4.2
(6)

Athena
Original:Athena
Ano:2022•País:França
Direção:Romain Gavras
Roteiro:Romain Gavras, Elias Belkeddar, Ladj Ly
Produção:Charles-Marie Anthonioz, Mourad Belkeddar, Jean Duhamel, Romain Gavras, Nicolas Lhermitte, Ladj Ly
Elenco:Dali Benssalah, Sami Slimane, Anthony Bajon, Ouassini Embarek, Alexis Manenti, Birane Ba, Iless Hachi, Younès Benbakki

Pouco explorado pela Netflix, este suspense de ação urbano, com toques de drama e comentário social, pode entrar fácil na lista de melhores filmes do ano.

O longa é formado por vários planos-sequência milimetricamente planejados e executados para contar uma revolta popular num conjunto habitacional chamado Athena, que é localizado no subúrbio de Paris.  O estopim para o início do conflito entre os moradores e a polícia foi a morte de uma criança. O filme segue esse levante com foco nos irmãos do garoto morto, principalmente a relação e ações do mais jovem, que é o líder da rebelião, e o mais velho, que é policial.

O clima de tensão não tem descanso, a ação é incessante e ainda há tempo para criar uma dinâmica eficiente entre os personagens, que são bem aproveitados pelo ótimo e desconhecido elenco.

Se o espectador tiver curiosidade de entender o desafio de fazer um filme em planos-sequência, há um documentário na própria Netflix mostrando os bastidores da produção. É um trabalho hercúleo, já que no caso de Athena foi desenvolvido para deixar o espectador no centro da ação, ora como partícipe, ora como testemunha ocular dos acontecimentos.

Outros filmes já tiveram a ousadia de serem feitos ou ter planos-sequência onde não há cortes ou eles não são visíveis. Desde Festim Diabólico (1948), de Alfred Hitchcock, onde um jantar é realizado num local em que foi cometido um crime, até os recentes 1917 (2019) e Birdman (2014), os filmes são montados em planos-sequência para enriquecer a narrativa, acompanhando um personagem ou uma situação sob uma única perspectiva.

Alguns utilizam planos-sequência em determinado momento da história, como fez Alfonso Cuarón em Filhos da Esperança (2006), longa que narra uma distopia num futuro em que a humanidade está ameaçada pois as mulheres não conseguem mais engravidar. Uma cena especialmente tensa do filme é um plano-sequência dentro de um carro, onde os personagens interagem entre si ao mesmo tempo em que o espectador também se sente dentro no automóvel. Outra cena memorável ocorre em Oldboy (2003), na famosa luta em que o protagonista tem que enfrentar vários inimigos num corredor.

Vigoroso, vale a pena conhecer Athena e perder o fôlego. Uma curiosidade: o filme é dirigido por Romain Gavras, filho do grande Costa-Gravas. Ícone do cinema político, Costa-Gravas tem filmes excepcionais em seu currículo, como Desaparecido (1982), Muito Mais que um Crime (1989) e o Quarto Poder (1997). Nesse caso, parece que o talento já veio em parte no DNA.

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Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

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1 comentário

  1. Ótima dica. Já separei aqui para assistir hj mesmo

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