Querida, Encolhi as Crianças (1989)

5
(4)

Querida, Encolhi as Crianças
Original:Honey, I Shrunk the Kids
Ano:1989•País:EUA
Direção:Joe Johnston
Roteiro:Stuart Gordon, Brian Yuzna, Ed Naha, Ed Naha, Tom Schulman
Produção:Penney Finkelman Cox
Elenco:Rick Moranis, Matt Frewer, Marcia Strassman, Kristine Sutherland, Thomas Wilson Brown, Jared Rushton, Amy O'Neill, Robert Oliveri, Carl Steven

O que Star Wars – Episódio 4 (Star Wars, 1977), Querida, Encolhi as Crianças (Honey, I Shrunk the Kids, 1989), Willow – Na Terra da Magia (Willow, 1988) e Jurassic Park 3 (2001) possuem em comum? A resposta é Joe Johnston. Antes de Querida, Encolhi as Crianças, que foi seu primeiro trabalho como diretor, Johnston trabalhou como um dos star troopers do primeiro filme da saga estrelar comandada por George Lucas. Em 1988, foi um dos produtores de Willow e foi escolhido em 2001 pelo próprio Spielberg para dirigir Jurassic Park 3. Outros filmes dirigidos por Johnston são Rocketeer (1991), Jumanji (1995) e Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger, 2011).

Querida, Encolhi as Crianças foi um dos maiores sucessos da Disney na década de 1980, campeão de aluguel nas locadoras e exibido inúmeras vezes na televisão. No enrendo, o atrapalhado cientista Wayne Szalinski (Rick Moranis) cria uma máquina que acidentalmente encolhe os próprios filhos e outros dois garotos da vizinhança. As crianças precisarão atravessar um jardim para voltarem para casa. E claro que no meio do caminho vão encontrar insetos gigantes. Alguns são amistosos como um filhote de formiga, que acaba sendo adotado pelo grupo, mas outros são bastante perigosos como um terrível escorpião. Neste novo mundo, os garotos são os insetos perseguidos por monstros gigantes e ameaçadores.

Ciente das limitações dos efeitos especiais da época, o filme fez uso basicamente de cenários reais, o que dava muito mais trabalho para a produção. Mas o resultado foi o melhor possível e apresentou ao público um filme de qualidade para toda a família.

O elenco de adultos é comandado por Rick Moranis, figura super carimbada da época, que já vinha de sucessos como Os Caça-fantasmas 1 e 2 (Ghost Busters, 1984, e Ghostbusters II, 1989) e SOS – Tem um Louco Solto no Espaço (Spaceballs, 1987). Mas é o elenco infantil quem rouba todas as cenas, embora nenhum dos quatro conseguiu grandes projeções além deste filme. Robert Oliveri fez o caçula Nick. Ele repetiria o personagem em Querida, Estiquei o Bebê; Amy O’Neal fez a filha mais velha, Amy. A atriz teve uma participação rápida na sequência.

Os filhos do vizinho de Szalinski também foram encolhidos. O mais novo, Ron, foi interpretado por Jared Rushton, que fez um ano antes Quero Ser Grande (Big, 1988). Ele esteve também em Cemitério Maldito 2 (Pet Sematary 2, 1992) e participou de alguns episódios de séries como Dra Quinn e Plantão Médico. Thomas Wilson Brown fez o irmão mais velho de Ron, Russ. Brown até que conseguiu alguns papeis em produções de destaque como A Volta de Roxy Carmichael (Welcome Home, Roxy Carmichael, 1990) e Pearl Harbor (2001). Ele também teve participações em capítulos de séries de TV como Barrados no Baile.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *