Ossos do Ofício (2022)

4.5
(8)
Ossos do Ofício
Original:Written in Bone: Hidden Stories in What We Leave Behind
Ano:2022•País:UK
Autor:Sue Black •Editora: Darkside Books

O corpo humano adulto possui 206 ossos em seu esqueleto, os quais garantem sustentação, movimentação e proteção para os órgãos internos. Mesmo após a morte, nossos ossos continuam desempenhando um papel fundamental, especialmente se estamos falando sobre mortes misteriosas e corpos encontrados. Seu esqueleto conta a sua história e, por ele, podemos identificar a vítima, seja por alguma fratura que teve em vida ou alguma peculiaridade, como ossos mais curtos, desgastados pelos mais diversos motivos etc. Também são extremamente úteis para se descobrir a idade da pessoa – crianças são mais facilmente identificáveis, não apenas pela ossatura ser menor, mas também pela quantidade, já que os ossos ainda estão em desenvolvimento – e a causa mortis. Resumindo, nossos ossos são importantes em absolutamente todas as etapas de nossa vida, e também da nossa morte.

A antropóloga forense e anatomista Sue Black (que também foi condecorada Dame pela excelência de seus serviços prestados à ciência, vale citar) nos mostra o fascinante mundo da perícia sob a perspectiva de seu trabalho em Ossos do Ofício, detalhando casos e como é possível descobrir tanto com tão pouco. Às vezes, apenas uma falange pode ser o suficiente para desenterrar diversos segredos.

Além da introdução e conclusão, o livro é dividido em três partes que, claramente não por acaso, é também a divisão do esqueleto humano:  Ossos Cranianos, Ossos Axiais e Ossos Apendiculares. Cada uma dessas partes apresenta capítulos onde a autora discorre sobre cada parte do corpo, cada ossinho indispensável, e fala de sua importância e funções para, em seguida, dar exemplos reais de casos nos quais trabalhou e os métodos utilizados para conseguir resultados concretos que ajudem na investigação, decifrando as mais diversas mensagens escondidas pelos nossos corpos muito tempo depois de nossa carne se esvair.

Sue Black, sendo uma das maiores especialistas do assunto no mundo, apresenta de forma muito competente os pormenores de seu trabalho, com descrições completas e precisas de casos reais sem deixar de lado sua humanidade, expondo o quão tenso ou difícil pode ser trabalhar na área em diversos momentos. Por ser um livro de não-ficção, os acontecimentos ganham um novo peso, fazendo-nos lembrar de toda a maldade presente no dia-a-dia bem ali, a um passo de nós. Em algumas ocasiões, até mesmo dentro de nossos próprios lares.

Apesar de ser uma obra certamente enriquecedora e não muito longa, não quer dizer que seja uma leitura fácil. Há muitas tecnicidades, o que pode fazer com que leitores que não tenham algum conhecimento de anatomia sintam-se um pouco perdidos, tornando o ritmo da leitura pouco fluido ou até mesmo maçante. A autora tenta ao máximo ser didática, mas nem sempre é possível dada a área de estudo, o que é compreensível. De qualquer modo, termos técnicos à parte, Black consegue passar delicadeza e bom humor – quando convém, é claro – em sua narrativa, amenizando um pouco da crueldade que presencia diariamente e mostrando todo seu amor e respeito pela profissão, ossos e, como não poderia ser diferente, pela morte.

Para os amantes de true crime e de ciências forenses em geral, Ossos do Ofício é um ótimo material para se aprofundar mais nesse mundo, dando uma boa visão sobre a importância da perícia e, mais especificamente, de antropólogos forenses na resolução de crimes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Louise Minski

Um experimento de Schrödinger entediado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *