Porta-Malas: Trancada
Original:Trunk: Locked In
Ano:2023•País:Alemanha Direção:Marc Schießer Roteiro:Marc Schießer Produção:Marc Schießer Elenco:Sina Martens, Luise Helm, Artjom Gilz, Charles Rettinghaus, Janina Sachau, Poal Cairo |
Malina Voss (Sina Martens) é uma estudante de medicina de 28 anos que acorda dentro do porta-malas de um carro. A princípio, a jovem não se lembra de nada do que possa ter acontecido, mas aos poucos vai recobrando a memória sobre os eventos que a levaram até aquele local. Sua forma de conexão com o mundo externo – e também única chance para escapar do sequestro – é o seu celular. Após tentar contato com a irmã Mone (Janina Sachau), com o pai Wolfgang (Charles Rettinghaus), e temendo pela vida do namorado Enno (Artyom Gilz), a única pessoa que parece ser realmente capaz de ajuda-la é a policial Elisa Kühne (Luise Helm). Começa então a luta da futura médica pela sobrevivência, mas para isso ela terá que enfrentar muito mais do que um simples sequestrador.
As condições de Malina não poderiam ser piores. Como se não bastasse estar presa dentro de um porta-malas, com amnésia, a garota percebe que também não consegue movimentar as pernas, além de apresentar um grande ferimento em seu corpo. Tudo isso contribui para que alguns eventos e decisões tomadas pela protagonista soem um tanto quanto “forçados“, assim como em muitos outros filmes do gênero. Convenhamos, se você se encontrasse naquela mesma situação, tenho certeza que a última coisa que gostaria de fazer seria bater papo com a policial para conhecer mais sobre a vida dela. O único ponto que me parece convincente neste enredo é a bateria do celular acabando – como sempre – bem no momento em que que mais precisamos. Entretanto, é de estranhar que o sequestrador não tenha se livrado do celular da vítima antes de trancá-la.
O cenário claustrofóbico e alguns plot twists salvam a produção. O fato de não ser apenas um filme sobre sequestro, incluindo também outros elementos como traição e tráfico de órgãos, o diferenciam do seu irmão estadunidense Chamada de Emergência (2013). É impossível não o comparar com o filme de Halle Berry, uma vez que as sinopses são praticamente as mesmas. Entretanto, o thriller alemão ganha pontos por abordar um tema pouco explorado, principalmente no cinema de terror, que seriam os erros médicos e o corporativismo da classe médica. Para mim, esses são os únicos motivos pelos quais vale a pena conferir este longa.
Se não fosse pela adição de reviravoltas entrelaçadas com o passado e a vida de Malina, sua nota poderia ser ainda mais baixa. O filme tem bons momentos de ação e suspense, e ainda que Schießer – diretor, roteirista e produtor – tenha sido capaz de construir uma narrativa e costurar os acontecimentos de maneira competente, o produto final acaba se perdendo em uma trama pouco realista e exagerada.
Se a história de uma pessoa que acorda trancada dentro do porta-malas de um carro te chamou a atenção, opte por assistir ao superior – ainda que não seja perfeito – Chamada de Emergência. Porta-malas: Trancada está disponível na plataforma de streaming Prime Video.