Morre aos 75 anos o icônico ator Rutger Hauer

Embora tenha ocorrido no dia 19, somente hoje foi noticiado o falecimento do icônico ator Rutger Hauer aos 75 anos, em sua residência na Holanda. Eternamente lembrado por sua brilhante atuação no clássico de ficção científica Blade Runner, de Ridley Scott – que coincidentemente também “morre” em 2019 no filme -, Hauer é lembrado por outros papéis importantes no cinema, principalmente no gênero fantástico.

Nascido em 1944, em Breukelen, Utrecht, na Holanda, ele era filho de Arend e Teunka Hauer. Apesar de seus pais comandarem uma escola de teatro e cinema, ele não tinha interesse em ser ator, tanto que fugir de casa para trabalhar em um cargueiro. Devido ao daltonismo, foi impossibilitado de seguir a carreira no mar. Após outras tentativas de buscar outras áreas, ele finalmente se rendeu à profissão de ator para trabalhar na série Floris, aos 25 anos, ganhando notoriedade e o apelido de “Paul Newman holandês“, devido à aparência robusta e o olhar azul penetrante.

Depois de alguns filmes de menor expressão, em 1981, ele estrelou o thriller Falcões da Noite. No ano seguinte, fez Blade Runner, e seguia uma trajetória de produções conhecidas como a fantasia O Feitiço de Áquila, e o sensacional A Morte pede Carona, em 1986. Dentro do gênero terror, ele também atuou no filme Buffy, a Caça-Vampiros (1992), Bleeders (1997), Pedaços da Morte (1998), Abelhas – Ataque Mortal (2001), A Mansão Marsten (2004), Drácula 3: O Legado Final (2005), O Ritual (2011), Drácula 3D (2012) e no ainda inédito Viy 2 (2019).

Fora das câmeras, Hauer era um ativista em diversas ações como pelo Greenpeace e pelo que ele criou, Starfish Foundation, como auxílio as pessoas que contraíram o vírus da AIDS.

Ele deixa a esposa Ineke ten Kate e a filha Ayesha Hauer.

Nenhum desses momentos estarão perdidos no tempo…

(Visited 360 times, 4 visits today)
Marcelo Milici

Marcelo Milici

Fundou o Boca do Inferno em 2001. Formado em Letras, fez sua monografia sobre o Horror Gótico na Literatura. É autor do livro "Medo de Palhaço", além de ter participado de várias antologias de horror!

Um comentário em “Morre aos 75 anos o icônico ator Rutger Hauer

  • 25/07/2019 em 12:49
    Permalink

    Ele fez vários filmes importantes na Holanda Antes de Blade Runner.
    A informação está incorreta.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien