From – 1ª Temporada (2022)

4.4
(8)

From - 1ª Temporada
Original:From - Season One
Ano:2022•País:EUA
Direção:Jack Bender, Jennifer Liao, Jeff Renfroe, Brad Turner
Roteiro:John Griffin, Javier Grillo-Marxuach, Vivian Lee
Produção:Michael Mahoney
Elenco:Harold Perrineau, Catalina Sandino Moreno, Eion Bailey, David Alpay, Elizabeth Saunders, Scott McCord, Ricky He, Chloe Van Landschoot, Pegah Ghafoori, Corteon Moore, Hannah Cheramy, Simon Webster, Avery Konrad, Elizabeth Moy, Shaun Majumder, Paul Zinno

Dentre as séries que são referências para o desenvolvimento da dramaturgia fantástica na TV, como Twin Peaks, Arquivo X, entre outras, Lost (2004-2010) ocupa um lugar de destaque entre os produtos que mais tiveram audiência e popularidade, promovendo reflexões e diversas teorias entre seus apreciadores. Cada novo mistério despertava uma série de questionamentos, e os flashbacks ajudavam a conhecer as personagens e a construir um curioso enredo de possibilidades, numa trama inteligente e ousada. Ao término do programa, com opiniões favoráveis e muitas críticas, havia aquela pergunta sobre qual série poderia herdar sua força narrativa e manter a mesma atenção do espectador. Houve quem apontasse para Harper’s Island, lançada em 2009, The Walking Dead, 24 Horas e até Game of Thrones pelos alcances de públicos, mas a verdade é que nenhuma outra série seria um marco tão significativo na TV.

O que nos leva a From. Não que estejamos diante de uma nova série nos mesmos moldes de claustrofobia, mas porque ela traz o DNA de Lost. Criada por John Griffin, com o apoio de roteiro de Javier Grillo-Marxuach e Vivian Lee, From tem entre seus envolvidos produtores, diretores e roteiristas que estiveram na famosa ilha. Jack Bender, por exemplo, que dirigiu quatro episódios de From, foi produtor executivo e comandou 40 episódios de Lost; assim como Javier Grillo também marcou presença entre os roteiristas de ambos os produtos. Faltou, talvez, um J.J. Abrams para trazer ainda mais olhares ao novo programa, mas sua ausência foi compensada pela presença do ator Harold Perrineau, que foi Michael Dawson na ilha e teve todo o mistério envolvendo seu filho.

Apesar desses envolvimentos diretos, a principal conexão entre as duas séries está em seu mistério, nas descobertas que serão feitas e nas perguntas que você e alguns personagens irão fazer a cada novo episódio. E, diferente de Lost, em que ameaça inicial se configurava numa possível presença na mata, além de uma fumaça que insistia em aparecer no céu, em From o terror já é mostrado no primeiro momento. Começa com a chegada da família MatthewsJim (Eion Bailey), sua esposa Tabitha (Catalina Sandino Moreno) e os filhos Ethan (Simon Webster) e Julie (Hannah Cheramy) – em um trailer à pequena cidade, após serem obrigados a desviar de um tronco na estrada.

Quando pedem informação ao xerife Boyd (Perrineau), são instruídos do caminho, enquanto notam a frieza dos locais. A tentativa de continuar o percurso faz com que eles sempre voltem à cidade, como se estivessem presos em um episódio de Além da Imaginação. Em uma das insistentes tentativas de buscar uma saída, eles acabam se acidentando com outro carro, conduzidos por Tobey (Colby Conrad) e Jade (David Alpay), sendo que estes são levados à cidade, enquanto que a família fica presa no veículo, assim como o garoto Ethan, que tem a perna atravessada por um ferro. A enfermeira Kristi (Chloe Van Landschoot) é chamada para um procedimento que exige agilidade e precisão, pois a noite está se aproximando.

Depois das 6 da tarde, como visto no prólogo, as ruas da cidade são habitadas por criaturas vorazes. Não se sabe se são vampiros ou seres canibais, apenas que caminham como assombrações em roupas de época e tomam conta da noite, alimentando-se daqueles que arriscarem deixar suas casas. A única forma de impedir a entrada é através de um amuleto que deve ser colocado na entrada da moradia como símbolo de proteção. O que são essas pedras? Quem são esses monstros? Essas são as primeiras perguntas que os infernautas irão fazer no primeiro episódio, dirigido por Jack Bender, com alta dose de suspense e sensação perturbadora de insegurança.

Outros personagens são apresentados, como o padre Khatri (Shaun Majumder), o ajudante do xerife Kenny (Ricky He), o filho de Boyd, Ellis (Corteon Moore), que tem uma boa relação com Fátima (Pegah Ghafoori), além da estranha Sara (Avery Konrad), que ainda no primeiro episódio mata Tobey na enfermaria, e posteriormente revelará uma conexão com as criaturas. Esses personagens e os demais estarão divididos em moradas, decididas em um encontro promovido pelo xerife, com a jovem rebelde Julie optando por morar numa residência comunitária longe de seus pais. Jim e Tabitha assumem o alter ego do espectador ao fazerem perguntas, escritas na parede da casa, enquanto descobrem outras tradições locais, como “a caixa“, um ambiente de punição aos criminosos da cidade.

E os mistérios continuam com a inexplicada energia elétrica que funciona sem razão aparente, as ações estranhas do mais velho morador local, Victor (Scott McCord), uma árvore cuja entrada permite que você apareça em outro ambiente e o garoto-fantasma (Vox Smith), que estabelece um contato com Ethan. Jade deixa de ser uma figura irritante para se aprofundar numa possível comunicação externa através de uma antena, fazendo uso da energia fantasmagórica, e conta com o apoio de Jim, enquanto sua esposa parece obcecada por cavar o solo do porão em busca da fonte inicial. Em meio a essas tentativas de sair dali, há aqueles que passaram a enxergar sentidos em suas vidas na cidade – como acontecia na ilha de Lost – e já não querem mais encontrar uma saída.

Envolta em mistérios, sem a necessidade de flashbacks constantes, From só não adquire conceitos absolutos por deixar de lado em muitos episódios a sua construção assustadora. Os “zumbis” perdem importância, e as noites passam a ser ignoradas pelas perguntas que começam a se acumular. Encerrada a primeira temporada com muitas coisas no ar, havia o receio de que não teria uma continuidade, e a imaginação do espectador teria que completar as lacunas deixadas. Felizmente, a série ganhou uma sobrevida, permitindo uma ampliação dos mistérios de From e prováveis respostas. Por enquanto, o infernauta ficará perdido em uma nova ilha, torcendo para que a segunda temporada seja o barco de resgate.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “From – 1ª Temporada (2022)

  • 25/08/2022 em 22:10
    Permalink

    Depois daquela desgraça que foi o final de Lost, pelo menos esse parece não inventar uma premissa metida a ficção científica pra descambar sem noção alguma pro sobrenatural.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *