The Passenger (2023)

5
(9)

The Passenger
Original:The Passenger
Ano:2023•País:EUA
Direção:Carter Smith
Roteiro:Jack Stanley
Produção:Jason Blum, Paige Pemberton, Jeremy Gold, Jennifer Sciarra, Chris McCumber, Lauren Downey, Chris Dickie
Elenco:Johnny Berchtold, Kyle Gallner, Liza Weil, Billy Slaughter, Matthew Laureano, Jordan Shelley

O que um trauma pode representar pelo resto da vida de alguém? Eventualmente podemos superar o evento completamente, deixando-o no passado. Na grande maioria dos casos, aprendemos a lidar com a experiência (em maior ou menor grau) e seguimos em frente. Mas algumas vezes o trauma é tão impactante que ressignifica toda a vida de um indivíduo, sendo essa a principal discussão trazida em The Passenger, novo thriller da Blumhouse, que vai em uma direção bem distinta do horror comercial e simplório que marca muitos filmes da produtora.

A narrativa se inicia com o jovem Randy (Johnny Berchtold, Snow Falls) acordando de um pesadelo sobre sua infância, envolvendo uma mulher gritando e sangrando em profusão. É visível que ele não possui planos para o futuro e tem receio de assumir o controle da própria vida, sendo inclusive obrigado a comer um hambúrguer fora da validade por um bully no trabalho. É a gota d’água para seu colega, Benson (Kyle Gallner, Sorria), que busca uma espingarda no carro e fuzila todos os presentes, com exceção de Randy, que é sequestrado. Inicia-se assim uma roadtrip que mudará a vida dos dois para sempre.

A palavra que melhor define The Passenger é tensão. A direção de Carter Smith é bastante eficiente em gerar desconforto pela constante imprevisibilidade do que vai acontecer em seguida, o que também passa pela atuação perturbadora de Kyle Gallner. Os traumas na vida dos dois colegas, que desenvolvem uma amizade inusitada, vão escalonando em uma crescente que prega o espectador na cadeira até o final.

ATENÇÃO: SPOILERS LEVES A SEGUIR, PROSSIGA POR SUA CONTA E RISCO

O final também me agradou bastante, mostrando que por um lado Benson não estava no controle (ou “no banco do motorista”) em toda a sua vida, o que é evidenciado pela figura da girafa; por outro lado, Randy obtém sua redenção, se tornando o protagonista de sua própria vida. Ele não é apenas mais um passageiro, em mais de um sentido.

Eleito um dos 10 melhores filmes de horror (ou quase isso) de 2023 pelo Letterboxd, The Passenger é um golpe no estômago, seja pelo desconforto gerado, pela tensão ou pela reflexão. Se é um dos dez melhores do ano é papo para outro texto, mas é uma bela produção e com certeza vale a conferida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ciro Oliveira

Médico por opção, palmeirense por emoção e amante de slashers por vocação. Foi introduzido ao cinema de horror sendo assombrado pelo boneco Chucky na infância, e se apaixonou pelo gênero após descobrir todas as identidades de Ghostface. Acredita que não há nada melhor para relaxar do que assistir universitários sendo eviscerados por um mascarado velocista.

One thought on “The Passenger (2023)

  • 24/01/2024 em 23:28
    Permalink

    Letterboxd: ele ficou entre os 15 melhores, kkkkkk.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *