Os Condenados (2016)

0
(0)

os-condenados-2016-1

Os Condenados
Original:The Damned
Ano:2016•País:EUA
Autor:Andrew Pyper•Editora: Darkside Books

“Okay. Okay. So what are we talking about here?”
“The witch,’ Eddie said…”

Uma luz no fim de um túnel ou observar o seu corpo sendo atendido por médicos e na presença de familiares são alguns dos relatos de pessoas que tiveram uma experiência de quase-morte e que fortalecem a crença de que existe alma e uma dimensão além desta. Para alguns, são apenas sonhos, delírios ou influência de medicamento, e que o falecimento é a luz que se apaga, sem deixar rastros. E se esse Outro Lado, tão explorado no cinema e na literatura de horror, for separado por diferentes níveis, dependente do grau de merecimento, e permitir pequenos acessos para atormentar os vivos? Seria essa a definição dos fantasmas perturbados, das almas perdidas no vale dos mortos?

Danny Orchard teve duas experiências fantásticas, e resolveu relatá-las na literatura. Uma delas foi a de natimorto, quando veio ao mundo com a irmã gêmea Ashleigh; a outra envolveu a morte da garota na adolescência, um trauma que o persegue a todo momento. Ash foi terrível durante a vida, mas piorou com a morte. Enquanto Danny tenta espalhar seu conhecimento sobre uma vida após esta, ele resiste ao trauma de saber que sua irmã o acompanha e não quer que ele se relacione, tem algo a mostrar, e uma vontade de trazê-lo para mais perto. Mesmo com esse conhecimento sobre a presença da irmã, Danny não consegue evitar o amor. Ele se apaixona perdidamente, mas sabe que pode estar colocando em risco a amada e seu filho Eddie, que consegue enxergar a “bruxa” e entende o martírio do namorado da mãe.

Cansado de fugir do encosto, ele resolve enfrentá-lo, mesmo que, para isso, precise novamente visitar o Outro Lado. O Inferno de Andrew Pyper é rico em detalhes macabros. Há mortos pelas ruas cinzas de Detroit, tigres imensos e o encontro com aqueles que conviveram com ele e a irmã. Se era praticamente impossível enfrentá-la em vida, uma vez que sua força para influenciar os vivos parece cada vez mais ameaçadora, como, então, derrotá-la em seu habitat e ainda resistir aos obstáculos propostos pelos condenados?

os-condenados-2016-3

Narrado em primeira pessoa, Os Condenados é mais um belo trato da editora Darkside Books. Lindo no acabamento, na divisão dos curtos capítulos e nas imagens que retratam acontecimentos importantes, ele ainda tem como qualidade o conteúdo. A leitura de uma obra de Pyper nunca é arrastada ou incômoda: ele dialoga com o leitor e compartilha cada nova descoberta como se fôssemos Ash, acompanhando-o a todo momento. E ainda tem mais méritos do que o anterior, O Demonologista, pelo fascinante tema das experiências de quase-morte, uma proposta que toca diversos contextos religiosos e que o leitor busca intimidade, sem aquele melodrama didático. É um livro sobre fantasmas, com o autor de mãos dadas com o público em um passeio assombrado em busca de respostas. Tão aterrorizante que você jamais se sentirá sozinho novamente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *