
![]() Um Grito de Mulher
Original:The Screaming Woman
Ano:1972•País:EUA Direção:Jack Smight Roteiro:Merwin Gerard, Ray Bradbury Produção:William Frye Elenco:Olivia de Havilland, Ed Nelson, Laraine Stephens, Joseph Cotten, Walter Pidgeon, Charles Robinson, Alexandra Hay, Lonny Chapman, Charles Drake, Russell Wiggins, Gene Andrusco, Russell Thorson, Kay Stewart |

Um Grito de Mulher (The Screaming Woman, EUA, 1972) é um típico filme curto e divertido que desperta um agradável sentimento de nostalgia em quem teve o privilégio de ver nas antigas televisões de tubo. Com elementos de horror, mistério e suspense, faz parte do programa “ABC Movie of the Week” da rede de TV “ABC”, sendo o episódio 35 da terceira temporada, exibido nas telinhas do Brasil nas saudosas sessões dos anos 70 e 80 do século passado, ao lado de outras preciosidades como A Fazenda Crowhaven, Escravos da Noite, Encurralado, O Grito do Lobo, A Força do Mal, Férias Mortais, O Amuleto Egípcio, Grito de Pânico, Os Demônios dos Seis Séculos, A Morte Numa Noite Fria, O Triângulo do Diabo, etc.
Foi lançado em DVD no Brasil pela “Versátil Home Vídeo” no box “Obras-Primas do Terror” Volume 22, e está disponível no “Youtube” na versão dublada pela AIC, com aquelas vozes conhecidas que povoaram nossos infindáveis momentos de entretenimento na frente da televisão.
A direção é de Jack Smight (1925 / 2003) e o roteiro é uma adaptação livre de um conto do famoso autor de ficção científica Ray Bradbury. O elenco é liderado por nomes consagrados como Olivia de Havilland e Ed Nelson (de diversos filmes preciosos dos anos 1950 como Ilha do Pavor, Os Monstros Invasores, Devoradores de Cérebros, Night of the Blood Beast, Um Balde de Sangue e Parceiro do Diabo), e com as participações especiais pequenas, mas ilustres, de Joseph Cotten e Walter Pidgeon (Planeta Proibido, 1956, e Viagem ao Fundo Do Mar, 1961).

A rica Sra. Laura Wynant (Olivia de Havilland) estava internada num hospital psiquiátrico e após a avaliação de seu médico, Dr. Amos Larkin (Walter Pidgeon), recebeu liberação de retorno para sua casa. Num passeio aleatório pelos jardins nos arredores, num local onde ficava o porão de uma antiga caldeira desativada, ela ouve os sussurros agonizantes de uma mulher enterrada debaixo da terra com um pequeno bolsão de ar.
Ela tenta então obter ajuda para o resgate com familiares e vizinhos, mas não tem sucesso e ninguém acredita em sua história bizarra desconfiando de sua sanidade, como o filho ganancioso, Howard (Charles Robinson), interessado na sua fortuna e venda da mansão, e que está em crise conjugal com processo de divórcio com a esposa infiel Caroline (Laraine Stephens), além também do advogado da família George Tresvant (Joseph Cotten).
Entre os contatos com os vizinhos, a veterana desconfia de Carl Nesbitt (Ed Nelson), que havia brigado com a esposa sumida por causa da amante Evie Carson (Alexandra Hay), e que reage de forma estranha ao saber da suposta mulher enterrada, acionando o sargento da polícia (Lonny Chapman) e o ajudante Harry (Russell Wiggins) para investigarem o caso.

Um Grito de Mulher é um daqueles filmes para a televisão com uma história simples, mas sinistra com um forte elemento de horror através de alguém enterrado vivo. A consagrada atriz Olivia de Havilland tem um desempenho convincente como uma mulher com histórico de instabilidade mental que tem que enfrentar um evento trágico e é desacreditada por todos. A revelação do vilão é rápida e previsível, porém ainda assim a história mantém o interesse até o desfecho.
Curiosamente, há uma referência no filme para o caso real de uma mulher chamada Barbara Jane Mackle, que foi sequestrada em 1968 em Atlanta, na Geórgia, e enterrada viva por 83 horas numa caixa ventilada soterrada debaixo da terra à espera de um pagamento por seu resgate. Aliás, o cineasta Jack Smight também dirigiu em 1972 um filme inspirado nesse episódio real, The Longest Night, igualmente apresentado no programa “ABC Movie of the Week” (episódio 1 da temporada 4).





















