Seja Imortal (2022)

4.5
(8)
Seja Imortal
Original:Seja Imortal
Ano:2022•País:Brasil
Autor:Frederico Toscano•Editora: Independente

A figura vampírica está presente nas mais diversas culturas, com os mais variados nomes. Há vampiros – ou seres bebedores de sangue que muito se assemelham com o que nos acostumamos a chamar assim – na cultura africana chamados de Sasabonsan ou Asanbonsan, na Síria chamados de Ekiminu, os búlgaros Krvopijac, na mitologia Hindu são os Vietala ou Baital, os gregos Vykrolakas e enfim, vão muito além dos famosos Drácula e Lestat, que tanto se popularizaram, e com as mais diferentes características embora, é claro, a principal seja o maior ponto em comum entre eles: o sangue.

Uma curiosidade é que a Grécia já foi considerada o país mais infestado de vampiros – ou, em sua cultura, Vykrolakas – do mundo, por mais impressionante que isso pareça. A ilha de Santorini abrigava milhares dessas criaturas segundo a lenda, e seus moradores acabaram virando especialistas no extermínio dos mesmos. Uma civilização tão antiga quanto a grega esconde muitos segredos, e imagine se alguns desses letais seres tivessem conseguido se esconder ao longo dos milênios e sobreviver até os dias de hoje, prosperando e montando uma nova ordem mundial onde eles são os líderes e nós, os humanos, acabamos totalmente à mercê de sua imortalidade e imutabilidade. Frederico Toscano, autor de O Rinoceronte na Parede, traz essa remota possibilidade para as páginas em seu ebook Seja Imortal.

Os Vykrolakas controlam o mundo, mas não do jeito que imagina. Foram diplomáticos: ao invés de promover o extermínio da raça humana, decidiram viver em sociedade. Ora, quantas histórias existem sobre vampiros tentando acabar com humanos e sendo mortos aos montes até a própria extinção? Para evitar isso, os poderosos mais antigos – os Gerontes – se resguardaram e deram seu poder apenas a pessoas com potencial e visão ao longo dos séculos, seres que pensaram o que poderiam oferecer para a humanidade em troca de não serem caçados e virarem a autoridade máxima, e isso os levou ao futuro. Em 2027 a cultura grega está em alta, todos são belos e saudáveis, de aparência jovial e cheios de uma longeva energia, praticamente perfeitos. Tudo isso graças a revolucionária Aiónios, uma antiga megacorporação grega localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. A empresa ofereceu às pessoas tudo que elas sempre quiseram: beleza, saúde, juventude, perfeição. Para ter acesso a tais benefícios, a única coisa necessária é ingerir algo produzido por eles, algo chamado Ambrosia. Para se manter sempre belo e jovem, é claro que o consumo deve ser constante – o que leva muitos a ficarem endividados e terem que pagar com o próprio sangue, se necessário. Tal “medicamento” é feito de um pinguinho de sangue vampírico, e foi assim que os Vykrolakas conseguiram o total controle.

Apesar de serem uma porcentagem ínfima da população, nem todos são adeptos a Ambrosia, e entre esses está Eudora, uma mulher que possui uma doença degenerativa e, curiosamente, é uma das funcionárias mais promissoras da Aiónios. Eudora se recusa a tomar o medicamento, não quer se tornar uma viciada, portanto se vira como pode com seu corpo quebrado e imperfeito, atraindo olhares de pena, descaso e até mesmo nojo por isso. Ela quer uma solução mais definitiva para o seu problema, quer se tornar um deles. Aos poucos, vai mostrando seu valor a cada um dos poderosos Vykrolakas no controle da Aiónios, criando um elixir onde o sangue se torna ainda mais irresistível, com sabor de fresco e prazeroso, algo que eles quase se esqueceram como era – visto que não mais caçavam, apenas consomem sangue congelado, filtrado e purificado pelos seus cientistas. Eudora consegue a atenção desejada graças a isso, mas será que vai conseguir alcançar seu objetivo antes que a doença vença?

Em um futuro não tão distante, Seja Imortal nos proporciona cenas dignas de Blade Runner e Matrix, onde os viciados em Ambrosia que não tem mais como pagar são levados por naves, ligados a máquinas e submetidos a experimentos pavorosos, além de terem seu sangue drenado. Ninguém questiona os Vykrolakas, todos respeitam e tem medo, mas mais do que isso: Não querem perder a juventude eterna que eles proporcionam. Esse fato é uma bela crítica aos dias atuais, onde cada vez mais procedimentos estéticos estão em alta, harmonização facial virou moda e pessoas se endividam para ficarem com os rostos padronizados. Somos bombardeados a todo momento por propagandas e posts nas redes sociais sobre preenchimentos, colágeno, botox, cirurgias, como evitar rugas, como melhorar sua aparência, fios que levantam sobrancelhas, agulhas que mudam o formato do seu rosto, procedimentos preventivos contra a velhice, contra a flacidez, os melhores tipos de silicone, lipoaspiração para deixar o corpo escultural, filtros que aumentam lábios e diminuem narizes e mais uma infinidade que nos deixa obcecados com nossa aparência, em retardar os efeitos do tempo, em parecermos eternamente jovens e buscar a perfeição inalcançável. Não é difícil imaginar pessoas literalmente dando a vida em troca de alguns anos a mais de jovialidade e beleza, especialmente levando em conta que o Brasil é um dos países com maior número de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas do mundo. Não é à toa que a Aiónios escolheu justamente aqui para se instalar.

Atrelada à essa crítica sobre a ditadura da beleza e jovialidade a qualquer custo, temos também o inescapável capitalismo e consumismo. Se quer usufruir de tudo de bom que oferecemos, terá que pagar. Caso não tenha dinheiro, não se preocupe, podemos te dar um empréstimo, que virá com juros altíssimos conforme os dias passam, até que chegará o ponto de o preço ser sua vida. Mas vale tudo para não ficar para trás, não é mesmo? A desigualdade social é bem marcada, onde os pobres morrem tentando pagar suas dívidas enquanto os ricos vivem sem preocupações em festas. O monopólio da Aiónios também é outro claro exemplo de como vale tudo para ser a maior e mais poderosa, onde concorrentes não tem vez, locais não tem vez, apenas a megacorporação estrangeira vai controlar tudo e enriquecer cada vez mais enquanto as pessoas dão o sangue – literalmente – para consumir seus imperdíveis produtos.

Com toques de horror e cyberpunk ambientados em solo nacional, Seja Imortal é uma leitura com temas atuais e críticas pertinentes, com muito sangue envolvido enquanto extorquem até a última gota que você tiver em prol dos próprios interesses, mascarando isso com simpatia e exibindo roupas caríssimas. Todos os personagens são de grande interesse, seja Eudora com sua ambição e passado sendo revelado aos poucos, os Vykrolakas que ora parecem cruéis, ora parecem verdadeiramente amistosos (e, entre eles, Lâmia é sem dúvidas a personagem mais fascinante, apesar de não fazer a menor questão de parecer amistosa) ou até mesmo a gigantesca Aiónios, onde tudo gira ao redor.

O começo já prende o leitor logo de cara, para depois as coisas parecerem um tanto repetitivas, mas calma, isso é proposital. O caminho está sendo lentamente lapidado para ficarmos tão impacientes quanto Eudora e a trama logo se mostra muito mais complexa do que inicialmente apresentada e sem os clichês sempre presentes em histórias de vampiros. A ambiguidade que a história nos apresenta fica ainda mais marcante conforme avança, contando com o auxílio de fragmentos de diários e emails presentes ao longo dos capítulos, nos fazendo questionar se essas fantásticas criaturas estão verdadeiramente confortáveis com o presente ou se possuem intenções ainda mais macabras por trás de suas máscaras lisas e sem poros. Ao final, somos recompensados com um plot twist de tirar o fôlego e bater palmas, uma sementinha que foi plantada de forma muito discreta e enfim explode.

Depois de vermos o poderoso Drácula de Bram Stoker, os elegantes e belos predadores de Anne Rice, a bela Carmilla de Sheridan Le Fanu e até mesmo os brilhantes vampiros de Stephanie Meyer, agora temos os super conectados e empreendedores Vykrolakas de Frederico Toscano, e é muitíssimo interessante ler sobre um futuro onde vampiros controlam tudo, e nós simplesmente deixamos por causa do nosso desejo de sermos imortais como eles.

Seja Imortal é o primeiro ebook de Frederico Toscano, sendo semifinalista do prêmio Aberst na categoria Melhor Romance de Horror. A obra pode ser adquirida diretamente pela Amazon neste link, sendo gratuito para quem é assinante do Kindle Unlimited.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Louise Minski

Um experimento de Schrödinger entediado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *