Condado Maldito: Temporada das Sombras - Vol. 7
Original:Harrow County: Dark Times A’Coming– Vol. 7 Ano:2024•País:EUA Páginas:128• Autor:Cullen Bunn, Tyler Crook •Editora: DarkSide Books |
Nossa sombria jornada pelo amaldiçoado condado de Harrow está quase chegando ao fim. Ao longo de seis volumes, conhecemos Emmy e sua modesta cidade, até então pacata, mas que esconde segredos terríveis. A jovem descobre ser a reencarnação de uma poderosa bruxa sanguinária chamada Hester, e deixa todos os cidadãos amedrontados e receosos, porém, Emmy mostra que é diferente, tanto para os espíritos e outras criaturas que vivem espalhadas pela sombria floresta, quanto para as pessoas que ali residem, afirmando que está ali para protege-los, não fazer o mal como sua antepassada. No meio disso, descobre uma irmã gêmea que só quer destruição, uma família inteira de bruxos que a vê como um perigo incomodo, mais segredos vindos à tona, sua melhor amiga desconfiando de si, e o condado de Harrow cada vez mais ameaçado. Agora, no sétimo e penúltimo volume de Condado Maldito, o lar de Emmy corre mais perigo do que nunca, e precisará de todo o poder e ajuda possíveis para que isso não aconteça.
Kammi, a maligna irmã gêmea de Emmy – que fez sua aparição em Maus Presságios, segundo volume de Condado Maldito -, está de volta do mundo dos mortos. Ressuscitada pela família bruxa de Emmy, que sabe não ser páreo para a garota, recorre à única que pode bater de frente e enfim eliminá-la de seu caminho e levar Harrow ao extermínio. Sendo assim, Kammi não tem a menor dificuldade em se passar por Emmy e conseguir chegar à sua casa, acabando com tudo o que mais importa para a irmã.
Emmy não consegue chegar à fazenda a tempo, e o rastro de destruição de Kammi se espalha cada vez mais. Grandes aliados de Emmy são eliminados, e o condado está por um fio. Bernice e seus aprendizados acabam se mostrando de grande valor, mas apenas a própria Emmy pode acabar com o reinado de terror de Kammi, e o único jeito é sendo tão cruel quanto ela.
No volume 7, intitulado Temporada das Sombras, Cullen Bunn volta às raízes macabras de Condado Maldito. Aqui, temos muita magia, agonia e batalhas sangrentas entre duas figuras poderosíssimas, o ápice (um deles, ao menos) pelo qual estivemos aguardando. Há muitas mortes, algumas bem brutais, que acabam tendo um impacto maior por já conhecermos tão bem a maioria dos personagens da história. Ninguém é poupado, o solo é pintado de vermelho tamanho o volume de sangue que é derramado, em um show de cores fortes e vivas proporcionado por Tyler Crook especialmente para agraciar os fãs de cenas pesadas.
Os volumes anteriores trabalharam uma tensão crescente, mas sem muita ação acontecendo de fato, e isso foi compensado totalmente. O horror macabro está de volta sem dó nem piedade, corrompendo até mesmo as almas mais gentis. Após tanto desenvolvimento do universo e personagens, enfim tivemos um banho de sangue e um dos confrontos a muito esperados. Sem dúvidas, Temporada das Sombras é um dos melhores e mais fortes volumes de Condado Maldito, resgatando aquilo que fez a série de quadrinhos ganhar tantos fãs.
O roteiro de Bunn é perverso, e nós, leitores, agradecemos por isso. A arte de Crook, além das já comentadas cores fortes e marcantes, possui traços expressivos. A raiva, a dor, o desespero e o horror estão estampados no rosto dos personagens, de modo que o medo da morte iminente é perceptível até mesmo em personagens que são apenas espíritos vagantes.
Bunn e Crook fazem um trabalho excepcional no sétimo volume de Condado Maldito, fazendo valer a pena a espera. Todos aqueles momentos sem emoção eram um prelúdio para um show de horrores. Agora, faltando apenas um volume para o desfecho derradeiro, resta saber se teremos um encerramento à altura da obra, ou se era melhor ter parado neste volume. Temporada das Sombras teve tudo que pedimos e esperávamos, então ficamos na expectativa para o oitavo e último volume ser ainda mais sangrento, especialmente pelo que foi mostrado na última página deste volume. Logo descobriremos se Emmy enfim terá paz em seu amado e maldito condado ou se as forças malignas vão garantir que tudo vire pó.