No Olho do Tornado
Original:Into the Storm
Ano:2014•País:EUA Direção:Steven Quale Roteiro:John Swetnam Produção:Todd Garner Elenco:Richard Armitage, Sarah Wayne Callies, Matt Walsh, Max Deacon, Nathan Kress, Alycia Debnam-Carey, Arlen Escarpeta, Jeremy Sumpter, Lee Whittaker, Kyle Davis |
No período mais febril dos found footages, estúdios e cineastas buscavam novas ideias, que fossem além de jovens investigando lendas urbanas e equipe de documentaristas em lugares abandonados. Assim, o subgênero ampliou sua fonte de inspiração com exemplares de ficção científica, no desenvolvimento de heróis (até mesmo Homem-Aranha se rendeu às gravações amadoras), antologias, e até mesmo terror, desde que partisse para acompanhar assassinos em séries, doenças estranhas e monstros. No Olho do Tornado (Into the Storm, 2014) é um Twister com registros dos próprios personagens. E até é bem divertido e bem feito!
O longa conta com rostos conhecidos, principalmente para quem acompanhou a última década de séries scifi e de mortos-vivos. Alycia Debnam-Carey ainda iria estrelar nesse mesmo ano a série The 100 sobre jovens que retornam à Terra após um evento apocalíptico. No ano seguinte, seria uma das principais personagens de Fear the Walking Dead, Alicia Clark, atuando em mais de 100 episódios. Em No Olho do Tornado, ela interpreta Kaitlyn, interesse amoroso do jovem Donnie (Max Deacon), e ambos acabam presos em um buraco no interior de uma fábrica de papel, depois que o rapaz se oferece para fazer filmagens em um projeto de denúncia da garota. O desaparecimento de Donnie movimenta seu pai, Gary (Richard Armitage, o Thorin da trilogia Hobbit), vice-diretor de uma escola e que, quando a cidade de Silverton é ameaçada por tornados, estava fazendo uma gravação de formatura com a ajuda de seu outro filho, Trey (Nathan Kress).
Além de Alycia, outra atriz que conviveu com os mortos de The Walking Dead é Sarah Wayne Callies. Na produção de Frank Darabont, ela foi a esposa de Rick Grimes, Lori, por 36 episódios. No filme, ela vive Allison, fazendo parte da equipe de caçadores de tornados, liderada por Pete (Matt Walsh), desconfiado sobre a capacidade interpretativa dela de dados meteorológicos. A bordo do veículo Titus, eles ainda contam com a ajuda de Daryl (Arlen Escarpeta) e do cinegrafista Jacob (Jeremy Sumpter, A Mão do Diabo, 2001). Como no filme Twister, eles vagam através de cidades atrás de tornados objetivando fazer um registro interno, exatamente no “olho“, graças a “âncoras” instaladas no carro, além de um visor.
Por fim, vale informar sobre dois rapazes em busca de fama no youtube, fazendo gravações no estilo Jackass: Donk (Kyle Davis, de Sexta-Feira 13, 2009) e Reevis (Jon Reep). E também o diretor da escola, Thomas Walker (o veterano Scott Lawrence, de Mr. Mercedes, e que também foi diretor escolar em Fear the Walking Dead), que não acreditará na força dos tornados e tentará abrigar os formandos e convidados na instituição de ensino.
Assim, a trama envolve basicamente a tentativa de resgate de Donnie e Kaitlyn, antes que ambos se afoguem com o estouro de um cano. Gary irá se juntar aos caçadores, e o grupo terá que confrontar diversos tornados devastadores, incluindo um poderoso F6, com registros de filmagem, o que dá um tom maior de veracidade em relação à destruição e força das tempestades. É claro que em situações extremas como a do filme não haveria porque pessoas ainda continuarem filmando em vez de se proteger da chuva e dos ventos fortes, mas há também, como acontecem em muitos found footages, filmagens convencionais, disfarçadas na produção.
Disponível no MAX, No Olho do Tornado, dirigido por Steven Quale (Premonição 5), é um bom exemplar de filme-catástrofe, e serve de aperitivo para quem ainda não viu Twisters, reboot do filme de 1996. Boas sequências de ação e tensão, heroísmo exacerbado e efeitos impressionantes, com direito a aviões sendo arremessados de um aeroporto e uma estátua de vaquinha voadora para remeter ao clássico de Sessão da Tarde de Jan de Bont.