Canibal Filmes – Os Bastidores da Gorechanchada: livro entra em campanha de financiamento

5
(1)

O movimento Shot On Video, ou SOV, surgiu na década de 1980, quando jovens de vários países começaram a fazer seus próprios filmes usando câmeras VHS. O diretor Petter Baiestorf foi um dos pioneiros do movimento no Brasil, gravando filmes de terror e sci-fi de baixíssimo orçamento através da sua Canibal Filmes. Essa história será contada pelo próprio Baiestorf no livro Canibal Filmes – Os Bastidores da Gorechanchada, que iniciou hoje sua campanha de financiamento coletivo pelo Catarse.

O livro contará a história da Canibal Filmes, que começou a produzir em 1992 utilizando-se do suporte VHS e seus integrantes e ex-integrantes compartilham aqui histórias hilárias de bastidores que envolvem muitos fanzineiros, bandas e produtores conhecidos da década de 1990; contam, também, como sobreviveram à troca do analógico pelo digital, como se adaptaram aos tempos virtuais mantendo seu foco num sistema de produção completamente independente que nunca bebeu de dinheiro público de editais, se mantendo por três décadas fiéis ao seu estilo de pensar e criar cinema.

Segundo Baiestorf, que vem trabalhando no livro nos últimos três anos, “colhi mais de 1500 páginas de entrevistas, matérias de jornais e revistas da década de 1990, levantei informações dos primeiros e principais festivais de cinema de horror do Brasil; também, infos sobre festivais de goregrind e metal/punk e muitas curiosidades que mapeiam o todo o underground brasileiro da década de 1990 até os dias atuais”.

Procurei deixar o livro com um ritmo extremamente ágil e muito bem humorado (se fosse um filme seria uma comédia de ação), porque nunca nos deixamos abater por nenhuma das dificuldades de produção e sempre procuramos nos manter fiéis ao nosso estilo experimentalista de pensar/criar o horror.

A campanha de financiamento do Catarse começou hoje, e nessas primeiras 24 horas os colaboradores poderão acessar uma recompensa especial, que consiste do livro com desconto + um card exclusivo do filme O Monstro Legume do Espaço. A campanha se estende até o dia 8 de maio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

3 thoughts on “Canibal Filmes – Os Bastidores da Gorechanchada: livro entra em campanha de financiamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *