É sempre interessante quando artistas brasileiros usam lendas já conhecidas de centenas de anos, passadas tradicionalmente em território europeu, e as trazem para nossa terra natal, abrindo todo um novo leque de possibilidades de renovação de tais criaturas. E é isso que Leander e Cristal Moura fazem em seu novo projeto, a HQ A Besta, que já está em pré-venda pelo site da Editora Escribas.
Agosto de 1981, Parnamirim-RN. Um homem é acolhido por um circo, mas ele carrega um segredo sombrio.
Leander, responsável pelo roteiro, e Cristal, que divide a arte com seu parceiro, explicam que a “ideia para A Besta surgiu da pergunta: “e se uma criatura encantada fosse capturada e levada ao circo para exibição em noite de lua cheia”?”. A inspiração vem dos “Freak Shows”, os circos de horrores que traziam em suas apresentações pessoas “dotadas de algum tipo de anomalia relacionada a mutações genéticas, doença ou deformidade física”.
“A ideia era mostrar que o ser humano pode ser muito cruel quando quer se aproveitar de alguém supostamente mais vulnerável. A história se passa em uma cidade real, Parnamirim, na região metropolitana de Natal-RN, local onde eu e a Cristal residimos. Assim, optamos por trazer nos diálogos gírias e/ou expressões da região Nordeste, sendo que algumas delas são exclusivas do Rio Grande do Norte”, explica Leander.
A Besta será publicada em formato 28 x 21 cm, com 96 páginas e capa cartonada. Os envios acontecem a partir de 9 de setembro e você pode garantir sua cópia no site da Editora Escribas!
Leander Moura é responsável por adaptar para as HQs o poema O Corvo, de Edgar Allan Poe (2019) e Os Gatos de Ulthar (2020), de H. P. Lovecraft, publicadas pela Editora Diário Macabro. Cristal Moura cuidou, junto com Leander, da arte da graphic novel Horas Escuras (Editora Escribas, 2018), Insonho (Independente, 2019), e em coletâneas como VHS – Vídeo Horror Show (Selo Belzebboks, 2019), Abaddon (Selo Belzebooks, 2022), Dossiê Bizarro: Demoníaco (Skript Editora, 2022), Fractal – Realidades Estranhas (Selo Ponzo Books, 2022) e Almanaque Gibi do Terror (CAC, 2023).
Um quadrinho já histórico parido da pena impecável desse casal apavorante! Bola dentríssima (pra variar).
Obrigada Silvana pelo espaço nesse canal terrível e maravilhoso.
Silvana, eu e a Cristal agradecemos demais pelo espaço. Sempre é bom contar com vocês do Boca do inferno para incentivar e divulgar a produção de horror. Vamos adiante!