Midsommar: O Mal Não Espera a Noite (2019)

2.4
(5)

Midsommar - O Mal não Espera a Noite
Original:Midsommar
Ano:2019•País:EUA, Suécia
Direção:Ari Aster
Roteiro:Ari Aster
Produção:Patrik Andersson, Lars Knudsen
Elenco:Florence Pugh, Jack Reynor, Vilhelm Blomgren, William Jackson Harper, Will Poulter, Ellora Torchia, Archie Madekwe, Henrik Norlén, Gunnel Fred, Isabelle Grill, Julia Ragnarsson, Mats Blomgren, Lars Väringer

…que o horror se transforme em claridade.” Esse trecho de uma sentença proferida pela autora Clarice Lispector era a segunda motivação para conferir Midsommar, o segundo trabalho de Ari Aster. A primeira se chama Hereditário. Lançado em 2018, sua carta de apresentação foi absoluta ao envolver o público num enredo incômodo e estranho, culminando numa visão pessimista e arrebatadora. Havia uma insana expectativa pelo filme seguinte, principalmente pelas imagens extremamente iluminadas e a promessa de trazer um terror à luz do dia. Qualquer imagem ou vídeo sobre Midsommar transparecia uma luminosidade que poderia cegar àqueles que estão acostumados por um Mal que sempre preferiu os cantos mais escuros dos ambientes mais sombrios. Com tantas possibilidades anunciadas, o resultado, embora positivo, não deixa de ser decepcionante.

Aster despontou como um respiro ao gênero, ao mesmo tempo em que trouxe novamente à tona discussões sobre o pós-horror, aquele termo que serviria para descrever filmes que vão além do horror e que possuem ritmo cadenciado sem deixar de ser perturbador. Em maio de 2018, quando Hereditário estava em vias de explodir nos cinemas, o cineasta já discutia com produtoras sobre seu próximo projeto. Uniu-se com o produtor Lars Knudsen e com a sueca B-Reel Films, que queria vê-lo comandando um slasher no país, mas não era o que tinha em mente. Aster queria ver a metáfora do fim de um relacionamento como roupagem de cultos e folclores da região, aproveitando experiências pessoais. Pesquisou, então, sobre o tradicional solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) de verão, que propõe festividades em países do norte da Europa como Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia e Lituânia. Esse momento em que o sol atinge sua maior declinação em latitude, como é apontado na astronomia, possui diversas leituras, dependendo da cultura, podendo simbolizar nascimento, mudanças de ciclos, fertilidade e até descobertas.

Nesse contexto, o enredo começa com uma tragédia. Sem contato com a irmã, Dani (Florence Pugh) descobre que tanto ela quanto os pais estão mortos. Sofrendo de ansiedade e pânico, a garota não encontra o apoio adequado no namorado Christian (Jack Reynor), que está em vias de encerrar o relacionamento a partir da insistência de seus amigos, Pelle (Vilhelm Blomgren), Josh (William Jackson Harper) e Mark (Will Poulter). Quando surge uma possibilidade de pesquisa numa comunidade sueca, em um tema que envolve o estudo de Josh e Christian, este propõe a viagem, e Dani se oferece para acompanhar o grupo.

Chegam a Haagar, um vilarejo que Pelle conhece bem. Lá conhecem os londrinos Simon (Archie Madekwe) e Connie (Ellora Torchia), e são bem recebidos pelos locais, curiosos pelo folclore da região e suas tradições estranhas. Aquele aparente Paraíso, com pessoas com vestimentas claras, floridas e sorrisos fáceis, possui seus próprios rituais, sendo que alguns aos poucos se mostram assustadores, como o que traz o fim do ciclo de vida de dois idosos – mostrados sem que a câmera se esconda, justificando a censura de 18 anos. A busca pelo conhecimento, escondido em desenhos e runas, símbolos e danças, traz um pesadelo que poderia ser evitado, se o estranhamento já não levasse a uma tentativa de fuga. Quando alguém tenta encontrar uma saída, desaparece para compor imagens que trarão novos horrores.

Diferente de Hereditário, aqui a proposta é mais visível. Ainda que haja símbolos que necessitem de uma pesquisa mais aprofundada – os quadros expostos, o significado das runas, o oráculo Ruben (Levente Puczkó-Smith)… -, a intenção desse conjunto de simbolizar o término da relação de Dani e Christian e as descobertas sobre seu verdadeiro caráter são explícitos (a falta de sinceridade e confiança, por exemplo, justificados nas conversas entre amigos e na sequência de acasalamento). E há o urso, que simboliza em algumas crenças como o despertar de sua verdadeira natureza, cruel e rude; e o contraste entre luz (vida) e noite (morte) já exposto no frame que abre o longa.

Se os aspectos técnicos são admiráveis – fotografia iluminada, direção e trilha bem selecionada -, o que diminui a avaliação de Midsommar é a narrativa óbvia, que destaca Dani desde o primeiro momento. Há muitas referências ali, incluindo O Massacre da Serra Elétrica e O Iluminado, porém a mais evidente e incômoda é a que remete aO Homem de Palha. O longa de 73, estrelado por Christopher Lee, inspirou o trabalho de Aster de tal maneira que pode ser considerado até mesmo uma cópia (estrangeiros que chegam a uma comunidade religiosa que possui cultos que envolvem sexualidade e sacrifícios), principalmente na sequência final. Aqueles que não conhecem o filme de Robin Hardy terão uma experiência melhor na aceitação de Midsommar!

Ainda que haja momentos perturbadores (talvez a palavra melhor seja embaraçosos), Midsommar está muito distante de Hereditário. Enquanto o primeiro deixava o espectador com uma sensação de desespero, sem perspectiva de melhora, seu segundo trabalho provoca pelo grafismo e situações infelizmente risíveis. É um bom filme, bem contextualizado e interessante sobre perda e separação, mas perde feio para o pesadelo familiar e sobrenatural. E não transfere o horror para a claridade, como Clarice havia sugerido e todos esperavam!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

10 thoughts on “Midsommar: O Mal Não Espera a Noite (2019)

  • 19/04/2021 em 01:34
    Permalink

    O “crítico” e a grande maioria do pessoal que está comentando o texto, são pessoas bilíngues: falam português e muita bosta! FILME INCRÍVEL E MUITO SUPERIOR A “HEREDITÁRIO”.

    Resposta
  • 12/06/2020 em 12:54
    Permalink

    Sinceramente, quem já assistiu “O homem de palha”, em suas duas versões, de 1973 ( IMDb 7,5) – foco no patriarcado e a de 2006 (IMDb 3,6)-foco no matriarcado, e ” A arvore de vime” de 2011 ( IMDb 3,8) não se espantou nem um pouco com esse “Midsommar – O Mal não Espera a Noite” (IMDb 7,1); para mim, parece-me que o sr.Ari Aster, tirou o argumento central dessas películas anteriores. Minha recomendação é: assistam também ” Homem de palha” e ” A árvore de vime ( the wicker tree)”. E apesar de, essas notas não serem referências absolutas, haja vista que nos enganam, dessa vez, ao meu ver, estão corretas. A melhor estória, é contada na versão de 73. https://bocadoinferno.com.br/criticas/2015/06/o-homem-de-palha-1973/

    Resposta
  • 02/06/2020 em 00:35
    Permalink

    Filme muito fraco! Preguiça desses filmes “mamãe quero ser cult”.

    Resposta
  • 28/10/2019 em 16:35
    Permalink

    Nossa! que decepção!!!! Filminho bem ruim… perda de tempo!!! Não assistam!!! Apenas um filme com cenas bizarras com pretensão de “reflexões sociológicas” e é só!… sem contar as cenas cômicas pra te fazer rir!!! Não faz nem sequer sombra a Hereditário que esse sim é um filmaço! e é pesadíssimo!
    Nem dá pra comparar os dois filmes!!! Exagerou na pegada cult!!!!

    Resposta
  • 28/10/2019 em 08:26
    Permalink

    De longe o pior filme que já vi. Justificativas sobre significados ocultos e símbolos não compensam tamanha enrolação e personagens tão mal desenvolvidos

    Resposta
  • 18/10/2019 em 19:39
    Permalink

    Amei Midsommar da mesma forma que amei O Homem de Palha!

    SPOILER

    Ao contrário de Hereditário, que apelou para cenas rídiculas e clichês de possessão (gente andando no teto, sendo atacada do nada) – odeio essa temática e acho broxante quando os filmes utilizam desses recursos – em Midsommar tudo é real e o próprio medo está nas relações humanas; no luto, na perda, na solidão e sentimento de não pertencer a lugar nenhum.
    Mesmo nas cenas mais bizarras e engraçadas eu ainda podia ver o reflexo de nossa sociedade e costumes ali.
    Por isso muitas vezes prefiro filmes com terror mais real e psicológico – sem monstros saindo do armário ou demônios atormentando famílias, pois não há mal mais terrível do que aquele que vive em nossa própria mente.

    Resposta
  • 16/10/2019 em 23:43
    Permalink

    Um bom filme e só! Hereditario está 1000 anos luz

    Resposta
    • 11/05/2020 em 22:15
      Permalink

      [COMENTÁRIO COM SPOILERS]

      Muitas coisas em incomodaram nesse filme, o pessoal “conformado” em ficar msm depois da cena de suicídio, a protagonista sequer tentar fugir dali, como o outro casal, embora eu tenha entendido que no fim ela se sentiu acolhida e abraçada por eles, já que ela não tem mais ngm no mundo. É um filme pra ver uma vez só e nunca mais.

      Resposta
  • 02/10/2019 em 15:29
    Permalink

    Eu aceito esse filme numa boa, mas aquela parte “explicativa” nos momentos finais foi bem “bora descrever p galera que tá c preguiça de pensar”.
    Aí tu já consegue visualizar oq vai acontecer e perde o impacto da cena em si. Poxa, cara.

    Resposta
  • 17/09/2019 em 08:33
    Permalink

    Sendo assim, acho que vou assistir Midsommar primeiro e O Homem de Palha depois. Ainda estou sob o encanto de Hereditário. Mas pelas declarações do próprio Aster, que esse novo filme não era exatamente de terror, abri a mente e espero que pelo menos o filme seja bom, independente do gênero. Se tiver a pegada de estranheza do primeiro filme, talvez me agrade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *