Mergulho Noturno (2024)

4.4
(8)

Mergulho Noturno
Original:Night Swim
Ano:2024•País:EUA
Direção:Bryce McGuire
Roteiro:Bryce McGuire, Rod Blackhurst
Produção:James Wan, Jason Blum, James Moran, Rod Blackhurst, Ryan Turek, Michael Clear, Judson Scott
Elenco:Wyatt Russell, Kerry Condon, Amélie Hoeferle, Gavin Warren, Nancy Lenehan, Jodi Long

A água é capaz de nos despertar sensações distintas, desde o alívio de um copo d’água quando se tem sede ou o sentimento prazeroso de um banho gelado no calor, até a incômoda sensação de mergulhar em águas desconhecidas e não enxergar o fundo. Baseado em uma reflexão despretensiosa sobre esse assunto, feita pelos amigos Bryce McGuire e Rod Blackhurst, foi lançado em 2014 o curta Night Swim, que apresentava uma jovem sendo aterrorizada por uma entidade enquanto se refrescava na piscina. Dez anos se passaram, e enfim a produção conseguiu a sua adaptação para as telonas, sendo dirigida novamente por Bryce McGuire e produzida por Jason Blum e James Wan.

No ano de 1999, uma garotinha tenta recuperar um navio de brinquedo do fundo da piscina de sua casa e acaba desaparecendo sem deixar vestígios. No presente, o jogador de baseball Ray Waller (Wyatt Russell, Operação Overlord) está procurando uma nova residência, após descobrir uma doença degenerativa que acaba por encerrar sua carreira como atleta profissional. A casa escolhida tem uma piscina no quintal, de fundamental importância para a fisioterapia envolvida no tratamento de Ray. À primeira vista, a piscina parece miraculosa, pois o ex-atleta passa a apresentar uma melhora impressionante, mas pouco a pouco, cada integrante da família vai percebendo que as águas podem ser traiçoeiras.

Infelizmente, Mergulho Noturno é a primeira grande decepção do ano. Sofrendo de um mal comum aos filmes da Blumhouse, aqui temos mais uma vez uma ideia interessante que acaba subaproveitada. Se o curta de 2014 acerta ao criar uma atmosfera assustadora envolvendo as águas e a escuridão ao redor, aqui temos uma produção que se passa quase que inteiramente durante o dia, acabando com qualquer tipo de tensão (destaque para a cena insossa em que o filho caçula de Ray percebe uma presença na piscina durante um dia ensolarado). E o que é pior, quando a ação enfim ocorre à noite, é feita de forma simplória e sem profundidade. A cena vista no trailer, envolvendo um jogo de Marco Polo, parecia ser muito mais interessante do que realmente foi, com um jumpscare mal encaixado e uma criatura tão mal construída que chega a ser constrangedor.

Mas nem tudo são espinhos, e Mergulho Noturno também tem seus predicados que valem ser mencionados. O casting aqui foi muito bom, com atuações sólidas do elenco principal, especialmente de Kerry Condon, que rouba a cena como a forte esposa de Ray. A ideia por trás da origem dos poderes da piscina também é interessante, pena que é não é aprofundada como deveria. Alguns detalhes técnicos também chamam a atenção, como a iluminação da piscina e as cenas filmadas debaixo d’água, quase inteiramente feitas com efeitos práticos e pouquíssimo CGI.

Apesar de certas qualidades, Mergulho Noturno é um filme irregular, que falha no quesito principal, que é assustar. Talvez seja interessante ser assistido no cinema, onde os quesitos técnicos podem otimizar um pouco a experiência, mas no geral, enquanto filme de horror, é um mergulho bem raso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ciro Oliveira

Médico por opção, palmeirense por emoção e amante de slashers por vocação. Foi introduzido ao cinema de horror sendo assombrado pelo boneco Chucky na infância, e se apaixonou pelo gênero após descobrir todas as identidades de Ghostface. Acredita que não há nada melhor para relaxar do que assistir universitários sendo eviscerados por um mascarado velocista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *