![]() Condado Maldito: Guerra das Bruxas – vol. 8 (2024)
Original:Harrow County: Done Come Back – vol. 8 Ano:2024•País:EUA Páginas:160• Autor:Cullen Bunn, Tyler Crook•Editora: DarkSide Books |
A história do amaldiçoado condado de Harrow chega ao seu desfecho. Bruxas, pessoas feitas de barro, famílias com poderes diversos, espíritos desolados e monstros abandonados são alguns dos seres que habitam esse lugar sinistro que tem a terra maculada por sangue, traições e vingança. Ao longo de oito volumes conhecemos suas histórias, descobrimos seus segredos, acompanhamos suas evoluções, presenciamos mortes brutais e ficamos em expectativa aguardando o confronto final entre Emmy e Hester e qual seria o destino da pequena cidade maldita. Enfim, esse momento chegou.
O nome do oitavo e último volume já diz tudo: Guerra das Bruxas. Após os acontecimentos do volume anterior, uma ensanguentada Emmy se prepara para o que está por vir, já prevendo uma batalha violenta com uma crueldade sem precedentes. Enquanto isso, a despertada e poderosa Hester vai atrás de sua família de bruxos antes de pisar na sua adorada Harrow novamente. E, uma vez lá, comanda todos os seus habitantes a fazer suas vontades. Ela é sua criadora, afinal, e terão que fazer as maiores atrocidades em seu nome quer queiram, quer não. Não querendo machucar seus amigos e vizinhos – sejam eles humanos ou assombrações -, Emmy precisa tomar uma drástica decisão para poder acabar com tudo de uma vez por todas.
Após poucas páginas, uma carnificina começa, e não poupa detalhes de sangue derramado e carne sendo arrancada dos ossos. A brutalidade de Hester não tem limites, e Tyler Crook deixa isso claro com o uso de cores fortes para destacar o massacre que a bruxa deixa por onde passa e dos traços sempre expressivos das personagens, passando todo o medo que estão sentindo apenas com o olhar. Aliás, sangue é uma constante em Guerra das Bruxas, presente em quase todas as páginas. Assim como trabalhado no volume 7, o roteiro de Cullen Bunn não deixa dúvidas de que este é, de fato, um condado maldito. Horror e gore não faltam aqui, consagrando a saga como um folk horror de excelente qualidade.
Sendo o maior volume da coletânea, Guerra das Bruxas apara todas as arestas restantes para nos entregar uma conclusão redondinha. O esperado arco final é coerente com a personalidade da personagem apresentada durante sua jornada, seguindo uma narrativa que se encerra sem furos ou pontas soltas, proporcionando aos fãs um encerramento à altura da obra. Os autores souberam quando parar no momento certo, sem alongar desnecessariamente a história e mantendo sua excelência. Além disso, no meio de tantos horrores, nos faz refletir sobre renúncia, humildade, superação e amizade. Quem disse que histórias de terror não podem ensinar lições de moral no meio de cenas sangrentas e pedaços sendo arrancados?
Como tivemos vários personagens icônicos ao longo da série, neste último volume Crook e Bunn presenteiam os leitores com pequenas contos extras dos moradores de Harrow, e vemos que o grotesco, o macabro e o bizarro sempre estiveram presentes por ali de um modo ou de outro.
Ao longo de quatro anos, Cullen Bunn e Tyler Crook, graças à Darkside Books e a Macabra TV, nos levaram para conhecer os segredos e horrores do pequeno condado de Harrow, e agora essa sombria aventura chegou ao fim. Condado Maldito foi aclamada e conquistou diversos fãs, e se despede deixando sua marca nos quadrinhos de horror. O legado e a fama de terra maldita de Harrow perdurará por muito tempo.