarto de um serial killer.  E há todas as lendas que permeiam brinquedos malditos, como a faca no interior do boneco do Fofão, a estátua de palhaço e toda a concepção dos bonecos de vudu.

Seja como for, é sempre bom tomar cuidado com aquela bonequinha que você mantém guardada em sua casa desde pequeno. Ela pode estar com intenções perversas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Luana Levasier

Estudante de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie e redatora no Estadão. Tem interesse pelo gênero terror há alguns anos e possui grande amor pelo jornalismo de entretenimento.

2 thoughts on “Os bonecos macabros dos filmes de terror

  • 10/10/2022 em 15:10
    Permalink

    Chucky é o melhor desses aí, não resta dúvidas. Me revolta saber que atualmente a sem graça (realmente sem graça já que ela só fica parada) Annabelle possui mais popularidade.

    Resposta
  • 09/10/2022 em 18:00
    Permalink

    Gosto muito dos quatro primeiros filmes da franquia do Chucky (os outros eu dispenso), mas o melhor filme de terror com bonecos, na minha opinião, é Gritos Mortais, de 2007.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *