O Milagre (2022)

4.3
(12)

O Milagre
Original:The Wonder
Ano:2022•País:EUA, UK, Irlanda
Direção:Sebastián Lelio
Roteiro:Sebastián Lelio, Emma Donoghue, Alice Birch
Produção:Ed Guiney, Juliette Howell, Tessa Ross
Elenco:Florence Pugh, Tom Burke, Kíla Lord Cassidy, Niamh Algar, David Wilmot, Ruth Bradley, Toby Jones, Dermot Crowley, Ciarán Hinds

O Milagre é um suspense dramático classe A que atende aos espectadores que procuram um ótimo drama de época e também aos que desejam um filme tenso e, de certo modo, angustiante.

No ano de 1862, uma enfermeira londrina é contratada por um comitê formado por pessoas representativas (padre, comerciante, médico etc.) de um pequeno vilarejo na Irlanda. A incumbência da profissional é vigiar uma garota que, segundo relatos, não come nada há cerca de 4 meses. A maioria da população local acredita estar diante de um milagre e é preciso comprovar se não há nenhum tipo de artimanha arquitetada pela família ou pela própria garota. Contudo, ao invés de apenas observar, essa enfermeira vai se envolver pessoalmente na situação, auxiliada por um repórter que veio cobrir o caso.

A qualidade narrativa do longa é impecável. Não há nenhuma cena nem momento do filme que não tenha sua relevância e coesão com o todo. Mérito do diretor chileno Sebastian Lelio, que dirigiu dramas sólidos como Glória (2013) e Desobediência (2017), e do roteiro, escrito pela própria autora Emma Donoghue do livro em que se baseia, que torna profundas as situações e mazelas vividas pelos personagens, sem convenções de gênero que delimitam a identificação com o espectador.

Mas tudo isso não seria possível sem uma atriz que incorporasse a personagem protagonista de forma tão envolvente. Não vemos a atriz Florence Pugh na tela, mas a enfermeira Lib Wright. Esse é o mérito do trabalho da atriz, que se entrega totalmente ao papel, sem arroubos ou cenas virtuosísticas para exaltar o seu talento, mas com tanta competência, delicadeza e constância, que esquecemos estar diante de um dos mais novos talentos de Hollywood.

Florence Pugh chamou a atenção com o terror solar Midsommar (2019) e na boa aventura da Marvel Viúva Negra (2021). Vale lembrar também que ela é a única coisa que salva Não Se Preocupe, Querida (2022) do desastre completo.

Disponível na Netflix, O Milagre é um filme que merece e deve ser visto pois traz um relato cru e provocador das vicissitudes da vida, quando crença desmedida, ignorância e pobreza criam um ambiente propício para aflorar o que há de mais daninho na natureza humana. Mas nem tudo são espinhos, pois, em meio à tragédia, há também beleza e compaixão, o que renova a esperança na humanidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

One thought on “O Milagre (2022)

  • 25/12/2022 em 17:55
    Permalink

    Rapaz, que filme chato. Segunda ou terceira vez que caio nas críticas do pessoal daqui. Unica coisa boa é a musica dos créditos finais.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *