From / Origem – 2ª Temporada (2023)

4.7
(12)

From / Origem - 2ª Temporada
Original:From - Season 2
Ano:2023•País:EUA
Direção:Jack Bender, Brad Turner, Alexandra La Roche
Roteiro:John Griffin, Jeff Pinkner, Vivian Lee
Produção:Michael Mahoney
Elenco:Harold Perrineau, Eion Bailey, David Alpay, Elizabeth Saunders, Scott McCord, Ricky He, Chloe Van Landschoot, Pegah Ghafoori, Corteon Moore, Hannah Cheramy, Avery Konrad, Simon Webster, Elizabeth Moy, Shaun Majumder, Deborah Grover, Angela Moore, Kaelen Ohm, A.J. Simmons, Nathan D. Simmons, Reid Price, Katerina Bakolias

Em dado momento da segunda temporada de From, Jade (David Alpay), um dos personagens que mais se identificam com o público, resumiu a sensação transmitida pelos mistérios que se acumulam a cada episódio: “É como ler um livro começando pela metade ou faltando páginas.” Essa falta de respostas foi o grande espinho dos responsáveis pela série Lost (2004-2010), que expandiam a mitologia inicial e mais confundiam seus espectadores do que traziam uma luz aos acontecimentos. Faltava um norte ou quem sabe um farol naquela ilha. E em From?

Como um episódio da série Além da Imaginação, a trama, criada por John Griffin, com o apoio de roteiro de Javier Grillo-Marxuach e Vivian Lee, apresentou na primeira temporada a família MatthewsJim (Eion Bailey), sua esposa Tabitha (Catalina Sandino Moreno) e os filhos Ethan (Simon Webster) e Julie (Hannah Cheramy) -, que, ao desviar de um tronco, foi parar numa pequena cidade de hábitos estranhos e ameaças noturnas. No local, conhecem o xerife Boyd (Perrineau) e seu ajudante Kenny (Ricky He), além da enfermeira Kristi (Chloe Van Landschoot) e os residentes da chamada Colônia, um casarão comandado por Donna (Elizabeth Saunders), e que conta com a presença do casal influente Ellis (Corteon Moore), filho de Boyd, e Fátima (Pegah Ghafoori).

A tensão, associada à claustrofobia pelo fato de ninguém conseguir escapar dali, eleva-se a cada noite, quando as ruas são tomadas por criaturas vampirescas, e os cidadãos são obrigados a se abrigarem em lugares fechados protegidos por amuletos deixados na entrada. Para piorar, alguns, como Ethan, conseguem enxergar uma criança-fantasma, e o local parece querer se comunicar através de vermes na pele da esquisita Sara (Avery Konrad) ou pelo rádio. Talvez as respostas possam ter alguma relação com o passado de Victor (Scott McCord), um rapaz que aparenta ser uma eterna criança com seus desenhos bizarros e que fazem parte da fantástica abertura da série ao som da música “Que Sera, Sera (Whatever Will Be, Will Be)“, da banda The Pixies.

A primeira temporada se encerrou em 10 de abril de 2022, com o episódio “Oh, the Places We’ll Go“, envolvendo a finalização da construção de uma torre de rádio que permitiu que Jim soubesse que sua esposa não deveria estar cavando no porão de sua morada, em busca de respostas sobre a eletricidade. Ela cai em um buraco, onde encontra Victor, que diz que ali é o local onde os monstros dormem; enquanto o xerife Boyd e Sara, em uma missão de exploração na floresta, encontram uma das árvores que servem como teletransporte – um dos mistérios são essas passagens e travessias. A temporada teve fim com a chegada de um ônibus ao local, deixando os infernautas intrigados sobre os novos caminhos da série.

A busca terminou em 23 de abril com a exibição do episódio “Strangers in a Strange Land” (título também de um episódio da terceira temporada de Lost), dirigido por Jack Bender, e que, como o primeiro da série, propõe uma situação de tensão relacionado aos Matthews. Quando Jim chega à casa para avisar sua esposa sobre a mensagem no rádio, ela desaba sobre ele, prendendo-o junto com dois rapazes que vieram no ônibus. Sem possibilidade de locomoção, eles são obrigados a resistir à noite, uma vez que nenhum amuleto será capaz de protegê-los. O tal veículo traz novos personagens à série como a motorista Bakta (Angela Moore), a senhorinha Tillie (Deborah Grover), a ex-namorada de Kristi, Mari (Kaelen Ohm), o “vidente” Elgin (Nathan D. Simmons) e o intragável Randall (A.J. Simmons).

Como se imagina, os recém-chegados estranham os hábitos e questionam Donna sobre as tais histórias que circundam a cidade. E elementos são acrescentados na trama como um boneco de ventríloquo e principalmente uma caixa de música com uma bailarina, tendo uma grande importância para a temporada. A entrada de Boyd pela árvore o conduziu a um poço, onde ele encontrou Martin (Robert Verlaque), um homem acorrentado, e que, através do toque de sua ferida, transferiu para o xerife os tais vermes que se comunicam, trazem alucinações e também…são capazes de matar as criaturas.

O passeio de Tabitha pelo subterrâneo a fez realmente encontrar criaturas adormecidas e uma estranha formação com pedras. Ao deixar o local, ela passa a ser aterrorizada por visões de crianças mortas e as tais pedras, partindo numa jornada solitária para resolver os mistérios com a ajuda de Victor. Entre os conflitos que acometem a temporada, destacam-se o que envolve Kenny, que descobre que foi uma ação de Sara que levou seu pai à morte no começo da série, as atitudes inconsequentes de Randall e a confusão de Jim, que, mesmo tendo vivenciado situações bizarras, passa a desconfiar que pode haver uma conspiração local com o envolvimento de moradores.

Como a temporada tem dez episódios, muito se desperdiça com situações que não levam a lugar algum como uma moça que fica presa a uma árvore e precisa ser sacrificada, a possibilidade de suicídio de Sara, os vícios em medicamentos de Mari e o casamento de Ellis e Fátima. Além dos novos mistérios como o “destrua a caixa“, “tocha que acende em determinado local e apresenta uma passagem“, uma torre onde crianças eram mantidas (referência à Torre Negra, talvez), a canção de ninar que antecipa a doença que irá afetar três personagens, From complica a vida dos moradores ao não permitir que eles durmam para não serem atacados durante o sono. Assim, a procura por uma fuga dali passa a ser maior, exigindo experiências como a que resultará no epílogo com Tabitha.

Com mais episódios noturnos, criaturas e corpos destroçados, a segunda temporada se mostrou bastante eficiente em prender a atenção do espectador em teorias sobre o que pode estar acontecendo ali. Um delírio coletivo, estão todos mortos ou em coma ou teria alguma criança com poderes especiais como a da obra “Os Justiceiros“, de Richard Bachman, pseudônimo de Stephen King? A relação com o Mestre do Horror é absoluta, tanto pela personagem Tabitha (nome da esposa de King), quanto pela relação com crianças especiais, seres noturnos, cidade pequena envolta em mistérios…

Diferente do final da primeira temporada, From já sabe que terá uma sobrevida. A terceira temporada está engatilhada, mas dependerá do fim das greves dos roteiristas e atores de Hollywood para dar continuidade ao seu universo fantástico. Até lá, resta aos fãs criar suas próprias teorias com a expectativa de que as respostas um dia chegarão à cidade maldita.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *