Dentro (2023)

5
(6)

Dentro
Original:Inside
Ano:2023•País:Grécia, Alemanha, Bélgica
Direção:Vasilis Katsoupis
Roteiro:Vasilis Katsoupis, Ben Hopkins
Produção:Marcos Kantis, Giorgos Karnavas, Dries Phlypo
Elenco:Willem Dafoe, Gene Bervoets, Eliza Stuyck, Andrew Blumenthal, Vincent Eaton, Daniel White, Josia Krug

A primeira coisa que preciso falar do longa de suspense Dentro, disponibilizado na Amazon Prime, é sobre Willem Dafoe. O filme É o ator e, por mais que o leitor goste ou deteste da experiência, uma coisa é inconteste: a atuação dele é excepcional!

De uma carreira superlativa, que se iniciou no cinema no começo dos anos 80, é dificílimo indicar seus melhores trabalhos. Trago aqui alguns que guardo na memória com carinho, com o risco de deixar outros para trás… o sargento boa praça de Platoon (1986), o próprio Jesus em A Última Tentação de Cristo (1988), o policial certinho no excelente e sumido Mississippi em Chamas (1988), até o mais pop de seus papéis, o eterno Duende Verde na cinessérie Homem-Aranha (2002, 2004, 2007 e 2021).

Tanto o expressivo rosto vincado pelo tempo quanto a sua fluidez corporal são fundamentais para acompanharmos o filme que, sem ele, seria quase insuportável. Dafoe é a razão e a alma do projeto (praticamente o único ator em cena), que infelizmente tem um roteiro que não abusa da ideia original, optando por cenas repetitivas e algumas que pouco agregam ao desenrolar da trama (a descoberta do quarto escondido é uma delas).

Na história, um ladrão de artes entra num mega luxuoso apartamento de um colecionador para roubar algumas telas e esculturas. Contudo, ao tentar sair, o sistema de segurança é ativado e prende o gatuno no apartamento. A partir daí (não se explica por qual motivo o sistema de segurança não acionou a polícia ou mesmo a portaria do edifício), acompanhamos as tentativas dele de escapar, a falta de comida e água… ou seja, um padecimento físico e emocional diante do enclausuramento.

O que na sinopse parece ser extremamente interessante, na realidade, se tornou um filme por vezes enfadonho, que poderia criar situações mais tensas, aproveitando a desgraça que se abateu sobre o personagem. Perdeu-se a possibilidade de se fazer um estudo mais aprofundado sobre sobrevivência humana, não em meio à natureza como comumente ocorre, mas numa caixa de concreto, também sem itens básicos.

Por outro lado, há um comentário bastante curioso sobre a arte, já que o personagem de Dafoe tem tendências artísticas e sua estada no apartamento acaba por destruir algumas obras, mas também por criar outras. Prestem atenção no monólogo sobre arte e na frase que ele escreve na parede do apartamento, o que indica claramente a opção do realizador por fazer uma alegoria social ao invés de mexer com nossos nervos.

O filme é recheado de réplicas de obras de arte contemporâneas, o que pode agradar também aos seus apreciadores. Há até uma grande tela do brasileiro Maxwell Alexandre intitulada “Se eu fosse vocês olhava pra mim de novo”, da série Pardo é Papel, que fica na sala de estar e aparece em várias cenas.

Entendo que a experiência aqui agradará muito mais aos amantes da arte, do estético e da força motriz criativa por trás de pinturas, esculturas e instalações que os aficionados por um puro e simples suspense. Esses últimos, certamente, irão se frustrar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *