Unseen (2023)

4.6
(10)

Unseen
Original:Unseen
Ano:2023•País:EUA
Direção:Yoko Okumura
Roteiro:Salvatore Cardoni, Brian Rawlings
Produção:Peige Pemberton, Paul B. Uddo, Adan Orozco, Jason Blum, Lauren Downey, Jeremy Gold, Chris McCumber, Alexander Kruener
Elenco:Jolene Purdy, Midori Francis, Missi Pyle, Michael Patrick Lane

Produções abordando portadores de alguma deficiência já se tornaram comuns no cinema de suspense e horror. Filmes como Hush, Fuja e Veja por Mim apresentam tramas verdadeiramente angustiantes retratando algum grau de invalidez como fator dificultador na tentativa de escapar de malfeitores. Unseen, o mais recente exemplar da parceria entre Blumhouse e MGM+ (antiga EPIX), traz uma nova abordagem para a temática, empregando a videochamada como recurso visual.

Longa de estreia da diretora Yoko Okumura, Unseen começa nos mostrando a situação desesperadora de Emily (Midori Francis, Grey’s Anatomy), uma médica que foi capturada pelo seu abusivo ex-namorado, e precisa achar uma maneira de escapar. Só existe um pequeno problema: os óculos de Emily se quebram no processo, e ela não enxerga praticamente nada sem eles. Sua única esperança é uma videochamada, feita aleatoriamente para o número de Sam (Jolene Purdy, Orange is the New Black), uma desconhecida que trabalha em uma loja de conveniências a milhares de quilômetros de distância, e que não parece muito disposta a se envolver.

Se pudesse definir Unseen em uma palavra, seria: despretensioso. Durando apenas deliciosos 76 minutos, aqui Okumura não tenta inventar demais, entregando um filme de perseguição ágil, divertido e muito autoral. Toda a ambientação em tons de verde vivo, a divisão da tela em duas para ilustrar o diálogo entre as protagonistas, até a clara crítica à violência sofrida por asiáticos na América, tudo isso tem o DNA da diretora, e o resultado é bastante interessante.

Claro que o filme tem lá seus problemas. O antagonista e suas motivações são bem maçantes, e a atuação de Michael Patrick Lane também não ajuda. Toda a sequência envolvendo a típica white trash millionaire interpretada por Missi Pyle também me parece um pouco fora do tom, sendo escrachada demais para ser levada a sério. Apesar disso, mesmo com uma duração reduzida, é louvável o tempo que o roteiro emprega em desenvolver as duas protagonistas, e o final acaba sendo bem satisfatório.

Tenho um grande respeito por produções que entendem a que se propõem e não se levam mais a sério do que deveriam. Unseen provavelmente não entrará na lista dos melhores filmes do ano e nem possui essa intenção. Nem todo filme precisa ser revolucionário, apresentar grandes reflexões ou pleitear uma vaga na cerimônia do Oscar para ser um entretenimento honesto de uma sexta à noite.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ciro Oliveira

Médico por opção, palmeirense por emoção e amante de slashers por vocação. Foi introduzido ao cinema de horror sendo assombrado pelo boneco Chucky na infância, e se apaixonou pelo gênero após descobrir todas as identidades de Ghostface. Acredita que não há nada melhor para relaxar do que assistir universitários sendo eviscerados por um mascarado velocista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *